Aêêê… Parabéns! Você chegou ao final da nossa série Call Tracking — como usar na sua estratégia de marketing! Por isso, vamos te presentear com um conteúdo para mensurar suas conversões via telefone de maneira integrada. Ou seja, neste artigo você vai aprender como usar o call tracking para marketing em estratégias online e/ou offline.
Pois é. Ao contrário do que se diz por aí, as mídias offline não estão agonizando nadinha. Elas ainda são importantíssimos canais de divulgação para diversos segmentos de mercado.
Para se ter uma ideia: um levantamento da Kantar Ibope Media apontou que a TV aberta ainda é o meio de comunicação que mais recebe investimentos publicitários. Por outro lado, a eMarketer apurou que o mercado publicitário de mídia digital vai movimentar mais de 4 bilhões de dólares.
E o que isso tudo significa? G R A N A A A A …
Brincadeira. Isso significa que, sim, você pode e deve se aventurar em mídias offline e, claro, precisa integrar suas estratégias de marketing com ações para mídias offline e online também. Mas não dá para sair gastando o budget da campanha de qualquer jeito, né? É melhor investir nas mídias que trazem conversões, naquelas que trazem retorno e tal.
Como?
Lembra do conteúdo da nossa série Call Tracking — como usar na sua estratégia de marketing?
❯ Call tracking no Google Ads;
❯ Call tracking no Marketing (você está aqui).
Essas são algumas possibilidades para mensurar aquelas pessoas que viram seu anúncio, fizeram uma ligação, viraram lead e/ou converteram, e imediatamente se transformam em informações e métricas na sua plataforma de call tracking.
Vamos lembrar rapidinho como o call tracking deve fazer parte das suas estratégias para mídias online? Mas não se preocupe, pois logo em seguida falamos do call tracking para marketing offline.
Call tracking para marketing online
Como vimos nos três primeiros artigos desta nossa série de call tracking para marketing, você pode mensurar, monitorar e ter insights sobre o produto ou serviço que está anunciando ao utilizar uma plataforma de call tracking.
Além das métricas do Call Analytics, o seu anúncio de Google Ads pode fornecer informações importantíssimas sobre sua campanha se você considerar o público que entra no seu site, vê o telefone naquele canal e liga para adquirir seu produto ou pedir mais informações.
E o mesmo vale para as redes sociais. Lembra? Seu lead pode ser impactado por algum vídeo no Facebook ou uma ação de remarketing no Instagram, por exemplo, e ligar para o telefone que viu no anúncio.
Para ter as preciosíssimas informações que te ajudam a (re)estruturar suas ações de marketing, a calcular corretamente seu ROI e até mesmo o CAC, você só precisa adquirir um número rastreável de telefone, fornecido por qualquer software de call tracking.
Lá na plataforma de call tracking, você avisa pro sistema que quer substituir seu número convencional de telefone por um número rastreável (o número máscara).
Como sua ação é online, você precisa informar uma URL de destino; incluir o seu parâmetro do script no site, por exemplo; e, por fim, definir na plataforma a mídia que você está querendo monitorar as ligações telefônicas. Moleza!
Call tracking para marketing offline (e junto com online?)
Agora vamos pro mundo das suposições, digo pro mundo dos exemplos. Assim fica mais fácil pensarmos em call tracking para marketing de uma maneira mais integrada, unindo mídia online e offline, por exemplo.
Você montou uma super campanha, com aquele orçamento dos sonhos para investir nas mídias que parecem ser mais interessantes para seus públicos de interesse. (Vamos sonhar grande aqui nesse exemplo: um orçamento sem limites!)
Ok. Com esse budget dos sonhos a sua campanha vai ser composta de:
1 ❙ Um pacote de três dias na TV local, com vinhetas de 30 segundos veiculados no primeiro intervalo no jornal do almoço;
2 ❙ Uma empena no prédio da sua empresa durante um trimestre;
3 ❙ Anúncio de meia página no jornal diário da sua região, durante um mês;
4 ❙ E ações de remarketing em todas as suas mídias online.
Lá vem a magia! Com o call tracking, cada uma dessas ações pode receber um número máscara diferente que direciona a ligação para o telefone real da empresa, pelo período que você julgar necessário. E a plataforma de call tracking irá mensurar todas elas separadamente para você acompanhar o resultado em relatórios diversos e descobrir, de fato, quais mídias trazem mais retorno para sua campanha.
Ô alegria! Sua prece foi atendida!
Pode parecer complicado, mas plataformas de call tracking estão aqui para facilitar a sua vida e daquela pessoa incrível que paga por todas suas ações de marketing. A plataforma entrega os resultados da campanha, automaticamente, em formato de relatórios, gráficos e indicadores direto no seu painel de controle.
E é assim que você pode identificar quais mídias entregam mais leads, quais convertem mais e quais públicos vêm através de ligações telefônicas. Além de váaaaarias outras informações estratégicas.
Todos os indicadores, informações e insights ficam disponíveis imediatamente após você colocar seu anúncio para rodar e as pessoas ligarem, claro. Fora que a plataforma pode ser integrada com outros softwares de CRM, de marketing e o próprio Google Analytics. Uma mão na roda, né?
E este foi nosso último conteúdo para a série de artigos Call Tracking — como usar na sua estratégia de marketing. Dúvidas ou sugestões, estamos sempre a postos para te ajudar! E se nosso conteúdo te empolgou, te deixou com sede de conhecimento sobre leads telefônicos, temos o material ideal pra você: o ebook para gerar mais leads telefônicos totalmente gratuito aqui!