Como fazer a mensuração de mídias offline

A gente sabe que um calcanhar de Aquiles de quase todo mundo que trabalha com marketing é como mensurar mídia offline. Mas agora você não precisa mais sofrer, porque nós resolvemos fazer um artigo para tirar essa dor do seu pé. Com este artigo, vamos te ajudar a entregar melhores resultados com suas campanhas de marketing e, claro, melhorar a performance do ROI fazendo a mensuração das mídias offline.

É natural que qualquer empresa que invista em ações de marketing e campanhas de publicidade queira saber os resultados alcançados, não é mesmo? Portanto, incluir as métricas de campanhas offline é extremamente importante.

Aqui, com este artigo, você vai aprender como mensurar mídia offline com algumas ferramentas muito úteis e bastante eficientes para comprovar se os objetivos de suas campanhas foram atingidos.

Mídias offline

O investimento em mídias offline é alto se comparado com o custo do investimento em ações no meio online, que traz muitos indicadores fáceis de acessar. Mesmo assim os esforços na mídia offline são importantes para empresas em expansão, buscando novos mercados, visando ganhar reconhecimento mais rápido.

Essa é uma das razões para você saber como mensurar mídias offline: valorizar o investimento em marketing. Por isso, conhecer as especificidades das ferramentas de mensuração permitem que você comprove a performance das suas campanhas e otimize o ROI delas.

A grande diferença entre mensurar mídias offline e mensurar mídias online talvez esteja na segmentação que esta última consegue entregar. As estratégias de mídia offline são definidas para públicos mais abrangentes, ou seja, muito menos segmentados.

Claro que a mensuração de mídias offline não tem tantas métricas como no mundo da Internet, mas a gente faz uso de ferramentas online para mensurar mídias offline.

Apesar dessa dispersão de métricas, ainda assim é possível mensurar mídias offline com exatidão e, assim, comprovar o valor das suas ações de comunicação e marketing.

Vamos ver algumas métricas para mídias offline que você precisa conhecer?

Métricas para mídias offline

Cada campanha tem suas particularidades e, por essa razão, cada uma delas precisa ter definido com clareza os Indicadores-Chave de Performance — em inglês, os KPIs — que deverão ser mensurados. E eles são definidos conforme o objetivo da campanha, certo?

Então, os indicadores vão ser baseados na taxa de conversão? Ou vai ser baseado no volume de audiência da publicidade? Os indicadores de mídia offline também podem ser a quantidade de ligações recebidas a partir de sua campanha, não é mesmo?

Para definir as métricas certas para os objetivos das suas campanhas, lembre que:

os dados que você vai levantar precisam ser relevantes;

as métricas devem ser capazes de guiar o desenvolvimento das estratégias;

os indicadores devem ser frequentemente avaliados para acompanhar o desempenho das ações.

Algumas métricas que você pode acompanhar para mensurar mídias offline:

CAC: o “Custo de Aquisição por Cliente” é um indicador importante para saber quanto está custando fazer um prospect se tornar uma venda, e também é essencial para analisar o ROI — métrica para analisar o desempenho de vendas.

Taxa de conversão: um indicador para medir a real eficiência dos esforços de marketing que pode ser medido pela quantidade de vendas realizadas a partir das ações das suas campanhas.

ROI: mede a valorização das despesas com marketing em uma dada campanha. Quanto maior o percentual do ROI mais lucro você obteve com aquele investimento.

Como mensurar mídias offline

Ok. Agora que você aprendeu algumas métricas mais que essenciais para fazer a mensuração de suas mídias offline, você precisa saber como mensurar mídia offline na prática. Até porque esse deve ter sido o seu objetivo para ler este artigo até aqui, não é mesmo?

Como dissemos o mundo online te ajuda a mensurar mídias offline também e nós vamos te mostrar como. Tá bem?

|Google Analytics

Existem diversos caminhos que levam as pessoas até o site de uma empresa e um deles são seus anúncios em mídias offline, claro. E você consegue saber quantos acessos as suas ações em mídias offline estão levando para o site ao verificar os indicadores da fonte de tráfego no Google Analytics.

Os leads podem vir de diferentes canais, como um anúncio do Google Adwords, por exemplo. O índice de acessos diretos ao site, sem mostrar quais canais originaram aquela visita, pode significar a quantidade de pessoas que está acessando o site por meio do seu anúncio em mídia offline.

E você vai ter certeza desses acessos diretos trazidos por sua campanha fazendo a comparação do tráfego para o período específico das suas ações.

|Monitoramento de redes sociais

Dependendo de como você projeta o material utilizado nas suas campanhas de marketing, com hashtags, por exemplo, é comum que suas campanhas nas mídias offline reverberem de alguma maneira nas redes sociais.

Essas interações, originadas pelas suas ações em mídias offline, podem ser mensuradas com uma plataforma de monitoramento de redes sociais online, que mapeia as menções espontâneas de usuários ao buscar palavras-chave relacionadas à sua campanha e/ou empresa.

Além das menções, algumas ferramentas online também possibilitam acompanhar o resultado e o alcance de suas ações indicando a quantidade de interações e desempenho de suas publicações.

|Rastreamento de IP

Você pode fazer rastreamento geolocalizado dos IPs que acessam o site da empresa, o que é muito útil para campanhas locais.

A quantidade de acessos locais, feito no período específico da sua campanha, pode ser mensurado com softwares e sistemas de Business Inteligence (BI).

|Ligações telefônicas

Pois é, quem diria que mensurar mídia offline incluiria um canal como esse, né?

As chamadas telefônicas não são mais analógicas, como você bem sabe, por isso, existem softwares que conseguem medir diversos dados originados pelo telefone.

Um simples software de call tracking monitora o volume das ligações recebidas por uma campanha de marketing. Tudo que você precisa é definir quais ações quer mensurar e o sistema entregará para cada mídia escolhida um número de telefone diferente.

Já plataformas avançadas de call tracking entregam relatórios completos sobre os leads telefônicos que chegam a partir das suas ações de mídia (online ou offline, claro). Além das mídias, horário e local que originaram a chamada telefônica; do volume de ligações; dados sobre ligações não atendidas; chamadas que são oportunidades de negócio; e ligações que converteram.

É somente desse modo que você faz o cálculo mais que correto do ROI de suas campanhas de marketing: incluindo métricas e conversões vindas das suas ações em mídias offline no seu cálculo do ROI. Ou seja, para melhorar a performance do seu ROI e otimizar suas ações de marketing, é preciso saber como mensurar mídia offline.

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