Call Analytics: o que é e como funciona

Existe um estudo, atualizado anualmente, que indica o aumento no volume de ligações telefônicas a partir de buscas online. A norte-americana Bia/Kelsey apurou que até o ano de 2020 serão realizadas cerca de 180 bilhões de ligações para empresas. Pra você também parece um desperdício de verba não fazer a gestão dos leads telefônicos que suas campanhas de marketing geram? O call analytics te ajuda nessa empreitada para aumentar a performance do seu trabalho.

Dessas 180 bilhões de ligações telefônicas, 70% estão sendo realizadas a partir de dispositivos móveis — o que, atualmente, somam mais de 40 milhões de chamadas por mês que resultam em cerca de 1 trilhão de dólares em negócios anualmente.

Esses também são números pra lá de expressivos para você deixar de ignorar todo o potencial do telefone. Não é mesmo?

Por fim, as chamadas telefônicas recebidas por empresas convertem 15 vezes mais leads em vendas do que os canais online, por exemplo.

É muito lead para converter! É ou não é?

E como você pode ajudar a aproveitar esse importantíssimo canal para vendas? Monitorando as ligações para aumentar a conversão dos leads telefônicos que chegam a partir dos seus esforços de marketing da maneira mais simples possível: com os dados call analytics de softwares de call tracking, claro.

Antes vamos entender o que são call analytics!

O que é call analytics

Por incrível que pareça, suas ações de marketing digital trazem muitos resultados para o mundo offline, como pudemos ver com os estudos citados acima.

As mídias sociais online e os mecanismos de buscas levam muitos usuários a fazer uma ligação direta para realizar uma compra. Rastrear esses leads é fundamental para determinar o real orçamento para suas campanhas de marketingPara isso, o call analytics! — Que consiste em trazer a inteligência do analytics para as ligações telefônicas.

Desse modo, é possível mensurar e monitorar:

❯ Quais mídias retornam ligações para a sua campanha;

❯ A localidade (região) de cada ligação recebida pela empresa;

❯ O volume (quantidade total) das ligações recebidas;

❯ O horário de cada ligação;

❯ Tempo de contato em cada chamada atendida;

❯ Quantidade e dados de telefone das ligações não atendidas;

 Ligações que convertem em vendas;

 Chamadas que representam oportunidade de negócio;

❯ Tags sobre cada ligação;

❯ E relatórios consolidando todas as informações citadas acima.

Isso tudo eu consigo com o Google Analytics?

Não! Tudo isso você consegue utilizando um software de call tracking. Mas antes de contratar algum serviço desses, deixa a gente te explicar como ele funciona e levanta todas as informações que elencamos aqui.

Como o call tracking funciona

Explicando de uma maneira bastante simples: um sistema de call tracking separa uma linha telefônica exclusiva para cada mídia que a sua campanha anuncia, incluindo mídias offline, e direciona toda ligação recebida para a linha telefônica principal da empresa que contratou o serviço.

É desse jeito que o software identifica e mensura qual mídia origina a ligação para as suas campanhas.

Com base nas informações originadas pelas ligações recebidas, você descobre qual a maior fonte de leads de cada uma das suas campanhas. Sempre que rodar uma nova campanha, você pode modificar os parâmetros dos seus anúncios diretamente no painel de controle de software call tracking.

De posse dessas informações, você concentra os esforços das suas ações de marketing naquelas mídias que trazem mais retorno de investimento para suas campanhas, claro. Além de poder adequar a campanha em tempo real, pois os dados de call analytics são atualizados automaticamente.

Percebeu que rastrear e medir o volume das ligações recebidas é apenas a pontinha do iceberg do mundo de  informações do tipo analytics que sistemas de call tracking trazem de para as suas ações de marketing?

Fazer o monitoramento de ligações telefônicas, ou seja, fazer a gestão dos leads telefônicos que chegam a partir dos esforços de suas campanhas é a maneira mais simples, rápida e confiável de melhorar a performance do ROI.

As call analytics levantadas por sistemas de call tracking são informações consolidadas e indiscutíveis para comprovar que as campanhas estão não somente entregando leads mas também convertendo em vendas — como vimos o telefone é um grande canal de conversão.

Considere incluir esses indicadores de call analytics em seus esforços a partir de hoje, melhore a performance de suas campanhas, calcule corretamente seu ROI e aumente o orçamento para marketing focando nas ações que realmente entregam retorno de marketing.

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