Call Tracking para Google Ads: o que é e como funciona

Para diversos segmentos de negócios, um dos principais canais de conversão de clientes é o telefone, e um dos principais meios de divulgação dessas empresas são anúncios de Google Ads. Por isso, é imprescindível mensurá-lo se você quer otimizar a performance das suas campanhas. O call tracking é uma solução digital que capta informações cruciais sobre ações de marketing em qualquer mídia que divulgue o telefone da empresa. Você já pensou em usar call tracking para Ads? Com este artigo abrimos nossa série de conteúdo para te ajudar a otimizar seu ROI e, portanto, aumentar a verba para suas campanhas

Anunciar no Google é uma estratégia bastante comum para quase toda empresa que investe em comunicação e marketing, porque é um canal bastante eficaz para atrair novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. Certo? Sim. E não… Afinal, não adianta investir em Google Ads, se a campanha não atingir as pessoas realmente interessadas no produto ou serviço da empresa. Concorda?

Com o call tracking em campanhas de marketing digital você consegue descobrir quais palavras-chave convertem mais, conhece as objeções e as dores dos leads dos seus clientes e otimiza a verba para marketing, direcionando o orçamento para as mídias que trazem mais retorno de investimento.

Pensando em ajudá-lo na difícil missão “Otimização de ROI” e “Aumento de Verba”, preparamos uma série de artigos com o objetivo de mostrar como utilizar o call tracking nas suas estratégias de marketing.

Os artigos da nossa série Call Tracking — como usar na sua estratégia de marketing são:

Call tracking no Google Ads;

Call tracking no Facebook;

Call tracking no Instagram;

Call tracking no Marketing.

Dito isso, vem com a gente para saber como utilizar uma plataforma de call tracking para Ads!

O que é call tracking

Antes de mais nada: o que é call tracking, né?

Pois bem. O call tracking é um serviço de rastreamento de ligações telefônicas, que você paga para monitorar os leads telefônicos gerados a partir de seus anúncios, campanhas, ações de marketing…

Basicamente, o serviço do software de call tracking funciona assim:
1 Você contrata uma empresa que disponibiliza um diferente número de telefone de fachada (o que chamamos de “número máscara”) para cada anúncio, com DDD ou DDI que você precisar;
2 Toda ligação telefônica realizada para esses números máscaras são automaticamente direcionadas para a empresa que contratou o serviço de call tracking;
3 O software identifica toda ligação originada a partir desses anúncios ou mídias com número de telefone call tracking (o número máscara) e fornece dados sobre os leads.

Até aqui já é bastante interessante usar call tracking para Google Ads. Concorda? Porque você pode verificar, por exemplo, quais palavras-chave estão entregando mais leads para uma campanha específica e, consequentemente, quais estão convertendo mais.

Mas existem plataformas de call tracking que fazem muito mais por você. Por exemplo: as conversas por telefone entre clientes e vendedores podem ser ouvidas, gravadas, digitalizadas (salvas em nuvem) e analisadas o quanto antes para incrementar o processo de vendas.

Ou podem ser ouvidas para incrementar e segmentar melhor suas ações de marketing e, desse modo, otimizar absurdamente o ROI de cada uma das suas campanhas.

O grande X da questão que o call tracking resolve pra você é: entregar leads telefônicos que convertem pelas mídias corretas e, assim, comprovar a qualidade dos seus esforços de marketing e obter mais orçamento com seus clientes, claro.

Entregar muitos cliques não é entregar lead, por isso um software de call tracking para Ads é mais do que importante nas suas campanhas de marketing.

Como funciona o call tracking no Google Ads

Existem várias maneiras para utilizar o call tracking para Ads, e você vai defini-las conforme o objetivo da sua campanha. O mais comum para o marketing digital é direcionar as pessoas para uma página web onde contém mais informações sobre o produto ou serviço anunciado, junto com o telefone da empresa, claro.

❯ A plataforma de call tracking fornece para a URL de destino um script (“roteiro” seguido por sistemas computacionais que transformam informação em ação) que automaticamente troca o número convencional pelo número máscara, e também fornece parâmetros diferentes para cada anúncio da sua campanha de Google Ads.

❯ Portanto, para mensurar sua campanha de Ads, você precisa copiar a URL de destino (o endereço do site, por exemplo) para obter o script na plataforma de call tracking e depois inclui-la na sua página de web.

❯ Com o script incluso bem direitinho no site, chega a hora de você definir para cada anúncio diferente da sua campanha no Google Ads um parâmetro específico — também fornecido pela plataforma de call tracking.

É assim que o software reconhece as ligações originadas por anúncios diferentes no Ads. E é assim que você pode saber quais palavras-chave geram mais ligações que convertem. Afinal, nem todo clique é lead e nem todo lead é convertido. Conhecer os leads telefônicos é uma estratégia essencial para quem quer fornecer diferencial competitivo para seus clientes, comprovando que os esforços de marketing trazem resultados e inclusive informações riquíssimas para aumentar a conversão.

Você pode começar oferecendo esse serviço de qualidade utilizando o call tracking para Ads nas suas campanhas e, claro, com outros canais online que vamos abordar nessa nossa série de call tracking para marketing. Lembra?

Novo ebook

Vamos gerar mais leads telefônicos?

Baixe o material

Comentários

Atendimento e vendas PhoneTrack

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre nossas soluções.

0800 878 3246

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3729, 5º andar
Itaim Bibi, 04538-133

11 3508-8004

Curitiba

Av. Candido de Abreu, 427, sala 1607
Centro Cívico, 80530-903

41 4042-6004

Rio de Janeiro

Rua Prof. Castilhos, 431, 7º andar
Campo Grande, 23045-060

21 3500-6962