Mensuração de resultados com call tracking

Ah, o marketing digital… <3 Tantas maravilhas, tantas estratégias, tantas métricas, tantas cobranças sobre os resultados de campanhas. Mas você já incluiu as ligações telefônicas como indicador para mensurar suas ações de marketing? Como? Ora, fazendo a mensuração de resultados com call tracking.

Call de quem? — pergunta o incauto leitor.

Call tracking. — responde a redatora cheio de vontade de ajudar.

Bom, você deve estar careca de saber que campanhas no meio digital são facilmente mensuradas com diversos indicadores e por (ainda mais) diversas ferramentas. Cliques, usuários, audiência, leads e conversões são quesitos levados em consideração na hora de avaliar resultados de campanhas de marketing digital.

No meio digital — eu disse. Podemos dizer que o meio offline fica fora das facilidades do marketing digital. E podemos dizer que as ligações telefônicas ficam ainda mais de fora do combo online + offline.

E se você quer mostrar resultados precisos sobre suas campanhas, medindo corretamente até mesmo as mídias offline, a sua solução certamente é a mensuração de resultados com call tracking. 

Afinal, incluir indicadores precisos para o cálculo do ROI é um carinho que os seus clientes ou seus chefes vão adorar, porque você pode diminuir rapidamente o custo de aquisição de clientes (CAC).

Então, vamos aprender sobre mensuração de resultados com call tracking?

Como mensurar utilizando o Call Tracking

Apesar de tudo poder estar no ambiente e-commerce, existem diversos segmentos de negócios super sensíveis aos telefonemas, ou seja, quando o consumidor liga para a empresa antes de tomar uma atitude — como imobiliárias, clínicas, hotéis e concessionárias.

Nesses mercados, quando um lead encontra sua empresa através de algum anúncio ele realiza uma ligação para tirar alguma dúvida sobre o produto ou realizar a compra de fato.

Hoje em dia, por si só, softwares inteligentes de call tracking automatizam o processo de mensuração das ações de marketing em relação às transações comerciais realizadas através de ligações telefônicas.

A tecnologia por trás dessa ferramenta consiste em: definir uma linha telefônica exclusiva para cada mídia onde se veicula um anúncio. Mas esses números de telefone são como máscaras pois direcionam as ligações realizadas para o número oficial que a empresa já utiliza para fazer seus atendimentos, vendas, como for.

Desse modo, é possível atribuir pesos diferentes para cada mídia que originou a chamada telefônica, de acordo com o funil de venda, com o plano de comunicação ou quaisquer que sejam os objetivos do marketing e verificar o CAC.

Em sistemas mais avançados de call tracking, você acompanha os resultados separados por campanha diretamente no painel de controle, onde também ficam disponíveis:

O registro de chamadas atualizados em tempo real;

Gráficos e indicadores de desempenho, para melhorar os resultados do marketing;

Ligações por anúncio, com acesso aos detalhes que cada mídia e negociação gerou;

Volume de ligações por tipo de mídia, separadas por data ou horário, para fazer comparações diárias e analisar horários de pico;

Alerta de ligações perdidas, para retornar as chamadas e não perder clientes;

Relatórios para comparar resultados mensais e anuais, como volume de ligações, oportunidades de venda e qualidade no atendimento.

De fato, fazer uso de todos esses indicadores, fica mais fácil provar que suas campanhas ajudam a aumentar a quantidade de vendas, otimiza as ações do marketing, melhora o atendimento da empresa e até a taxa de retenção de clientes.

Então, qual a melhor maneira para medir as ligações que suas ações de marketing levam para a empresa que você atende? Ainda não se convenceu? Vamos ver como fazer a mensuração de resultados com call tracking nas campanhas é A solução para você aumentar a performance do marketing.

Mensuração correta de campanhas nas mídias

O lead que ligou para sua empresa raramente é mensurado pelas ferramentas mais comuns que as agências de marketing de performance usam, independentemente da mídia que originou a chamada.

Deixar de acompanhar esse tipo de métrica atrapalha o cálculo correto do ROI e, consequentemente, atrapalha a vida de quem precisa convencer os gestores que suas ações de campanha estão gerando resultado para a empresa.

Ao definir um número  de telefone diferente em cada anúncio, os softwares inteligentes de call tracking identificam as conversões de quem clicou nos seus anúncios, como AdWords e até mesmo no site da empresa com uma API ou landing page, de maneira bem simples. 

Lembrando: além dos canais online, também é possível rastrear as ligações que vêm de mídias offline quando incluímos nas propagandas os números máscaras que plataformas inteligentes de call tracking fornecem. 

De posse dos dados e gráficos disponíveis no painel de controle, seus clientes poderão ter insights para tomadas de decisão e você vai poder mensurar corretamente o retorno do investimento (ROI) de suas ações de marketing, até mesmo designando pontos diferentes conforme os objetivos da campanha, se for o seu caso.

Bom, você já sabe que o cálculo do ROI tem o objetivo de identificar quais investimentos valem a pena; ajuda na otimização de ações que já estão funcionando bem; e auxilia no planejamento de metas comerciais com base em resultados mais precisos…

A mensuração de resultados com call tracking é feita vinculando cada ligação telefônica à mídia que originou a chamada, monitorando a receita dos leads gerados pelos diferentes canais utilizados pela campanha e incluir as receitas geradas por essas ligações ao lucro do investimento.

Se você faz uso de uma plataforma inteligente de call tracking, como o PhoneTrack, ter esses números otimiza o controle sobre esses cálculos e muitos outros indicadores que são gerados por essa plataforma.

E por falar em números, você sabe por que é tão essencial incluir os indicadores do telefone nos resultados das campanhas que você faz?

De acordo com o IBGE, 97% dos domicílios têm acesso à Internet por meio de smartphones, o que significa que as empresas precisam otimizar a presença online, adicionando click-to-call em suas ações de comunicação e, assim, diminuir o CAC — tendo em vista que essa é a fase mais sensível do funil de vendas.

Esse é um dado extremamente importante quando cruzamos com pesquisas que revelam que a taxa de conversão dos leads telefônicos são 10x maiores que leads online, por exemplo, e geram negócios 3x mais valiosos que qualquer outro meio de comunicação!

Bom, não dá mais para ignorar esses números se você quer mostrar resultados rápidos sobre suas campanhas de marketing. A mensuração de resultados com call tracking é a melhor solução para comprovar a performance do marketing e melhorar seus resultados.

Se precisar de uma força para experimentar a ferramenta, você pode testar gratuitamente a plataforma PhoneTrack por 7 dias gratuitos. E se precisar de uma força para tirar dúvidas, pode entrar em contato conosco. Estamos a postos para ajudar!  😉

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