Call Tracking para Instagram Ads: o que é e como funciona

E chegou nosso artigo para a rede social que mais cresce no Brasil e no mundo: o Instagram. Com este conteúdo sobre call tracking para Instagram Ads você vai descobrir as razões cruciais para investir nessa mídia que tem tudo para criar raízes profundas nas suas ações de marketing.

Nossa série Call Tracking — como usar na sua estratégia de marketing, além de te ensinar a usar a ferramenta da maneira correta para mensurar suas ações, ter insights sobre seus leads telefônicos e, desse modo, agregar valor aos prospects, também vai te ajudar a enriquecer seu trabalho.

Tendo isso em vista, vale a pena conferir alguns dados mega recentes que levantamos sobre o grande vale fértil chamado Instagram.

Vamos a eles então!

Motivos para desbravar o Instagram

As estatísticas sobre o Instagram comprovam o quanto esse campo de redes sociais online rendem frutos suculentos. Olha esses dados:

Em junho de 2018, o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de contas ativas. Em setembro de 2017, a rede social de imagens e vídeos tinha 800 milhões de usuários ativos;

Atualmente, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de países com mais contas no Instagram (cerca de 63 milhões de usuários). Estamos atrás somente dos Estados Unidos e da Índia, com 120 e 67 milhões de usuários respectivamente;

O Instagram é a mídia social mais popular entre adolescentes e millenials — quase 60% da rede é composta por pessoas de 18 a 29 anos, enquanto mais de 30% têm entre 30 e 49 anos de idade;

41% dos usuários dessa rede têm 24 anos de idade.

Em razão do seu apelo visual e a alta taxa de engajamento, o Instagram é tido como a mídia social mais valiosa ultimamente, pois seus usuários são super engajados e abertos à novidades — sim, desesperados, ávidos (#fikAdik). Então, é a mídia social perfeita para você divulgar seus produtos ou serviços e se aproximar de possíveis clientes.

Para atingir esses e outros objetivos (por que não?), o Instagram Ads serve para aumentar as visitas e cadastros em seu site, instalar apps, aumentar visualizações de vídeo… e o que mais a sua mente criativa imaginar para essa rede social para quem não gosta de mesmices.

Como anúncio, o Instagram Ads te permite incluir um link clicável no post e botões click-to-call do tipo “compre agora”, “saiba mais”, “cadastre-se”, “Ligue Agora” (olha o call tracking aí, gente!).

Outro fator bacana do Instagram Ads, e dessa mídia como um todo, é a segmentação de público de interesse, sendo possível escolher parâmetros estabelecidos direto no Facebook mesmo.

Desse modo, você segmenta suas campanhas por idade, gênero, localização geográfica, interesses gerais / de consumo / de sistema operacional, momentos da vida e também segmenta com remarketing.

Com re-de-quem?!
Remarketing.
Um exemplo: aquele usuário que acessou seu site ou viu um vídeo da sua campanha no Facebook verá seu anúncio no Instagram. Estas podem ser ações de remarketing no Instagram Ads.

Bem legal, né? Agora vamos aos finalmente mesmo: como funciona call tracking para Instagram?

Como funciona call tracking para Instagram Ads

Bom, você já entendeu como o Instagram é uma mídia pra lá de poderosa se você está promovendo um produto ou serviço e precisa atingir alguma parte considerável da população brasileira — pois lá estão quase ⅓ de brasileiros.

Você segmentou lindamente seu público de interesse lá nas configurações de anúncio no Facebook Business, definiu se quer sua publicação no Feed ou no Stories do Instagram, fez o upload da sua imagem com até 20% de conteúdo em texto (fique ligado nessa taxa!) e vráaaaaa! Tudo certo!

Para saber se as suas estratégias para Instagram Ads estão trazendo resultados (leia-se leads e vendas) via ligações telefônicas, basta ter a URL de destino da campanha. (Sim, a lógica é a mesma de call tracking para Facebook Ads)

Daí chegamos na plataforma de call tracking e colocamos a URL no gerador de script. Está lembrado? O script que muda o número de telefone comum do seu website por um número máscara, aquele nosso número de telefone rastreável.

Incluiu o script no site/landing page? Agora é só definir um parâmetro para seus anúncios no Instagram Ads. É com ele que você vai saber que seu anúncio no Instagram está levando pessoas pro seu site e quantos ou quais deles estão ligando por causa da sua campanha.

Facinho, né? E lá na plataforma de call tracking você acessa diversos relatórios com informações pra lá de cruciais para calcular o ROI, para conhecer seus leads, para definir estratégias futuras ou atualizar a campanha atual…

A sua campanha de marketing vai para além do Instagram Ads? Ah, não se preocupe! Porque nós te ajudamos até nas suas ações offline. Com o próximo artigo fechamos nossa série Call tracking — como usar na sua estratégia de marketing com o supra-sumo do call tracking para integrar suas campanhas de cabo a rabo. Até lá! 

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