Como calcular corretamente o ROI do seu negócio utilizando o rastreamento de ligações

Uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas é o Retorno sobre o Investimento, o famoso ROI, ou return on investment, em inglês.

Calculando o ROI é possível descobrir se os investimentos estão dando lucro ou prejuízo. Como é uma métrica flexível, pode ser utilizada por qualquer área da empresa, além de mensurar a lucratividade de todo tipo de investimento, tais como campanhas de marketing, mídia paga, treinamentos, aquisição de ferramentas, estratégias de retenção de clientes, entre outros.

O ROI ajuda a identificar quais investimentos valem a pena, auxilia na otimização daqueles que já estão funcionando e a planejar metas comerciais com base em resultados tangíveis. Também pode ser utilizado no direcionamento de ações futuras, com o intuito de diminuir perdas e aumentar ganhos.

Mesmo com tantos benefícios, de acordo com a Content Trends, pesquisa realizada recentemente pela Rock Content, com empresas de diversos segmentos, 53,1% delas não mensuram o ROI e outros 20,6% não sabem se o indicador é calculado na empresa onde trabalham.

O ROI deve ser utilizado em conjunto com outros indicadores, e, apesar de ter algumas limitações, é uma métrica financeira essencial que contribui muito com os resultados da empresa.

CALCULANDO O ROI

Vejamos, então, como é feito o cálculo do ROI:

Onde o lucro do investimento significa a margem de lucro sobre as vendas, e o custo do investimento a união de todas as despesas da área a que o cálculo se destina.

Vamos supor que o lucro da sua empresa durante o primeiro semestre do ano tenha sido de R$ 500 mil, e que tenham sido gastos R$ 75 mil com a campanha que deu origem a esse lucro durante o mesmo período. Utilizando a fórmula acima, temos:

Aqui, arredondando o resultado, o ROI seria de 5,7 vezes o valor do investimento inicial. Para obter o valor em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100.  Nesse caso, o retorno seria de 570%, ou seja, um excelente investimento.

Diferentes nomenclaturas podem ser utilizadas para o cálculo do ROI, mas, basicamente, são necessários os números relativos aos ganhos e aos gastos da empresa dentro de um determinado espaço de tempo. Para resultados mais precisos, todas as despesas, por menores que sejam, devem entrar nos custos.

ANALISANDO O RESULTADO

Um resultado positivo não significa necessariamente que a empresa teve lucro. É preciso analisar o período utilizado no cálculo. Por exemplo, um ROI de 5% ao dia é excelente, mas o mesmo resultado em um ano é péssimo. Significa que a empresa perdeu dinheiro, uma vez que o pouco de lucro que obteve foi corroído pela inflação, taxas bancárias e impostos.

Por sua vez, um resultado negativo é sempre prejuízo. Porém, ele pode ajudar a investigar onde está o problema, para que sejam feitas as mudanças necessárias.

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O ROI não é um cálculo perfeito, e, como dissemos anteriormente, possui algumas limitações, tais como o fato de não considerar a duração do investimento, as flutuações de valor devido à inflação e a sazonalidade.

Além disso, é importante saber a origem dos dados utilizados no cálculo para que haja padronização na comparação dos resultados. Por exemplo, os dados utilizados pela equipe de marketing devem levar em conta os custos e lucros dessa área, e não da empresa como um todo.

O ROI pode ser utilizado para avaliar todo o negócio, uma área ou um projeto específico, e não deve ser calculado apenas no início da operação, mas ao longo de todo o período. Fazer um acompanhamento dos resultados e, frente a problemas, agir rapidamente a fim de corrigi-los é a melhor forma de utilizar o ROI positivamente.

O CALL TRACKING NO CÁLCULO DO ROI

Para que os resultados do ROI não sejam distorcidos, é importantíssimo utilizar dados precisos no cálculo.

Em se tratando do ROI de canais de Marketing Digital, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para mensurar o retorno do investimento. As mais utilizadas são o Google AdWords e o Google Analytics. Por mais que essas ferramentas sejam úteis no rastreamento de sessões web, cliques e anúncios digitais, elas não fornecem os dados das ligações telefônicas recebidas pelos diferentes canais, que, em última instância, auxiliam na determinação do valor do ROI.

O rastreamento de chamadas realizado por plataformas de call tracking, como o PhoneTrack, fornece informações essenciais para a mensuração do ROI com eficiência e precisão.

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A forma mais assertiva de avaliar corretamente o ROI é vinculando cada ligação telefônica à mídia específica que foi responsável por ela. O rastreamento de chamadas por campanha monitora a receita de leads gerados pelos diferentes canais utilizados.

Para realizar essa mensuração, basta atribuir um número específico do PhoneTrack a cada uma das mídias e incluir as receitas geradas por meio das ligações oriundas desses números ao lucro do investimento.

Sem o rastreamento das chamadas, os resultados do ROI ficam distorcidos e não é possível visualizar completamente os esforços e os resultados do marketing.

Quer conhecer um pouco mais sobre nossa ferramenta e utilizá-lo no cálculo do ROI do seu negócio? Entre em contato com o PhoneTrack e solicite uma demonstração.

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