Talvez você saiba que softwares de speech analytics já são realidade em diversas empresas e talvez você também saiba que grandes operadoras de contact center fazem uso de ferramentas de speech analytics para revolucionar em atendimento ao cliente, no melhor estilo customer experience (CX).
Mas você sabe que qualquer empresa com operações de vendas e atendimento ao cliente pode se beneficiar da tecnologia de softwares de speech analytics? E, o melhor, que no mercado existem diversas soluções que podem se enquadrar às necessidades do seu negócio?
Confira aqui os principais benefícios e vantagens do speech analytics.
Speech analytics: conheça as 3 principais funcionalidades
Você vai poder ter uma ideia melhor de como ferramentas de speech analytics podem transformar empresas de todo tipo de segmento ao conhecer as três principais funcionalidade que esses softwares entregam.
| 1. Performance dos atendentes e vendedores
A tecnologia do speech analytics proporciona monitorar também os seus agentes durante o atendimento ao cliente. É assim que você poderá identificar se o discurso, argumentos e abordagem estão alinhados com o que a sua empresa exige.
Com a inteligência de voz, o speech analytics informa quais interações entre cliente e atendente ou vendedor tiveram a melhor abordagem e da mesma forma identifica aquelas com a pior abordagem.
E essa é uma solução crucial para que empresas forneçam um treinamento mais eficiciente para seus funcionários, com os objetivos de aumentar a satisfação do cliente e converter mais vendas.
Também é possível tirar o máximo de proveito do seu lead telefônico com as soluções de speech analytics, pois a ferramenta indica automaticamente argumentos que sanem a dificuldade do cliente.
| 2. Identifica oportunidades de vendas
A inteligência de voz utilizada em speech analytics analisa chamadas telefônicas com interações empresa-cliente para identificar ligações que são oportunidades de vendas.
Você pode definir palavras-chave para o software reconhecer durante a interação ou até mesmo verificar as chamadas telefônicas que o speech analytics identificou como oportunidade de venda.
A depender do seu negócio, com o uso dessa ferramenta você inclusive detecta quais contas podem precisar de upsell ou cross sell.
| 3. Obtenção de inteligência competitiva
A ferramenta de speech analytics monitora as citações sobre empresas concorrentes para você analisar a percepção de clientes e possíveis clientes e, assim, ganhar vantagem competitiva cobrindo ofertas ou realizando promoções para converter seus leads telefônicos, por exemplo.
Fica mais fácil verificar tendências de consumo, prever cenários e se antecipar às tendências do mercado com os dados coletados automaticamente pelo speech analytics, durante as interações com seus clientes.
Imaginou uma ferramenta como essa no seu negócio? E os benefícios não são somente esses. Conheça as vantagens do speech analytics.
Veja as principais vantagens do speech analytics
1❙Vantagem do speech analytics: melhorar a experiência do cliente
Entre os principais motivos para implementar speech analytics é melhorar a experiência com clientes. Essa ferramenta detecta emoções, tom de voz, expressões, motivo do contato, serviço ou produto mencionados, palavras-chave… e por aí vai.
O atendente ou vendedor consegue identificar direto no painel do speech analytics as melhores soluções para aquele cliente, graças à tecnologia da inteligência de voz e machine learning.
2❙Vantagem do speech analytics: reduzir despesas operacionais e ajudar a economizar dinheiro
A inteligência de speech analytics se integra facilmente à outras ferramentas de gestão de clientes. Desse modo, as empresas conseguem entregar uma experiência mais coesa aos clientes, com menos softwares e poucos pontos de contato.
Outra vantagem de speech analytics é a considerável redução de custos com call center, o que é representado pela média de tempo gasto para “pagar” o investimento no software, cerca de 3 a 9 meses apenas.
3❙Vantagem do speech analytics: treinar e monitorar agentes do contact center
Como vimos, além de monitorar os clientes, speech analytics monitora simultaneamente a interação empresa-consumidor e a vantagem dessa ferramenta é se certificar que os requisitos estabelecidos pela empresa estão sendo cumpridos.
Acompanhar seus agentes te permite ajudá-los a atender melhor, reduzindo o volume de contatos telefônicos e melhorar suas performances em vendas, por exemplo.
4❙Vantagem do speech analytics: identificar oportunidades de cross sell e up sell
Só de aumentar a receita das empresas, já parece uma boa ideia contratar o serviço de speech analytics. Concorda?
E para isso é preciso aproveitar oportunidades de vendas identificadas pela ferramenta a partir das interações com clientes, podem ser uma estratégia fundamental para a sua empresa fazer mais cross sell e up sell.
E além de oferecer vendas cruzadas, outra vantagem de speech analytics é fornecer aos gerentes comerciais indicadores de satisfação dos clientes que fizeram esse tipo de compra.
5❙ Vantagem do speech analytics: reduzir o desgaste com o cliente
A inteligência de softwares de speech analytics ajudam a entender porque os clientes estão encerrando o serviço e identificar quais estão para dar churn. Com essas informações em mãos, é possível oferecer mudanças para manter essas contas.
Outra vantagem do speech analytics que reduz o desgaste e, consequentemente, aumenta a satisfação do cliente é se antever ao cancelamento de contas. Essa estratégia também melhora a qualidade do serviço prestado.
Se ainda restarem dúvidas sobre speech analytics, fale com a gente clicando aqui.