Lead telefônico: o que é, vantagens e como usá-lo

Quem disse que ligações telefônicas não geram dados importantes sobre as suas campanhas? Quem disse está um pouco enganado, porque os leads telefônicos são indicadores extremamente importantes para você avaliar os resultados das suas ações de marketing.

Se você quer comprovar que tem feito um bom trabalho entregando ligações telefônicas que convertem vendas para seus clientes, você chegou no texto certo!

A nossa missão aqui é te provar que o lead telefônico precisa estar entre os indicadores que você inclui no seu cálculo de ROI. Até porque você precisa calcular as ligações também, do contrário seu ROI estará defasado.

Além do mais, comprovando a geração de leads telefônicos, você ganha aquele prestígio na firma e, muito provavelmente, aumenta o budget para campanhas.

O que é lead telefônico

Bom, sejamos práticos portanto: se você está imerso no vasto mundo que é o marketing, você sabe direitinho o que é um lead. Correto?

Pois é, aquela pessoa que em algum momento foi uma oportunidade de negócio e forneceu o contato dela é o tipo mais comum de lead e, basicamente, todos os tipos de leads podem se tornar um lead telefônico. Afinal, o Brasil tem mais de um smartphone ativo por pessoa. Loucura, né?

Desse modo, o diferencial do lead telefônico é que o contato fornecido é um número de telefone. Simples, né? Nem tanto, porque o lead telefônico é bem mais vantajoso para as vendas e até pra você.

Dá uma lida no próximo tópico para entender quais vantagens o lead telefônico traz pra você.

Vantagens do lead telefônico em relação ao tradicional lead via formulário

A gente bem sabe que o mundo digital facilita à beça suas ações de marketing, mas o lead telefônico pode ser um indicador altamente poderoso pra você. As poderosas vantagens do lead telefônico são:

| 1. Taxa de resposta:

De acordo com a InsideSales, 100% das ligações são respondidas, enquanto 71% dos formulários sequer são recebidos;

| 2. Informações falsas:

62% dos formulários contêm dados falsos ou faltando, conforme o report de 2016 da Dun&Bradstreet;

| 3. Qualidade:

Clientes que ligam estão mais motivados a fazer negócio e, por isso, tem mais qualidade em relação aos leads online. Um estudo da Invoca demonstra que o lead telefônico converte 10x mais;

| 4. Taxa de resposta:

Contatos por telefone têm o benefício do imediatismo e, como vimos, convertem mais;

| 5. Ticket médio:

Para a WorldStream, ligações telefônicas são 3x mais valiosas, porque equipes de vendas conseguem negociar melhor;

| 6. Mobile friendly: 

70% dos leads telefônicos ligam para realizar negócios, pela conveniência dos smartphones.

Como trabalhar com leads telefônicos

Apesar de ser um canal offline, o lead telefônico também está conectado às suas ações de marketing digital e pode ser mensurável como qualquer canal online. Pois é, os leads telefônicos são facilmente mensuráveis. 

Mas o importante é você entender que pode estar desperdiçando seus esforços em marketing sem considerar o lead telefônico. Acompanhar seus leads telefônicos te ajudam a: 

| Calcular o ROI corretamente

É batata! Todo mundo quer enxergar valor no trabalho que você faz e o ROI é uma maneira de mostrar que o investimento aplicado está trazendo retorno. Mas se você não inclui as ligações telefônicas que suas campanhas geram, como comprovar que está realmente fazendo o trabalho correto? 

| Mensurar campanhas em tempo real

Com softwares de gestão de leads telefônicos, você consegue mensurar facilmente se a sua campanha está gerando resultado enquanto ela roda. Assim você pode ajustá-la conforme os resultados de cada mídia

| Otimizar seus processos

Mesmo utilizando plataformas de automação de marketing, gerenciar e nutrir leads online é um processo desgastante e traz pouco resultado. Fazendo a gestão de leads telefônicos é possível conhecer de onde vêm os leads mais quentes, como convertê-los e até definir estratégias para conversão. 

→ Quer tirar outras dúvidas sobre lead telefônico para marketing e aumentar seu ROI?
Leia: Como utilizar um software de call tracking pode aumentar o ROI.

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