Como fazer análise de chamada telefônica

Diversas empresas de diferentes segmentos da economia têm um canal indispensável para converter: o bom e velho telefone. Digo nem tão velho assim, né? Porque existem softwares de inteligência de voz (super futurísticos) que fazem análise de chamada telefônica e transformam todos os contatos por este canal em informações cruciais para vender sempre e vender mais, claro.

Pois é. Quem diria que voltar a sua atenção para as chamadas telefônicas que a sua empresa recebe seria um diferencial fortíssimo para vender mais e vender para as pessoas certas?

A gente vê por aí que a grande tendência para as empresas é prestar um excelente atendimento, focado em humanização e diferentes canais — o atendimento omnichannel.

A saga para atingir um alto nível de qualidade em atendimento ao cliente tem motivado o setor de vendas a aprimorar suas técnicas para se adaptar às necessidade atuais dos clientes e, consequentemente, converter mais em vendas. Como não?

Os softwares de análise de chamadas telefônicas têm ajudado as empresas a oferecerem aquele atendimento de qualidade que todo mundo merece.

Mas, além de ajudar no fator “atendimento telefônico ideal”, alguns softwares mais modernos de análise de chamadas telefônicas entregam insights estratégicos para as vendas da sua empresa e para o seu negócio como um todo.

Como?
Segue a leitura aqui com a gente!

Software de análise de chamada telefônica

Basicamente, um software de análise de chamada telefônica faz a gestão dos leads telefônicos através do sistema de monitoramento das ligações, que converte toda chamada em dados e todos os dados em informações sobre esses leads.

Informações como indicadores de desempenho, qualidade no atendimento, rastreamento de ligações, quantidade de conversões, número de ligações perdidas, horários que mais convertem, chamadas que mais viram vendas… e a lista vai até onde a sua imaginação permitir!

Os softwares mais completos de análise de chamada telefônica possuem um sistema de direcionamento de ligações, que identifica diferentes dados das pessoas que ligam para a sua empresa.

E tudo que você precisa para utilizar esse sistema é ter uma linha comum de telefone e, pelo menos, uma pessoa (que pode ser você) para acompanhar as informações que o sistema compila automaticamente e disponibiliza direto no seu painel de controle.

Agora… como essa análise de chamada telefônica rola?
Ó o próximo tópico do artigo aqui, minha gente!

→ Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o que é call tracking e como esse tipo de software consegue aumentar a performance de empresas?  
Leia mais em: O que é call tracking?.

Como fazer análise de chamada telefônica

A gestão de leads telefônicos é uma estratégia fundamental para as empresas que têm o telefone como um canal de vendas.
E podemos dizer que você não faz a análise de chamada telefônica, mas o software sim. 

Gerenciar, monitorar e analisar as chamadas telefônicas que chegam até a sua empresa é fundamental para alimentar sua equipe comercial com informações riquíssimas sobre seus leads, prospects e clientes para potencializar cada vez mais as suas vendas, além de oferecer aquele atendimento da pontinha da orelha.

Alguns softwares de análise de chamada telefônica reúnem soluções automatizadas para facilitar a vida de quem vive na correria, mas que jamais perde o foco em converter vendas.

Dá um confere aqui nas ferramentas para fazer impecáveis análises de chamadas telefônicas, que podem mudar a performance da sua equipe comercial:

|Relatórios

Os softwares de análise de chamada telefônica geram relatórios gerenciais sobre a performance da equipe de vendas e outras informações úteis para tomadas de decisão, divididas por conta ou unidade da empresa.
No painel de controle do software você pode verificar outros indicadores em formato de gráficos fáceis de compreender como estão as suas vendas por telefone e até mesmo a quantidade de ligações que precisam ser retornadas. 

|Ligações perdidas

Um estudo norte-americano identificou que 57% das ligações não atendidas sinalizam alta intenção de compra.
Alguns softwares de análise de chamada telefônica emitem automaticamente um alerta para cada ligação perdida para que seus vendedores retornem o quanto antes a chamada e, assim, você não perderá vendas praticamente certeiras.  

|Horários de pico

Você vê diretamente no painel de controle do software os horários com maior volume de ligações telefônicas. Desse modo, a sua empresa pode redimensionar os horários da sua equipe comercial para os momentos que mais convertem em vendas, por exemplo. 

|Oportunidades de vendas

Os softwares de análise de chamada telefônica com inteligência de voz, reconhecem que ligações com mais de dois minutos de duração são uma oportunidade de negócio.
Dois minutos é um período razoável de tempo para quem tem intenção de compra fechar um negócio. Concorda? Por isso, é legal ter esse indicador para verificar as ligações que precisam ser retornadas para converter aquele prospect de maneira mais certeira.

|Integrações

Você pode integrar dados dos seus sistemas de CRM com um software de análise de chamada telefônica.
O gerenciamento dos seus leads será muito mais otimizado ao cruzar essas informações e, desse modo, poderá criar estratégias mais assertivas para aumentar suas vendas.

|Gravações

A qualidade no atendimento telefônico ainda é um calcanhar de Aquiles para quem vende por telefone. Por isso, escutar o áudio gravado das chamadas telefônicas ajudam as empresas a melhorar o atendimento telefônico e a dar feedback para seus vendedores.

|Treinamentos

Como o atendimento telefônico é um dos principais contatos do cliente com a empresa, é preciso oferecer a todos a melhor experiência possível no contato telefônico.
Tendo a gravação da ligação disponível em nuvem, você pode focar em treinamentos de vendas com exemplos reais, e apontar facilmente as melhores práticas para converter.

Taí algumas soluções que podem ser fundamentais para transformar o atendimento telefônico na sua empresa e transformar as informações e métricas em mais conversões.

→ Quer entender melhor fazer análise de chamada telefônica está transformando, digo revolucionando os departamentos comerciais e equipes de vendas?
Leia mais em: Como o call tracking está revolucionando o setor de vendas.

 

 

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