Como monitorar chamadas telefônicas like a pro

Está precisando melhorar a performance de suas ações de marketing e não sabe qual campanha gera mais conversões para sua empresa? Sabia que você pode resolver esse probleminha fazendo o monitoramento de chamadas telefônicas? Calma… não é para espionar sua equipe de vendas! Além de descobrir quais mídias são melhores, o monitoramento transforma as ligações que sua empresa recebe em dados, o que ajuda a aumentar suas vendas.

Ah! Mas você já monitora suas campanhas online e sabe a quantidade de pessoas que vêm se interessando por sua empresa?

Mas veja bem: uma pesquisa do Google revelou que aqueles interessados em adquirir um produto ou serviço, no exato momento da busca no site, utilizam o telefone para fechar negócio.

Pois é, as possibilidades do Marketing Digital e Google Analytics são incríveis, mas deixam essa lacuna: quantas pessoas ligaram para a sua empresa a partir de um anúncio online ou até offline? Não dá para saber, né? Não dava…

Para você ter uma ideia, os softwares de call tracking preenchem essa lacuna de um jeitinho muito simples e possibilitam, portanto, identificar quais campanhas originam ligações para a sua empresa.

E isso é só um dos benefícios que o monitoramento de chamadas telefônicas traz para o mundo das vendas!

Entenda como o call tracking vai aumentar suas vendas e alocar melhor seu orçamento para marketing.

Como funciona o call tracking

Basicamente, como o nome sugere, um software de call tracking faz o rastreamento de ligações. Mas, com o avanço da tecnologia, com o monitoramento de chamadas telefônicas, já é possível obter dados gerenciais a partir de indicadores de desempenho, como: produtividade, qualidade e capacidade de atendimento de uma empresa.

O software fornece para cada campanha de mídia da empresa um número de telefone diferente, e as redireciona para um telefone previamente definido pela empresa. Desse modo, é possível mensurar qual anúncio está originando mais ligações, quais anúncios convertem mais, quais geram mais leads e assim por diante.

A empresa que utiliza um software call tracking verifica essas e outras estatísticas por meio de relatórios, gráficos e indicadores diversos. É assim que poderá fazer seus ajustes de marketing, testar novas campanhas e adequar o atendimento telefônico. 

Parece difícil fazer o monitoramento de chamadas telefônicas, enquanto se preocupa com o retorno do seu investimento em marketing e todas as outras demandas do trabalho? Fique tranquilo, pois aqui vamos te explicar como a solução do call tracking veio para facilitar sua vida.

Monitoramento de campanhas de mídia — descubra de onde vêm suas vendas

Bom, ao designar um número diferente para cada anúncio de uma mesma campanha, o software de call tracking identifica e transforma cada ligação recebida em dados.

Esses dados compõem diversos indicadores que, ao serem mensurados, são atualizados de acordo com o período definido na sua conta de usuário. Os gráficos, então, demonstram o percentual de ligações recebidas conforme cada mídia que a sua empresa publicou anúncios.

Como os relatórios são sempre salvos, além de comparar os canais onde você investiu em propaganda, também é possível comparar os períodos das campanhas, mês a mês, por exemplo. Desse modo, sua empresa avalia alterações no volume de ligações recebidas e chamadas marcadas como oportunidades para fechar venda — algo que plataformas de call tracking conseguem determinar automaticamente.

Mas nem só de pão vive o homem, digo nem só de mensurar ligações vive uma campanha de mídia. Concorda? Também é preciso estar atento aos leads que os seus anúncios levam para a sua empresa.

Por isso, o monitoramento de chamadas telefônicas identifica os dados de quem liga para a sua empresa para, assim, você reconhecer o perfil dos leads mais quentes. Dá para saber o horário em que eles ligam, qual mídia originou a ligação, as dúvidas que eles têm sobre o serviço que sua empresa presta…

E todos esses dados, com gráficos e indicadores, geram diversos relatórios simples e fáceis de compreender, para que você enxergue caminhos para diminuir o custo de aquisição de clientes, investindo de maneira adequada o orçamento para marketing e treinando sua equipe de vendas conforme as necessidades identificadas pelos atendimentos telefônicos. 

→ Precisa aprender como fazer o cálculo correto sobre o retorno de investimento (ROI) que sua empresa está empregando em campanhas de mídia?
Leia mais em: Como calcular corretamente o ROI do seu negócio utilizando o rastreamento de ligações.

Viu como pode ser uma mão na roda o monitoramento de chamadas telefônicas, seja para compreender oportunidades para suas campanhas de mídia ou até mesmo reestruturar processos para atender clientes. 

Quer saber quais as outras possibilidades do monitoramento de chamadas telefônicas? Continue a leitura deste artigo, para compreender como as soluções de call tracking ajudam, inclusive, a identificar pontos fortes e fracos no setor de vendas da sua empresa.

Como o monitoramento de chamadas telefônicas beneficia suas vendas

Pois bem. Se você continuou a leitura até aqui é porque se encantou com as possibilidades que os softwares de monitoramento de chamadas telefônicas fazem pelas empresas, e pelos clientes (por que não?).

As plataformas de call tracking, a partir do monitoramento de chamadas telefônicas, conseguem aumentar a performance da área de vendas, e da gestão corporativa como um todo, quando a empresa implementa alguns processos, como:

1Acompanhar a qualidade do atendimento: ao ouvir as ligações gravadas, deve-se identificar atendimentos bons e ruins, para serem utilizados como feedback e em treinamentos;

2Recuperar as ligações perdidas: é possível retornar para o cliente que não conseguiu ser atendido, por qualquer eventualidade. Como vimos, o lead que liga para a empresa é considerado um lead quente;

3Analisar horários de pico: identificando os horários que geram maior volume de ligações recebidas, perdidas e oportunidades de negócios é possível redimensionar o time de vendas em busca da máxima eficiência das vendas por telefone;

4 Acompanhar a mensuração de campanhas: esse processo já está bem claro, né? É possível calcular o ROI e o custo de aquisição de clientes da sua empresa com uma precisão melhor.

→ Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o que é call tracking e como esse tipo de software consegue aumentar a performance de empresas?  
Leia mais em: O que é call tracking?.

Agora que você já sabe como melhorar a performance de suas ações de marketing e identificar quais campanhas geram mais conversões para sua empresa, pode implementar o monitoramento de chamadas telefônicas e aumentar o desempenho da sua equipe de vendas.

O PhoneTrack é uma plataforma de call tracking que faz a gestão e o monitoramento de chamadas telefônicas e muito mais por sua empresa. Você pode solicitar a demonstração em nosso software com apenas um clique aqui.

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