Como converter leads telefônicos

 

Quando o assunto em pauta são anúncios na web, as empresas geralmente focam em gerenciar os resultados percebidos no próprio ambiente online – curtidas, comentários, inscrições na base de e-mails etc. No entanto, existe um canal offline que muitas vezes é esquecido e pode gerar grandes oportunidades de vendas, a partir de anúncios na internet: o telefone.

Isso mesmo! Ações para converter leads telefônicos também deveriam fazer parte de sua estratégia digitalVocê já vai entender por quê.

Imagine a seguinte situação:

Você investe em anúncios no Google e em redes sociais, para atrair clientes, e começa a perceber resultados positivos no engajamento dos usuários nas redes sociais e em visitas ao site.

Legal. Mas e as ligações telefônicas geradas a partir da mídia online? Você sabe quantos clientes estão entrando em contato com sua empresa por conta do seu conteúdo na web? Tem monitorado essas ligações para aproveitar ao máximo as interações com os leads nesse canal?

Pois, deveria! Seu resultado financeiro também depende disso. Sem falar que o ROI (retorno sobre investimento) dessas ações é superfácil de calcular.

Mas esse é assunto para outra hora…

Nosso objetivo é revelar o que você precisa fazer para trabalhar de maneira estratégica as ligações recebidas por sua empresa e, claro, apresentar o caminho para você converter leads telefônicos.

Interessado nisso tudo? Então, siga a leitura!

A relevância do contato telefônico

Em um mundo repleto de plataformas e canais digitais, pode parecer estranho pensar no telefone como uma ferramenta efetiva de vendas.

Mas pare para pensar: com tantas maneiras de interagir com uma marca pela internet, se alguém escolhe ligar para a empresa – algo que demanda mais esforço –, demonstra que tem um alto interesse em comprar o produto/serviço que ela ofereceNão é mesmo?

Ou seja, os leads telefônicos são extremamente valiosos! Eles estão em uma fase mais avançada do funil de vendas e, por isso, merecem uma estratégia de atendimento específica.

Além disso, com a expansão do uso de dispositivos móveis, integrar o canal telefônico a suas ações de mídia online oferece mais conveniência e aumenta as chances de sua empresa receber contato direto de leads qualificados.

De acordo com o Google, 70% das pessoas que fazem pesquisas na ferramenta, via dispositivos móveis, realizam uma ligação a partir dos resultados de busca. No total, mais de 40 milhões de ligações são feitas mensalmente a partir de anúncios no Google!

O Google também aponta que a simples presença de um número de telefone em um anúncio influencia fortemente a percepção que os consumidores têm de uma marca.

E aí, convencido a apostar nesse canal?

Como gerar e converter leads telefônicos

Uma das formas mais efetivas de gerar leads telefônicos por meio de campanhas digitais é incluindo CTAs (call to action) específicos para esse canal.

Para isso, você pode, por exemplo:

    • – Incluir botões clicáveis para realizar ligações em seu site ou em landing pages. Isso facilita a ligação especialmente para visitantes utilizando smartphones.
    • – Incluir o número de telefone nos anúncios do Google. Além do anúncio exclusivo para chamadas telefônicas, o Adwords possui a funcionalidade “extensões de chamada”, que inclui um número de telefone clicável em seu anúncio.
    • – Utilizar a função “Ligue agora”, do Facebook. Outra maneira de gerar leads telefônicos é ativando o botão “Ligue agora”, umas das chamadas de ações disponíveis nos anúncios do Facebook.
    • – Informar o número do telefone em e-mails. Este é um fator importante para todos os leads, em especial para aqueles que acessam os e-mails pelo smartphone, já que, assim, eles podem ligar para a empresa diretamente da mensagem recebida.

Gerar mais ligações é apenas o primeiro passo para aproveitar ao máximo as oportunidades desse canal. Para aumentar as chances de converter leads telefônicos em clientes fiéis, é importante também criar estratégias voltadas ao atendimento por telefone.

Quer saber como fazer isso? As dicas a seguir indicam o caminho

|1. Monitore as ligações que sua empresa recebe

Você já ouviu falar em call tracking? Esta é uma tecnologia de rastreamento e monitoramento de chamadas telefônicas. Por meio de softwares de call tracking é possível transformar as ligações que sua empresa recebe em dados que ajudam a entender melhor o consumidor e sua equipe, e a direcionar suas ações.

Na prática, o call tracking contribui para a conversão de leads telefônicos porque:

    • a) Sistemas de call tracking podem apontar quais campanhas online estão gerando mais ligações para sua empresa, indicando informações importantes para direcionar melhor seus investimentos futuros. 
    • b)  Por meio dessa tecnologia, os gestores podem monitorar em tempo real os atendimentos telefônicos e/ou gravar as ligações, identificando, assim, possíveis necessidades de treinamento e ajustes na abordagem
    • c) O call tracking também contribui para monitorar as ligações não atendidas, permitindo que a empresa consiga trabalhar com eficiência até mesmo os leads que não conseguiram contato na primeira tentativa.

→ O PhoneTrack é uma excelente ferramenta de call tracking. Clique aqui e saiba como ele pode ser útil para a sua empresa.

|2. Integre o canal telefônico às plataformas que sua empresa utiliza

Para os clientes da atualidade, não há um limite claro entre o ambiente online e o offline, uma vez que o processo de compra deles acontece em diferentes plataformas. Por isso, sua estratégia de marketing e vendas também precisa ser multicanal.

Nesse sentido, integrar o atendimento telefônico às plataformas de vendas e marketing aumenta significativamente as chances de converter mais leads nesse canal.

Se sua empresa possui um sistema de gestão de atendimento telefônico integrado ao software de vendas, como o PhoneTrack, é possível identificar se aquela pessoa que está entrando em contato é um cliente, um lead antigo ou um novo leadA partir daí, pode-se direcionar o atendimento levando em conta o perfil e o histórico de cada prospect ou cliente.

|3. Agende seus anúncios

Outra estratégia interessante para aumentar as chances de converter leads telefônicos é agendar seus anúncios online com número de telefone integrado, para os dias e horários em que sua equipe está disponível para atender os potenciais clientes por telefone.

O motivo é simples: quando o lead entra em contato, ele está no ápice do interesse. No momento em que ele liga e não é atendido, o interesse começa a diminuir. Sendo assim, ao agendar os anúncios, conforme a disponibilidade de atendimento da sua empresa, você evita que a ligação de um lead qualificado seja desperdiçada.

|4. Retorne as ligações perdidas o mais rápido possível

Se você quer ir além e garantir que sua empresa esteja a par e aproveite até mesmo as ligações não atendidas, mais uma vez, o call tracking pode ser útil. Afinal, o monitoramento até mesmo das ligações perdidas é outra grande vantagem dessa tecnologia.

E por que isso é importante?

De acordo com um estudo feito nos Estados Unidos, 1 em cada 5 ligações, a partir de anúncios no Google, cai na caixa postal.

Dentre as ligações que caem na caixa postal, 57% das mensagens deixadas pelos clientes possuem frases que sinalizam alta intenção de compra, tais como “gostaria de agendar uma visita” ou “quanto custa…”.

Desse modo, monitorar as chamadas perdidas é fundamental para aumentar a eficiência da sua estratégia de marketing e vendas. Ao identificar com rapidez as ligações não atendidas, é possível diminuir o tempo de retorno, evitando que o lead “esfrie”.

 

Boas dicas, não?

Esperamos que elas o ajudem a expandir o potencial de suas campanhas na web, por meio da integração das plataformas online com o canal telefônico, e que você consiga converter cada vez mais leads telefônicos com a ajuda do PhoneTrack — plataforma de call tracking, que gera diversos dados para melhorar as conversões de leads telefônicos e aumentar vendas.

Solicite a demonstração do software em nosso site, conheça todas as ferramentas da plataforma que podem aumentar suas vendas!

Novo ebook

Vamos gerar mais leads telefônicos?

Baixe o material

Comentários

Atendimento e vendas PhoneTrack

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre nossas soluções.

0800 878 3246

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3729, 5º andar
Itaim Bibi, 04538-133

11 3508-8004

Curitiba

Av. Candido de Abreu, 427, sala 1607
Centro Cívico, 80530-903

41 4042-6004

Rio de Janeiro

Rua Prof. Castilhos, 431, 7º andar
Campo Grande, 23045-060

21 3500-6962