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Conversão com qualidade: 6 passos para potencializar sua gestão de leads

Postado  em  03/05/2017

Assim como um jardineiro, um diretor de marketing poderia dizer: “é preciso mais do que chuva para crescer”. Metaforicamente interpretando, isso quer dizer que transformar leads em conversões promissoras exige muito trabalho e dedicação. Apesar de não ser uma tarefa fácil, os resultados podem ser surpreendentes.
Separamos seis dicas que transformarão a forma como você cultiva seus clientes e gerencia seus leads, tornando-os mais efetivos e promissores.

1. Crie times híbridos de marketing e vendas

É comum vermos a equipe de marketing e o time de vendas trabalhando desconectadas – uma prática que muitas vezes resulta em leads de baixa qualidade. Para se esquivar disso, procure fazer com que pessoas-chave de vendas e marketing se comuniquem frequentemente (no mínimo toda semana).

Sugira feedbacks para o time de vendas: Os leads recebidos são quentes ou frios? Eles apresentam dúvidas sobre o produto ou serviço que poderiam ser sanados com um bom trabalho de marketing?

Ao se comunicar com uma co-equipe, o direcionamento do marketing terá mais foco, os leads serão mais qualificados e isso promoverá uma melhor conexão entre os departamentos.

2. Colete informações

Faça estudos regulares sobre seus consumidores e analise o atendimento que seus clientes estão recebendo.

Utilize a equipe de vendas e marketing para determinar quais informações são importantes e crie formulários que deverão ser preenchidos por seus clientes. Isso auxiliará na catalogação e nutrição de seus leads.

Se sua equipe de vendas é dividida em sub-equipes que atendem a mercados ou públicos diferentes, atente-se em adequar a coleta de dados para as necessidades de cada persona.

Realize testes A/B em suas landing pages a fim de analisar quais campos trazem leads de melhor qualidade.

3. Faça anotações e pontue seus leads

Após um contato telefônico, o preenchimento de um formulário ou um e-mail recebido, faça anotações a respeito do lead: anote suas qualidades, necessidades e a forma como deve ser tratado no futuro.

Pontue e aplique marcadores: frio ou quente, 0 a 5 estrelas ou qualquer outro sistema que seja interessante para você. O importante é aplicar novas informações àquelas que você já coletou anteriormente.

Isso ajudará sua equipe de vendas a saber quais leads estão próximos de uma conversão ou quais precisam de um auxílio especial, direcionando assim os esforços para conquistar mais um cliente.

4. Nutra seus leads

Nem todo lead está pronto para fechar negócio. Alguns ainda não estão dispostos a utilizar seus serviços ou produtos, enquanto outros podem estar aguardando para realizar uma transação.

Enviar ocasionalmente campanhas ou pequenos conteúdos a essas pessoas, ajudará com que você seja lembrado e fique gravado na cabeça dos seus futuros clientes, sem que você precise ser inconveniente para isso.

5. Utilize ferramentas

Existem diversas ferramentas disponíveis para ajudar equipes de marketing e vendas a gerir seus leads.

De fato, é bem possível que sua ferramenta de CRM tenha algumas funcionalidades que ajudarão a gerar e gerenciar leads. Independente de qual você use, tenha certeza de que ela está capturando os dados que você precisa para analisar a jornada do seu cliente.

Estas informações potencializam sua equipe de vendas, bem como a de marketing, com tudo o que precisam para transformar leads em conversões.

6. Rastreie e mensure suas ligações

Muitos diretores de marketing acreditam que compreendem seu funil de vendas plenamente quando, na realidade, acabam não dando a verdadeira importância para um canal de vendas fundamental: o telefone.

O rastreamento de ligações é um adicional fundamental ao seu sistema de gestão de leads. Além de auxiliar com o gerenciamento de ligações telefônicas, ferramentas de call tracking, como o PhoneTrack, possibilitam enxergar novos dados, descrevendo com precisão quem são seus leads – online ou offline.

Lembre-se de que suas equipes de marketing e vendas precisam de dados precisos e de sintonia. Tenha isso em mente e continue aperfeiçoando sua estratégia de gerenciamento de leads. Isso pode melhorar significativamente sua geração de negócios.

Quer saber mais sobre o PhoneTrack e como ele está auxiliando equipes de venda e marketing a gerenciar leads com mais eficiência? Clique aqui e solicite uma demonstração do produto.

 

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