O RD Summit 2018 foi incrível! Seria até errado não começar desse jeito, já que o evento contou com mais de 180 horas de conteúdo em três dias de total imersão que nos proporcionaram MUITAS experiências únicas. Esse ano, a PhoneTrack participou como patrocinadora oficial do evento e fomos em peso mostrar o poder do lead telefônico (quase 20 pessoas do nosso time, desde a galera do Comercial até os crânios do Desenvolvimento de Produto).
Queríamos que todas as áreas da PhoneTrack experienciassem a densidade de conhecimento FENOMENAL que só se encontra no maior evento de marketing e vendas da América Latina. E, claro, vou contar pra você um pouco de tudo que rolou pra mostrar que, sim, vale muito a pena participar do RD Summit. Então, vem comigo:
1. A preparação para o RD Summit 2018
Antes de chegarmos no RD Summit, já sabíamos que seriam três dias de correria total! Com isso em mente, deixamos tudo no esquema: sapatos confortáveis, credenciais separadas, o mapa do evento baixado no celular e baterias carregadas (as nossas e dos celulares).
A imersão durante o RD Summit é extremamente densa, a troca de conhecimento é constante e só de estar ali você já está aprendendo com as pessoas ao seu redor. Então, aproveite o happy hour que rola todos os dias, mas lembre-se de descansar bem para aguentar o pique dos três dias de RD Summit.
2. O RD Summit 2018
Tudo no RD Summit 2018 foi especialmente pensado para os participantes. Parece exagero, mas, sério: a organização estava impecável e foram os detalhes que fizeram toda a diferença. Por exemplo, a RD se preocupou em oferecer copos reutilizáveis nos kits dos participantes para evitar o uso de copos descartáveis durante o evento. Imagine a proporção desse impacto para os 12 mil participantes! Ainda mais com chopp free, né?
Como expositores, também não tivemos problema algum. Da organização do stand até o momento da desmontagem, fomos super assessorados. Além disso, a equipe de limpeza e manutenção estava sempre à disposição para quem precisasse, e encontrávamos facilmente placas de sinalização para o evento espalhadas pela cidade.
Foi muito prazeroso perceber como a organização estava preocupada em fazer com que os participantes se sentissem acolhidos e bem recebidos no evento. Não à toa que Sujan Patel definiu o RD Summit como “a Disneylândia do marketing” por conta da experiência no evento.
3. As palestras no RD Summit
Durante o RD Summit foi realmente difícil escolher quais palestras iríamos acompanhar de perto porque não esperávamos que tantos temas legais seriam abordados no mesmo horário. Dica: nessas horas, o aplicativo do evento é seu melhor amigo. Depois de selecionar as palestras que queríamos assistir, nossa agenda do RD Summit ficou prontinha direto no app, sem stress e fácil para escolher qual sala ir.
A primeira palestra do evento foi da Martha Gabriel, super especialista na área de inovação. Ela falou sobre robôs e como estamos na era de viver em harmonia com as novas tecnologias. Afinal, as máquinas não evoluirão para nos servirem e nem para dominar o mundo (ufa!), mas, sim, para trabalhar em conjunto conosco. Foi a palestra perfeita para abrir o circuito que viria nos dias seguintes. Falar de inteligência artificial e usos da tecnologia a favor do desenvolvimento intelectual? Tiro certo!
Apesar do evento ser voltado para marketing e vendas, temas como produção de conteúdo, inbound marketing, gestão, SEO e customer success também ganharam destaque. Uma dica bem legal que serviu pra gente foi variar as temáticas. Assim pudemos voltar para casa com visões amplas de diversas áreas. E, claro, novos horizontes, novos insights…
4. A Feira de negócios no RD Summit
Como você deve saber, o RD Summit tem como um dos objetivos principais apresentar para os profissionais de marketing e vendas, o que há de mais atual no quesito soluções. E a feira de negócios é o resultado desse objetivo. No RD Summit 2018 conhecemos diversas empresas que levavam novidades para o mercado, principalmente da área de tecnologia.
Você já deve imaginar que nos sentimos em casa, né? No meio de tantos profissionais ávidos por conhecer novas soluções para marketing e vendas, a PhoneTrack teve seu destaque. Tivemos movimentação no stand durante praticamente o dia todo, o que para nós tracker significa uma coisa: os profissionais que apostam no futuro pararam pra entender o poder do lead telefônico.
Então, a segunda dica que deixamos é: conheça as soluções que estão no RD Summit. Além de ficar por dentro do que está acontecendo no mercado de marketing e vendas, alguma solução pode ser essencial para a evolução do seu negócio. E tem mais vantagem: sempre rola aquele trial show de bola para experimentar esses novos serviços!
5.Networking no RD Summit
“Você faz uma festa sem dinheiro, mas não faz sem amigos”. Essa foi a frase de abertura da palestra do professor Bussarelo no RD Summit, e é exatamente disso que estamos falando aqui: para crescer, profissional ou pessoalmente, é preciso conhecer pessoas que te ajudem, seja trocando cartões de visita ou conhecimento.
Os participantes RD Summit vão lá justamente para fazer conexões. Durante o evento, aproveitamos o intervalo entre as palestras para conhecer pessoas de outras áreas e até mesmo trocar contatos. Como fomos patrocinadores do RD Summit, acho que podemos dizer que o stand bem posicionado e as artes coloridas foram um facilitador para atrair o mais diverso tipo de pessoas (mas juramos que não é preciso tudo isso pra fazer seu networking).
O que funcionou super bem pra gente foi trocar experiências e dificuldades profissionais. Puxar assunto nas filas da feira gastronômica, almoçar com pessoas novas, aproveitar aquele momento relax do happy hour… tudo isso fez com que conhecêssemos uma infinidade de visões. Nessas horas, a gente deixa a vergonha de lado e vai na fé. Pois, todos estão no RD Summit para fazer conexões. Então, conheça pessoas! Sério.
No fim do evento, a sensação foi unânime: realização. Todos nós estávamos plenamente felizes com os resultados que colhemos durante o RD Summit, e na volta pra casa trocamos experiências únicas. Falamos sobre como o marketing está mudando e acompanhar as tendências é essencial para qualquer profissional que queira arrasar em 2019.
Nossa dica final sobre tudo que aprendemos no RD Summit 2018 é: aposte nos dados e na inteligência artificial. Empresas que não são data-driven estão com os dias contados. A boa notícia é que ainda dá tempo de fazer diferente e mudar o rumo do crescimento da sua empresa para os próximos anos. Basta saber para onde olhar.
Esperamos você no próximo ano!