Vira e mexe, as agências de publicidade e marketing encontram um problema em comum: como analisar as ligações geradas no Google Ads?
Saber exatamente quantas ligações um anúncio visualizado na internet gerou é muito importante e interessante. Isso porque, dependendo dos resultados alcançados, podem ser tomadas decisões para melhorar as campanhas.
Já começou a fazer a gestão das suas ligações e converter o lead telefônico em venda? Não? Comece agora e veja a diferença!
O Google Ads, como você deve saber, é a maior ferramenta de links patrocinados da internet. Por isso, é praticamente obrigatório utilizá-lo em praticamente todas as estratégias de marketing digital.
Porém, quando se trata de leads que entraram em contato com a empresa por telefone, fica mais difícil fazer a mensuração. Diante desse desafio, uma nova ferramenta vem sendo usada pelas agências e departamentos de marketing das empresas, o call tracking.
Quer saber mais sobre o assunto e aprender como analisar as ligações geradas no Google Ads? Então, prossiga com a leitura!
Afinal, o que é call tracking e como essa tecnologia funciona?
O call tracking pode ser definido como um sistema que permite identificar quais campanhas de mídia estão originando ligações para a sua empresa. Assim, com base em um relatório de dados, você pode saber o que é, de fato, mais efetivo para o negócio.
Vamos imaginar que você é o gerente de marketing de uma rede de farmácias que faz entregas de medicamentos e outros produtos por delivery.
A farmácia investe em anúncios nas redes sociais, em Google Ads, em spots veiculados em uma rádio local e tem um banner bem na entrada na cidade. Como saber qual dessas mídias mais gera ligações para a drogaria, solicitando a entrega de medicamentos?
Com um software de call tracking isso é possível! Com essa ferramenta, a farmácia poderá atribuir um número de telefone diferente para cada mídia.
Isso quer dizer que o cliente que ouviu o anúncio no rádio ligará para um número e o que viu uma publicidade nas redes sociais ligará para outro, por exemplo. Assim, o gestor de marketing poderá saber exatamente quais campanhas estão trazendo mais resultados.
Se o anúncio na emissora de rádio estiver trazendo um retorno muito baixo de ligações, ele pode ser suspenso, para que se invista mais em outras mídias, por exemplo.
Aqui trouxemos o exemplo de um delivery de farmácia, mas esse tipo de estratégia pode ser aplicada em negócios de qualquer área ou porte.
De que forma o call tracking pode analisar as ligações geradas no Google Ads?
O Google Ads é uma plataforma de publicidade online em que as marcas podem pagar para “comprar” determinadas palavras-chave e ficarem mais bem posicionadas nos resultados de busca, quando os usuários fazem pesquisas no Google.
Se você já utilizou essa plataforma, deve saber que o formato de pagamento é pré-pago. Ou seja, o usuário determina um valor máximo que ele deseja pagar por cada clique no anúncio durante o mês e o Google faz a cobrança via cartão de crédito ou boleto bancário.
O Google Ads apresenta uma série de relatórios interessantes para os estrategistas de marketing. Você consegue saber quantas pessoas clicaram no anúncio e visualizaram o seu site, por exemplo.
Porém, como sabemos, muita gente não entra em contato com a empresa pelo formulário de contato. Quando se deseja ter um atendimento mais ágil, culturalmente, os usuários já estão acostumados a pegar o telefone e fazer uma ligação.
Por isso, saber quantas chamadas telefônicas foram originadas dos anúncios do Google Ads é muito importante para que se possa conhecer o Retorno Sobre o Investimento (ROI) da campanha. É aí que entra o call tracking!
Analisando as ligações geradas no Google Ads com call tracking
Quando as empresas contratam um software de call tracking, elas têm à disposição uma tecnologia poderosa, que pode finalmente resolver as questões envolvendo o ROI que o Google Ads traz por meio das chamadas telefônicas.
Como explicamos, será possível criar uma máscara, ou seja, um número exclusivo para as suas campanhas de anúncios no Google. Esse contato telefônico não será o mesmo mostrado em outras mídias que você anuncia, como as redes sociais, o rádio, a televisão, os jornais impressos etc.
Assim sendo, com um número exclusivo para os anúncios no Google, será possível monitorar a quantidade de pessoas que viram a sua publicidade e resolveram pegar o telefone para ligar.
Dessa forma, você poderá verificar se esse tipo de campanha vale a pena ou não para o seu negócio. Também é uma boa fazer testes, modificando a linguagem ou estrutura do texto do anúncio, para verificar o que traz mais gatilho para gerar ligações.
Curiosidades sobre o Google Ads e ligações telefônicas
Medir ligações geradas pelo Google Ads pode ser muito vantajoso para as empresas. Para se certificar disso, é interessante dar uma olhada em dados curiosos e revelados pelo próprio Google. Veja:
- 70% dos usuários que fazem buscas por meio de dispositivos móveis ligam para as empresas depois de visualizam anúncios no Google;
- Todos os meses, mais de 40 milhões de chamadas telefônicas são feitas diariamente a partir de anúncios do Google;
- O simples fato de um anúncio ter um número de telefone para contato faz com que as pessoas se sintam positivamente influenciadas pela empresa.
Agora, quando algum cliente da sua agência questionar sobre como são monitoradas as ligações geradas no Google Ads, você já tem como responder e sabe qual serviço indicar para isso: o call tracking.
Ainda sobre telefones, outra dúvida é comum nas agências de publicidade: o que é melhor, 0800, 4000 ou número local? Descubra em nosso artigo que fala sobre esse assunto!