Em primeiro lugar, Retorno sobre o Investimento (do inglês “return on investment” – ROI) é uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas. De forma geral, quanto mais preciso seu cálculo, mais estratégico ele se torna.
Utilize o Call Tracking para calcular o ROI através da análise de ligações. Comece agora.
Acima de tudo para o marketing digital, acompanhar o ROI é primordial e pode ser feito em tempo real. Quais anúncios estão trazendo mais acessos para o blog? Dos acessos, quais estão virando oportunidade? Para aumentar o número de vendas, precisamos investir mais em mídia online ou offline? Quantas ligações a empresa está recebendo a partir desses anúncios? Para aumentar o número de ligações, é preciso investir mais em Google Ads ou mídia offline? Essas são apenas algumas das perguntas que o ROI ajuda a responder.
Nesse ínterim, o objetivo desse texto é mostrar os benefícios dessa métrica para a empresa e como o rastreamento de ligações tem um papel importante nesse cálculo. Afinal, quanto mais ligações, melhor é o trabalho do marketing digital.
Benefícios em calcular o ROI
Em resumo, calculando o ROI é possível descobrir se os investimentos estão dando lucro ou prejuízo. Ao mesmo tempo, o cálculo é possível em qualquer área da empresa. Com ele é possível mensurar a lucratividade de todo tipo de investimento, tais como campanhas de marketing, mídia paga, treinamentos, aquisição de ferramentas, estratégias de retenção de clientes, entre outros.
![Como calcular o ROI utilizando rastreamento de ligações](https://blog.phonetrack.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Como-calcular-o-ROI-utilizando-rastreamento-de-ligações-2-1024x683.jpg)
Assim, fica mais claro quais investimentos valem a pena, auxiliando na otimização daqueles que já estão funcionando e a planejar metas comerciais com base em resultados tangíveis. Outro benefício é usar esse cálculo para direcionar ações futuras com o objetivo de diminuir perdas e aumentar ganhos.
O ROI é uma métrica financeira essencial e contribui em muito com os resultados da empresa.
Mesmo com tantos benefícios, muitas empresas ainda não mensuram o ROI. De acordo com a Content Trends, pesquisa da Rock Content com empresas de diversos segmentos, 53,1% delas não mensuram o ROI.
Como calcular o Retorno sobre Investimento
Antes de mais nada, calcular o Retorno sobre Investimento é simples. O segredo está nos valores que a empresa considera, tanto como lucro quanto o custo dessas ações.
No cálculo, lucro do investimento significa a margem de lucro sobre as vendas, e o custo do investimento a união de todas as despesas da área a que o cálculo se destina.
Vamos supor que o lucro da sua empresa durante o primeiro semestre do ano tenha sido de R$ 500 mil, e que tenham sido gastos R$ 75 mil com a campanha que deu origem a esse lucro durante o mesmo período. Utilizando a fórmula acima, temos:
Nesse exemplo, o ROI é de 5,7 vezes. Para obter o valor em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. Nesse caso, o retorno seria de 570%, ou seja, um excelente investimento. Uma outra maneira de enxergar isso na prática é concluir que a cada 1 real investido a empresa ganhou 5 reais e 70 centavos.
É preciso considerar que há diferentes nomenclaturas para o cálculo do ROI. De maneira geral, são necessários os números relativos aos ganhos e aos gastos da empresa dentro de um determinado espaço de tempo. Para resultados mais precisos, todas as despesas, por menores que sejam, devem entrar nos custos.
Analisando o resultado do ROI
Um resultado positivo não significa necessariamente que a empresa teve lucro. O período do cálculo é um dos pontos chaves. Por exemplo, um ROI de 5% ao dia é excelente, certo? Porém, se o período analisado é o de 1 ano, o resultado é ruim. Significa que a empresa perdeu dinheiro, visto que o pouco de lucro que obteve foi corroído pela inflação, taxas bancárias e impostos.
Por sua vez, um resultado negativo é sempre prejudicial. Mas chegar a essa conclusão é um passo importante para o negócio. Com esse resultado na mesa, a empresa deve investigar onde está o problema para que sejam feitas as mudanças necessárias.
Alerta: é importante padronizar a origem dos dados. Somente assim é possível comparar os resultados entre períodos e tirar conclusões mais precisas.
![Como calcular o ROI utilizando rastreamento de ligações](http://blog.phonetrack.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Como-calcular-o-ROI-utilizando-rastreamento-de-ligações-3-1024x683.jpg)
Outro ponto importante é a consciência que o ROI não é um cálculo perfeito. A fórmula possui algumas limitações, tais como o fato de não considerar a duração do investimento, as flutuações de valor devido à inflação e a sazonalidade.
A origem dos dados é primordial
Antes de tudo, a origem correta dos dados é um passo essencial para o sucesso da métrica. Caso o processo não esteja certo aqui, a chance de um dado pouco relevante é enorme. Com a fonte correta, teremos a padronização necessária para a comparação do resultado e avaliação por período.
Por exemplo, os dados utilizados pela equipe de marketing devem levar em conta os custos e lucros dessa área, e não da empresa como um todo. Como dissemos anteriormente, o cálculo do ROI se encaixa para avaliar todo o negócio, uma área ou um projeto específico. Porém, o segredo do sucesso não está no cálculo em si, mas sim no acompanhamento.
O ROI não deve ser calculado apenas no início da operação, mas ao longo de todo o período. Somente acompanhando os resultados é que o time envolvido consegue avaliar se o ROI está sendo positivo ou negativo para a empresa. Além disso, com o acompanhamento frequente é possível agir rapidamente para corrigir um eventual problema.
Voltando para as perguntas do começo do texto, como “Quais anúncios estão trazendo mais acessos para o blog?” ou “Quantas ligações a empresa está recebendo a partir desses anúncios?” fica mais claro entender na prática como usar o ROI.
Por exemplo, acompanhando o retorno sobre investimento de todos os anúncios que dão acesso ao blog, é possível ver quais conteúdos são melhores e quais devem ser revisados. Nas ligações, a métrica avalia as com origem nas campanhas de marketing ou outros canais. Mas como avaliar isso? Com o Call Tracking!
Calculando o ROI com a ajuda do Call Tracking
De maneira geral, as principais plataformas para medir o ROI são o Google AdWords e o Google Analytics. Com elas, é possível trazer rastrear sessões web, cliques, leads e outros dados. Porém, essas tecnologias não são capazes de monitorar o retorno sobre investimento na geração de ligações. E acompanhar a performance das ligações é primordial para uma empresa.
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Em resumo, Call Tracking é a tecnologia capaz de rastrear ligações. Com ele, a empresa tem dados precisos sobre leads telefônicos, algo essencial para a mensuração do ROI com eficiência e precisão.
Sem o rastreamento das chamadas não é possível visualizar completamente os esforços e os resultados do marketing.
A forma mais eficaz é vincular cada ligação telefônica à mídia específica que foi responsável por ela. O rastreamento de chamadas por campanha monitora a receita de leads gerados pelos diferentes canais utilizados.
Para realizar essa mensuração, basta atribuir um número específico do PhoneTrack a cada uma das mídias e incluir as receitas geradas por meio das ligações oriundas desses números ao lucro do investimento.
Sem o rastreamento das chamadas, os resultados do ROI ficam distorcidos e não é possível visualizar completamente os esforços e os resultados do marketing.Quer conhecer um pouco mais sobre nossa ferramenta e utilizá-la no cálculo do ROI do seu negócio? Entre em contato com o PhoneTrack e solicite uma demonstração.
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