Telefone 0800, 4000 ou local: Qual o melhor para sua empresa?

telefone 0800

As opções para telefone corporativo são muitas e fica difícil escolher quando você quer o melhor de 2 mundos: estar acessível para seu cliente e não gastar rios de dinheiro com telefonia. Este artigo foi escrito para você encontrar a solução mais vantajosa para sua empresa: telefone 0800, 4000 ou número local.

Hoje em dia, as pessoas já reconhecem telefone 0800 e 4000 como sendo números empresariais e isso facilita o contato de clientes com empresas. Concorda? Porque identificamos prontamente o telefone e nos sentimos seguros para ligar.

Os Números Únicos Nacionais (NUN), popularmente conhecidos como telefone 0800, 4000 ou 3000, dão esse ar de profissionalismo às empresas. Mas também dão a impressão de atendimento robotizado, transferências infinitas e uma série de gravações a serem ouvidas pelo cliente que deseja atendimento.

Clientes que prezam por atendimento mais personalizado evitam ligar para esses números. Porém, clientes que têm receio de passar dados pessoais por telefone evitam números locais.

Enfim. Cada tipo de número de telefone apresenta uma vantagem diferente. Os prós e contras de cada telefone corporativo vão depender do tamanho, do segmento de atuação da empresa e do perfil de seus clientes.

Então, vamos descobrir as vantagens e desvantagens de cada telefone corporativo?

 

| Telefone 0800

❯ Vantagens:

Podemos dizer que a grande vantagem de ter um telefone 0800 (0800 xxx xxxx) é ser uma boa ferramenta de marketing.

Todos conhecem o telefone 0800 como um canal gratuito de comunicação de grandes organizações. Por si só, telefones 0800 captam novos clientes, pois a gratuidade é um facilitador para que o contato telefônico aconteça.

A empresa ganha extensão geográfica a um custo baixo. Pois, para atender diversas regiões do Brasil, se paga por um único número.

Desvantagens:

Ligações para telefone 0800 são de tarifação reversa, ou seja, quem paga é quem recebe a ligação. E, como sabemos, o custo do minuto de celular é mais caro.

Claro que é possível bloquear chamadas de telefone celulares, porém, mais de 130 milhões de pessoas ou 77% da população brasileira faz uso desses aparelhos. Talvez bloquear essas ligações seja desvantajoso para a imagem da empresa.

Em vista do custo das ligações, organizações que recebem grande volume de chamadas acabam pagando mais caro, mensalmente, para manter esse tipo de serviço de telefonia.

 

| Telefone 4000

❯ Vantagens:

Diferentemente do telefone 0800, os números começados em 4000 (4000 xxxx) têm o custo compartilhado com quem origina a ligação. Ou seja, quem liga paga metade do custo da ligação e a empresa paga a outra metade.

Se a empresa recebe muitas ligações por mês, é vantajoso ter um número 4000 porque o custo da ligação é mais barato em comparação ao telefone 0800.

Desvantagens:

Os números de telefone 4000 só estão disponíveis para capitais e principais cidades do Brasil.

Se um cliente está fora da região de atuação da empresa (capital e regiões metropolitanas), ele não consegue completar a ligação para o telefone 4000, ainda que ambos estejam com o mesmo número de DDD.

A combinação de 8 dígitos limita a disponibilidade de números de telefone 4000. Os números começados em 4004, por exemplo, não estão mais disponíveis e isso atrapalha a identificação e confiança do cliente em ligar para um telefone corporativo.

Hoje, os números desse tipo são iniciados em 3000.

 

| Número empresarial local

❯ Vantagens:

Números locais são de fácil memorização, porque os clientes já têm familiaridade com o formato / sequência de números do telefone.

A empresa não paga qualquer tarifa a mais por ligação recebida e o cliente paga apenas o custo de uma ligação local.

Gera mais identificação e aproximação com os clientes que preferem atendimento diferenciado, aquele vínculo de atendimento personalizado que comentamos.

Tem as mesmas vantagens dos outros telefones corporativos, como: recebimento de ligações simultâneas, transferência para outros números, tecnologia digital e datacenter da própria operadora de telefonia.

 É possível direcionar a ligação recebida para um outro DDD. Assim, o cliente paga a chamada local mas é atendido pela central de atendimento sem custo adicional, inclusive para a empresa.

É a opção com menor custo para as organizações.

Desvantagem:

A combinação de 8 dígitos limita a disponibilidade de números de telefone. Ou seja, é difícil conseguir uma combinação numérica que satisfaça a empresa.

E aí, descobriu qual a melhor opção para sua empresa? É telefone 0800, 4000 ou número local? E se ainda estiver com dúvidas, peça nossa ajuda.

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