As possibilidades para comprovar a performance das ações em marketing não param de crescer. Parece missão impossível compilar todos os indicadores em um relatório de marketing digital, não é mesmo? São tantas métricas, tantas fontes…
Parecia missão impossível, porque neste artigo você vai conhecer possibilidades para apresentar seus relatórios de marketing digital, focando na performance das campanhas e melhoria do ROI.
Ah! De quebra vai descobrir quais importantes indicadores, que representam oportunidades de negócios, você está deixando de incluir no seu relatório de marketing digital. Ou seja, você está deixando de comprovar o resultado dos seus esforços de marketing.
Diferentes tipos de relatórios de marketing digital
Nós fizemos um artigo falando sobre os tipos de relatórios de marketing digital focados em objetivos específicos, como:
❯ Exposição da marca;
❯ Geração de leads;
❯ Vendas;
❯ Fidelização.
Ou seja, para cada objetivo da empresa existem indicadores indispensáveis para verificar se as ações estão atingindo o resultado esperado.
A vantagem de acompanhar as métricas correspondentes ao objetivo definido é que você pode ir ajustando suas ações para alcançar o resultado desejado. Por isso, o relatório de marketing digital é importante, para você ter o histórico das ações e seus resultados específicos.
Confira no nosso artigo “Relatório de marketing digital: dicas para analisar resultados” quais os indicadores essenciais para cada um dos objetivos empresariais, e saiba como medi-los.
Qual o melhor template para relatório de marketing digital?
Bom, existem inúmeros templates para relatórios de marketing digital, e você deve ter esbarrado em diversos por aí. Aqui nós defendemos que você precisa utilizar relatórios de marketing apresentando e comparando as métricas que te ajudem a atingir o objetivo definido pela empresa.
Ou seja, o melhor template para relatório de marketing digital é aquele que apresenta resultados para o seu cliente ou chefe. Independentemente do objetivo da empresa, o resultado esperado de uma campanha é: atingir os públicos certos. Concorda?
Por experiência, sabemos que existem métricas importantíssimas que sequer são mensuradas. Sem acompanhá-las, como comprovar que suas ações em marketing digital estão alcançando os públicos correspondentes ao objetivo da empresa?
E que métricas são essas que você precisa incluir no seu relatório de marketing digital?
Relatórios de marketing digital com inteligência de voz
Ainda que soe estranho, campanhas em marketing digital geram ligações telefônicas, por razões diversas, como: tirar uma dúvida, marcar consulta, cotar preço, negociar valores etc.
Um estudo do Google apontou que 70% das buscas são feitas com smartphones, e estas geram em média 40 milhões de chamadas telefônicas por mês.
Por consequência, essas buscas vão gerar 180 bilhões de ligações para empresas até 2020, o que representa 1 trilhão de dólares em negócios. Isso porque o telefone converte 15x mais vendas que formulários online, por exemplo.
Plataformas de call tracking, com inteligência de voz, fornecem métricas cruciais sobre os leads telefônicos que o marketing digital gera. Softwares com inteligência de voz fornecem dados, como:
1 ❙ Quantidade de ligações recebidas;
2 ❙ Quantidade de ligações não atendidas;
3 ❙ Quantidade de ligações retornadas;
4 ❙ Oportunidades de vendas;
5 ❙ Campanha que performa melhor;
6 ❙ Horários que mais recebem ligações;
7 ❙ Dias da semana e período do mês que mais recebe ligações;
8 ❙ Palavras-chave;
9 ❙ Satisfação do cliente.
Acompanhar essas métricas e incorporá-las ao seu relatório de marketing digital podem fornecer insights estratégicos tanto para o negócio quanto para a empresa como um todo.
Um exemplo?
Você pode conhecer quais mídias convertem mais ligações e quais palavras-chave convertem melhor para determinados perfis de clientes. Com essas informações, geradas em tempo real, é possível adequar as ações digitais e otimizar o ROI da campanha de marketing.
Além de informações que ajudam a melhorar os esforços do marketing digital, softwares com inteligência de voz e a ferramenta speech analytics aprimoram a interação entre cliente e empresa.
Como?
Speech analytics é de fato análise de discurso. A ferramenta transcreve, analisa a interação, identifica emoções e palavras-chave na fala do consumidor e sugere ações para o atendente.
Concorda que somente com dados de voz, o seu relatório de marketing digital vai apresentar resultados de fato? Pois, fazendo a gestão de leads telefônicos você verifica as oportunidades de vendas geradas por suas ações de marketing digital, as adequa em tempo real, aprende mais sobre os leads da campanha e aumenta a performance do ROI.