A sua agência mensura os leads telefônicos que entrega para seus clientes? Uma maneira bem simples de comprovar que suas campanhas entregam leads quentes que convertem é fazendo a gestão desses leads com um sistema de call tracking.
Um avançado sistema de call tracking pode ser a mão na roda que faltava para sua agência deslanchar melhorando a performance dos seus clientes, entregando diferencial competitivo e, consequentemente, aumentando o budget para suas campanhas de marketing.
Por mais que a Internet ainda se mantenha como o principal canal de comunicação e um grande canal de atração para os serviços dos clientes da sua agência, o telefone mantém uma fatia bastante importante quando o assunto é converter vendas.
Vamos de dados?
De acordo com o Google, 70% das pessoas que fazem buscas na ferramenta fazem uma ligação a partir de seus dispositivos móveis. Mensalmente, são mais de 40 milhões de ligações feitas a partir do click to call, porque as pessoas têm urgência em adquirir algum produto ou serviço ou precisam tirar uma dúvida rapidamente.
Um recente estudo da norte-americana Bia/Kelsey apontou que buscas feitas em mobiles têm índice de 57% de conversão por telefone, enquanto buscas em desktops convertem apenas 7% dos contatos telefônicos. E sistemas de call tracking potencializam essas conversões.
Mas, afinal, o que é um sistema de call tracking?
Isso a gente esclarece logo aqui embaixo 😉
O que é sistema de call tracking?
De uma maneira bem simples, podemos dizer que um sistema de call tracking fornece diferentes números de telefone para cada veículo em que a empresa anuncia — independentemente de ser uma mídia offline ou uma mídia online.
Toda ligação recebida é direcionada para um número convencional de telefone, aquele número que a empresa sempre utilizou. Desse modo, o sistema de call tracking reconhece a origem de cada ligação — o anúncio de link patrocinado, o site da organização do seu cliente ou a propaganda no outdoor.
Contudo, porém, todavia, já existem sistemas de call tracking bem avançados na história do rastreamento telefônico e bastante focados em levar soluções para vendas e marketing. É justamente por essa razão que eles estão revolucionando a atuação em diversos segmentos de atuação, inclusive o seu!
Para melhorar a performance de times de vendas e, consequentemente, as vendas sistemas de call tracking têm recursos comerciais e gerenciais que agências de marketing estão utilizando como diferencial tecnológico para seus clientes não perderem vendas por telefone.
Vamos ver como seus clientes podem deixar de perder oportunidades de vendas com a ajuda da sua agência?
Como não perder oportunidades de vendas com call tracking?
O monitoramento de ligações telefônicas te permite fazer a correta gestão dos leads telefônicos que antigamente as agências sequer conseguiam mensurar. E, atualmente, são diversos recursos capazes de aumentar as vendas dos seus clientes, como:
❯ Alerta de ligações perdidas
Sistemas avançados de call tracking emitem alertas para toda chamada não recebida. Seja no dashboard, por e-mail ou por SMS, seu cliente saberá que perdeu uma oportunidade de vendas e poderá retornar imediatamente a ligação, isso porque 57% das ligações não atendidas sinalizam alta intenção de compras.
❯ Oportunidades de vendas
Alguns sistemas de call tracking reconhecem que ligações com mais de dois minutos de conversa significam alta intenção de compra.
Com esse marcador, seus clientes podem identificar com facilidade ligações que podem ser retornadas com um discurso mais voltado para a conversão propriamente.
❯ Leads quentes
Claro que o marcador de ligações com mais de dois minutos de duração é um importante indicador de lead quente, mas para retornar as ligações de maneira mais certeira seus clientes podem utilizar o recurso de anotações e descrever pontos do que foi conversado, se houve negociação, quando retornar, em qual etapa do funil se encontra o prospect.
Essas definições ajudam a converter mais vendas por telefone, fazendo o follow up na hora certa e com a abordagem ainda mais correta.
❯ Mensuração de campanhas
Com os relatórios originados pelo rastreamento das ligações telefônicas, a sua agência terá em mãos dados importantíssimos para a gestão dos leads telefônicos e, desse modo, realizar o cálculo correto do ROI e até mesmo o CAC.
Com essas informações em mãos, sua agência será capaz de mostrar ao cliente onde investir melhor para vender mais e adequar suas ações de marketing às mídias que geram mais vendas por telefone.
Plataformas com inteligência de voz, que fazem uso da tecnologia de call tracking, oferecem muitos outros recursos para equipes comerciais e times de marketing. Mas aqui vamos nos ater às oportunidades para seus clientes. Ok?
Como as agências usam um sistema de call tracking
Pensando nas agências como parceiras que levam inovação e tecnologia para seus clientes, as plataformas de call tracking oferecem whitelabels de seus sistemas para fortalecer a imagem de cada agência junto aos seus clientes.
Softwares de CRM não monitoram nem transformam as chamadas em informações ricas sobre seus leads e, por isso, é extremamente importante integrar as plataformas de gestão de vendas com uma plataforma de gestão de leads telefônicos.
Claro, mensurar as campanhas de marketing que a agência realiza para seus clientes, incluindo as ligações telefônicas, tanto volume quanto conversões, é um diferencial competitivo importantíssimo para agências de performance que precisam comprovar valor nos serviços prestados.
Ou seja, utilizar um sistema de call tracking na sua agência faz com que seus clientes não percam oportunidades de vendas e vocês também, claro. É dando essa atenção para seus clientes que vocês poderão comprovar que eles podem confiar no trabalho da sua empresa e, consequentemente, investir mais e melhor o orçamento de marketing.
Sempre que precisar de ajuda sobre sistemas de call tracking ou quiser entender o porquê de usar esse tipo de software na sua estratégia, pode contar com a PhoneTrack!