Atualmente, a geração de leads é um dos principais objetivos das companhias que trabalham com agências de marketing digital. Essa afirmação é comprovada por um estudo da Content Marketing. No levantamento, 85% das empresas B2B (Business to Business) relataram que aumentar esse número é a sua principal meta.
Potencialize os resultados dos seus clientes com análise de ligações, conheça o call tracking agora mesmo!
Para ter sucesso nesse tipo de estratégia, um dos canais essenciais é o telefone. Afinal, com uma ferramenta eficiente, as pessoas vindas de ligações possuem grandes chances de converter em venda.
Porém, uma dúvida que ainda fica na mente de quem atua na área é como entregar resultados claros com esse meio. Mas, fique tranquilo, o call tracking é a solução nesses casos.
Por isso, neste conteúdo, explicaremos um pouco mais sobre os leads telefônicos e como mensurar sua performance. Além, é claro, de indicar 5 conteúdos imperdíveis para começar a trabalhar com essa ação. Acompanhe!
Entenda como as ligações telefônicas auxiliam na geração de leads
Imagine uma pessoa que parou alguns minutos do dia e ligou para uma empresa à procura de informações. Com certeza, ela está interessada em um produto ou serviço. Também, pode ser que tenha um problema que precisa ser resolvido rapidamente.
Por isso, é fundamental que o seu cliente tenha a melhor ferramenta para atender a essa demanda e, assim, não perder nenhuma oportunidade ― seja de venda ou de retenção. E você, como agência de marketing, deve saber como mostrar esses resultados de forma clara e positiva. Afinal, eles devem entrar no cálculo de ROI.
Pensando nisso, nossa primeira dica de conteúdo traz uma ideia geral dos leads telefônicos e de suas vantagens para uma estratégia. Confira em nosso blog e saiba mais!
Agora, quando falamos de indicadores, engana-se quem pensa que só as redes sociais ou formulários possuem números detalhados sobre geração de leads. Atualmente, é possível visualizar dados importantes por meio das chamadas, além de promover insights valiosos.
Pode-se, por exemplo, utilizar o call tracking para identificar quais anúncios estão trazendo mais prospects. Dessa forma, é possível desativar os que não funcionam como o esperado, economizando o budget. Também, fica fácil visualizar aquelas chamadas perdidas e entrar em contato para não perder nenhum cliente que esteja no fundo do funil. Ou, até, utilizar as gravações das ligações para aperfeiçoar as informações da sua persona. Não faltam formas de aplicação, viu?
Se você quiser entender mais sobre o assunto, temos uma segunda recomendação de leitura. “Call tracking para agências: saiba como incluir em sua estratégia” dará uma visão geral para utilizar essa tática no dia a dia. Veja mais!
Saiba como transformar leads telefônicos em clientes
Imagine, aqui, que seus anúncios já estão com uma ótima taxa de geração de leads. Então, como transformar essas pessoas em clientes? Esse é um trabalho no qual a agência de marketing pode ajudar, mas é, principalmente, responsabilidade da empresa. Afinal, o time de vendas precisará ser ágil e ter argumentos assertivos.
Assim, o primeiro passo é entender completamente a solução oferecida, porém, não se prender somente ao script comercial. É essencial ouvir atentamente o consumidor e ter respostas para os problemas, mesmo que no “improviso”. Também, é imprescindível lembrar que do outro lado da linha existe um ser humano. Por isso, a conversa deve ser fluida, amigável e empática.
Quando falamos da agência de marketing, inserir a opção de click-to-call é parte do seu trabalho e faz muita diferença, viu? Sempre que possível, adicione esse botão em seus anúncios para que, em um clique, o cliente possa entrar em contato com a companhia. Essas são algumas dicas muito boas, mas não são as únicas. Em nosso artigo sobre como transformar leads telefônicos em clientes falamos a fundo sobre o tema.
Outra parte importante do call tracking é que ele permite o contato com pessoas que foram perdidas no meio do processo. Normalmente, elas seriam esquecidas e não gerariam faturamento. Porém, com a ferramenta PhoneTrack, por exemplo, você pode recuperá-las e transformá-las em oportunidades. Assim, atingir um novo público não é a única opção na hora de atingir uma meta. Ficou interessado? Então, confira as melhores estratégias para reativação de contatos descartados.
Descubra como mensurar resultados de leads telefônicos
Quem trabalha em agência de marketing tem mais domínio sobre a área e entende, na maioria das vezes, os números com facilidade. Porém nem sempre é fácil transmitir esses números ao cliente. Isso porque ele costuma ter menos conhecimento sobre o assunto e foca somente nas vendas. Assim, é preciso encontrar formas simples e acessíveis de explicar a performance do seu trabalho.
O que acontece é que existe uma série de métricas de geração de leads, mesmo quando falamos somente dos que vieram por chamada. Quantidade de telefonemas, contatos perdidos, tempo conversando com o consumidor e taxa de conversão são só algumas delas.
Então, nossa dica aqui é: entenda como acompanhar a performance de suas ligações. Seja com relatórios mensais ou no dia a dia, para otimizar o que for necessário. Só assim será possível apresentar o lucro que o serviço está gerando. E, ainda, oferecer outros insights que tornam os processos do seu cliente mais certeiros.
Para dar um próximo passo nas análises, também se faz necessário integrar os resultados da agência. Nessa tarefa, levar em consideração a legislação e a governança de dados é essencial. Saiba mais sobre os benefícios dessa ideia em nosso conteúdo.
Conheça os erros mais comuns na análise de resultados de leads telefônicos
Nessa última parte do conteúdo, traremos um bônus: os erros mais comuns das agências de marketing que você não pode cometer. O primeiro traz um problema grave que atrapalha todo o esforço dos profissionais: não ter objetivos claros. Isso porque, sem saber onde quer chegar, como será possível afirmar que a performance foi positiva ou negativa?
Da mesma maneira, jamais se deve deixar de lado as personas ou colocar conteúdos no ar sem especificar o público. Essa ação, provavelmente, trará um mau desempenho às suas comunicações. Para não cometer essas falhas, vale a pena acompanhar nossa última recomendação. Ela apresenta os erros e traz caminhos para melhorar a performance das agências de marketing.
E, então, agora você tem vários artigos para ler e aprender mais sobre geração de leads, não é mesmo? Se já estiver pronto para entender melhor como funciona uma ferramenta de call tracking, conheça a PhoneTrack. Afinal, quem liga tem interesse em comprar e essa é uma forma eficiente de potencializar seus resultados com a nossa tecnologia. Vamos juntos?