As ligações perdidas pela sua empresa podem representar a perda de boa parte do seu lucro. Então, como recuperar essas chamadas e melhorar os resultados do meu negócio? A gente te mostra!
Se, assim como a maior parte das empresas, o telefone representa o canal que mais vende seu produto ou serviço, você precisa observar como as chamadas perdidas podem estar impactando a sua lucratividade.
É comum que uma ou outra ligação acabe sem atendimento. Isso pode ser consequência de um fluxo muito alto de demandas da sua equipe, ligações que ocorrem fora do seu horário de atendimento, entre outros fatores. Porém, quando paramos para analisar os números, a quantidade de ligações perdidas pode ser assustadora.
Analisando os dados dos nossos clientes, identificamos que cerca de 30% das chamadas são perdidas pelas empresas. Já parou pra pensar quanto isso representa em vendas?
Ligações perdidas = leads perdidos
O telefone é, sem sombra de dúvidas, um dos canais de vendas mais quente que existe atualmente. Isso porque nós, enquanto consumidores, recorremos a ele quando queremos atendimento imediato ou temos muito interesse em um produto ou serviço específico.
Além disso, conversas por voz são indispensáveis para aproximar as pessoas. Elas passam sentimentos, emoções, confiança e clareza a todas as informações trocadas durante a interação.
E para comprovar esse resultado, basta dar um Google. Você já pesquisou na internet sobre reclamações de empresas que não atendem telefone? Ou melhor, você já ficou frustrado por não ter sua ligação atendida por um negócio? Já pensou em ligar para a concorrência logo após uma empresa te deixar esperando na linha?
Pois é. Com o seu consumidor não é diferente.
Agora, pense o quanto as chamadas perdidas podem representar em números para um negócio.
Identificamos que entre 25% e 30% das ligações são perdidas pelas empresas. E os nossos clientes, através do mapeamento e retorno dessas chamadas, conseguem faturar R$288.000.000,00 a mais por mês, graças à recuperação de leads telefônicos.
Se não fosse a plataforma da PhoneTrack, essas empresas perderiam essa bolada de dinheiro mensalmente. E você, com certeza, não quer ficar de fora dessa, não é verdade?
Ligações perdidas: quais os possíveis motivos?
Como dissemos ali em cima, os motivos para que sua empresa esteja perdendo ligações podem ser vários. A partir do momento em que você identifica quais são eles, fica mais fácil combater a verdadeira causa dessa perda.
Equipe sobrecarregada
A gente sabe que as equipes de atendimento estão sempre a todo vapor. E isso pode ser um dos principais motivos para que as empresas tenham um número alto de ligações perdidas por dia.
Agora, isso não é virtude de um setor ou de outro. Seja o time de suporte, de vendas ou financeiro, é comum que o fluxo de ligações seja sempre alto. Para suprir essa necessidade, é preciso ter uma equipe que dê conta do fluxo de chamadas que sua clientela exige.
Como uma solução, você pode, por exemplo, adicionar uma URA digital no telefone da sua empresa. Assim, os leads telefônicos são direcionados às pessoas certas, sem precisar que uma equipe fique responsável por transferir as ligações.
Poucos canais de atendimento
Se as ligações estão se aglomerando, você também deveria dar uma olhada nas opções de contato que a sua empresa tem. Com a jornada omnichannel em puro crescimento, os usuários precisam ter diferentes canais para falar com você. Quando uma empresa centraliza o contato em um único canal, é esperado que ele transborde em algum momento.
O WhatsApp Business, chatbots, e-mails e atendimento via redes sociais podem ser outras alternativas para que o usuário possa escolher a melhor forma de falar com você.
Horário de atendimento incompatível
Um outro fator importante quando falamos em ligações perdidas, é o horário de atendimento que a sua empresa oferece ao usuário. Quando você disponibiliza agentes para responder às chamadas somente em um horário específico no dia — das 08h às 18h, por exemplo — quem não tem essa disponibilidade de horário pode procurar te ligar mais tarde (ou mais cedo).
Portanto, expandir o horário de atendimento da sua empresa pode ser uma alternativa interessante para reduzir esses números. E se você não quer deixar uma equipe inteira disponível após o horário comercial, dá para você implementar uma agenda de atendimento.
Ela funciona da seguinte forma: depois que o expediente na sua empresa acaba, você pode disponibilizar agentes de sobreaviso, que podem trabalhar até mesmo de casa. Assim, quando sua empresa “fecha as portas”, a agenda de atendimento transfere as ligações recebidas após esse horário para um telefone externo — o do seu agente, no caso.
Dessa forma, ninguém fica no vácuo e o seu usuário pode receber o tratamento que merece no horário que for mais confortável para ele.
Conheça melhor como a agenda de atendimento funciona.
Como recuperar as ligações perdidas na minha empresa?
Mesmo que você identifique os motivos para que as suas ligações sejam perdidas, uma ou outra ainda pode passar sem atendimento. E isso é normal. O que não é normal, é você perder dinheiro por conta disso.
Um bom jeito de recuperar leads telefônicos que tiveram suas ligações perdidas, é através do Call Tracking. Uma das funcionalidades dessa tecnologia, é a recuperação de leads.
Além de mapear quando uma ligação é perdida, a plataforma registra outros dados
- Horário em que ocorreu a tentativa de ligação;
- Dados de contato para que você retorne a chamada;
- Histórico de ligações, com data, horário e duração desde a primeira chamada feita pelo cliente;
Depois, você tem a opção de retornar a chamada por dentro da própria plataforma ou manualmente. Da forma como você preferir. Você ainda conta com um campo específico em que você pode registrar anotações sobre aquela ligação e sobre o lead.
Ah, e é claro que eu não posso deixar de mencionar: a plataforma manda um SMS ou um e-mail para você toda vez que uma ligação é perdida. Assim, você não perde de vista nenhum lead telefônico.
Recuperação de leads na plataforma da PhoneTrack
E então, na prática, como faço para recuperar meus leads?
Faça o seguinte:
Abra a plataforma da PhoneTrack, clique em ligações e, depois, em ligações perdidas. Selecione a chamada que você quer retornar e clique em “ligar”.
Pronto. É só isso que você precisa fazer para deixar de perder dinheiro com chamadas não atendidas.
Fale com um dos nossos especialistas agora mesmo e leve essa solução para dentro da sua empresa!