Quando falamos em métricas de marketing, o ROI de anúncios é uma das mais importantes. A mensuração pode ser feita de várias formas e as ligações telefônicas são uma delas.
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Com base no ROI, as agências de publicidade conseguem planejar metas baseadas em resultados tangíveis, além de entender o que agrada e o que não agrada o público-consumidor nos anúncios veiculados nas mais diversas mídias.
Preparemos este artigo para que você tenha um melhor entendimento sobre o assunto. Siga a leitura e aprenda como calcular o ROI de anúncios por meio de ligações. Está pronto? Então, vamos lá! Explicaremos tudo, nos tópicos a seguir!
ROI de anúncios: entenda o que é e para que serve
ROI é uma sigla, em inglês, para Retorno Sobre o Investimento. Trata-se de uma métrica que serve para que as empresas saibam o quanto ganharam de dinheiro a partir de determinada ação realizada.
Ao investir em uma estratégia de marketing, por exemplo, é importante que seja mensurado o ROI. Assim, se saberá exatamente o quanto aquela ação trouxe de lucro para a empresa.
Se o resultado não for satisfatório, é recomendado analisar o que pode ser melhorado para que as estratégias de marketing se tornem mais lucrativas.
Com o ROI, portanto, se consegue ter um fluxo de melhoria contínua no departamento de marketing da organização. Também é possível adotar estratégias para recuperar leads descartados.
O cálculo do ROI é bastante simples. Basta que seja aplicada a seguinte fórmula matemática:
ROI = RECEITA – CUSTO / CUSTO
Vamos imaginar que uma empresa tenha investido R$ 10 mil em marketing e com esse investimento ganhou R$ 100 mil.
Aplicando a fórmula do ROI, teremos a seguinte situação:
ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
ROI = 90.000 /10.000
ROI = 9
Nesse caso, o ROI de anúncios foi 9. Para calculá-lo em forma de porcentagem, basta multiplicá-lo por 100. Assim, será possível dizer que essa campanha trouxe 900% de lucro.
Passo a passo para calcular e usar o ROI de anúncios por meio de ligações
Agora que você já entende mais sobre o conceito dessa métrica, vamos explicar o passo a passo para calcular o ROI de anúncios por meio de ligações. Confira!
1º passo: crie máscaras telefônicas para as suas campanhas
Para calcular o ROI de anúncios por meio de ligações telefônicas, é uma boa prática criar máscaras para o telefone da empresa.
As máscaras são números diferentes para uma mesma linha. Dessa forma, você pode usar um contato telefônico para cada tipo de anúncio da sua empresa.
Vamos supor que você investe em anúncios nas redes sociais, em ações de merchandising em programas de TV e em páginas de propaganda de uma revista. Nesse caso, podem ser criados números diferentes para cada uma dessas mídias.
Assim, será possível saber a quantidade exata de pessoas que entraram em contato com a empresa via telefone e o local onde elas pegaram o número para ligar.
A ideia é que se possa analisar o ROI de anúncios de cada mídia, para que saiba em quais delas vale mais a pena investir e direcionar melhor as suas verbas de marketing.
2º passo: faça as configurações necessárias nas ferramentas de Ads
Quando falamos em marketing digital, existem algumas ferramentas de análise de métricas que podem ser usadas, como é o caso do Lead Ads e do Google Ads.
Uma maneira de fazer isso é usando o call tracking, que é um serviço de rastreamento de ligações telefônicas. Com esse recurso, você poderá monitorar os seus anúncios feitos na internet e calcular o ROI de cada um deles.
Ao contratar um serviço de call tracking, podem ser configurados diferentes scripts em cada anúncio.
Dessa forma, se você fizer dois anúncios do mesmo produto no Facebook, com diferentes abordagens, conseguirá metrificar qual deles trouxe mais ligações para a empresa, por exemplo.
A partir dos resultados dos relatórios periódicos, acompanhe o ROI de cada anúncio, para saber o quanto ele foi rentável para o negócio.
3º passo: analise periodicamente as métricas resultantes de suas estratégias
Periodicamente, você deve analisar as métricas resultados das estratégias e acompanhar o ROI de anúncios veiculados em diferentes mídias ou situações.
Dessa forma, saberá exatamente o que traz e o que não traz lucro para o negócio. Tudo ficará muito mais fácil para ser acompanhado e monitorado se você usar uma estratégia de call tracking.
4º passo: melhore as suas estratégias com base nos indicadores de ROI
Com base nos resultados do ROI de anúncios, é possível melhorar as estratégias de marketing, para que se tornem ainda mais lucrativas.
Com as máscaras, fica fácil mensurar até mesmo os anúncios em mídias off-line. Afinal, serão criados números diferentes para cada publicidade publicada
Já no caso da publicidade online, o software de call tracking reconhece as ligações originadas por anúncios diferentes. De tal modo, será possível saber quais palavras-chave ou estilo de abordagem nos textos e imagens geram mais ligações que convertem.
Sem dúvidas, para as agências de publicidade, saber como calcular e usar o ROI de anúncios por meio de ligações telefônicas é importante para prestar serviços cada vez mais eficientes para os seus clientes. Por isso, não deixe de prestar atenção nisso e se aprofundar no assunto.
Para conseguir ainda mais resultados positivos com os seus anúncios, você pode otimizar o SEO para pesquisas por voz. Saiba como fazer isso lendo agora mesmo o nosso artigo que fala sobre o assunto. Certamente essa será uma boa leitura!