60% dos consumidores preferem entrar em contato com a empresa por telefone após pesquisas digitais. Isso comprova o quanto o telefone sobrevive à era digital. Por incrível que pareça, um dos motivos são as tecnologias de voz, como Skype, WhatsApp, Telegram, Google Meet, Alexa e outros.
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Vendo isso acontecer de perto, criamos este artigo para contar como tirar vantagens das tecnologias de voz para o seu marketing. Vem ler tudo!
Tecnologias de voz, muito além da Alexa
A era digital trouxe consigo a era da voz. Milhões de pessoas em todo o mundo estão interagindo com seus dispositivos por meio da voz. Inclusive os brasileiros.
Mais de 60% usam o comando de voz para pesquisar, tirar dúvidas, interagir com smartphone, se orientar no trânsito etc. E mais de 90% enviam ou já enviaram mensagem de voz.
Obviamente que não podemos esquecer os smart speakers. O consumo desses dispositivos usados como assistente virtual cresceu 47% durante a pandemia. Alguns dos assistentes mais famosos são Alexa da Amazon, Siri da Apple e Bixby da Samsung. Qual você usa?
Há pouco tempo, acompanhamos o nascimento do Clubhouse, uma rede social que possibilita criar e participar de fóruns de voz. O boom dessa plataforma é apontado pela popularização do áudio no mundo. Outro exemplo que coloca o áudio no centro são os podcasts, cujo consumo aumentou 33% em 2020.
Ou seja, aquilo que já despontava como comodidade há poucos anos vem se consolidando como praticidade e eficiência, exigindo mais atenção dos negócios.
A era digital é o único motivo para a alta da tecnologia de voz?
Não! A era digital trouxe consigo uma tendência, mas o contexto do consumidor o ajudou a se apropriar das tecnologias de voz.
O próprio aumento no uso de smartphone impulsionou a mobilidade que, por conseguinte, fez crescer o volume de chamadas por mensagerias.
Já a pandemia aumentou o fluxo de comunicação online, o que explodiu o número de videoconferências.
Enquanto a necessidade de contato com atendimento de empresas de serviços e produtos elevou o índice de chamadas telefônicas.
5 motivos para usar tecnologias de voz no marketing
Tenha certeza: elencamos apenas algumas tecnologias de voz até o momento. Elas são inúmeras, e o seu marketing precisa utilizá-las a favor da empresa.
Dúvida? Então, nós vamos te mostrar quais são as vantagens.
1 – A voz pode ser transformada em dados
Com o Speech Analytics, uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial, é possível capturar e transformar a voz da chamada telefônica em texto e em dados. Com as interações transcritas, a sua empresa identifica problemas do atendimento, dúvidas e até sentimentos da ligação.
2 – É possível otimizar SEO para busca por voz
Uma das maiores apostas das atualizações do Google é a otimização para pesquisa por voz. O que o Google quer é que o seu site e seus conteúdos sejam produzidos de acordo com a pesquisa falada. Ou seja, com uma linguagem natural. Aproveite e conte pra gente: o conteúdo do seu site está pronto para ser pesquisado por voz?
3 – O cliente/prospect se sente mais próximo
Começamos este artigo apontando o crescimento do uso da chamada telefônica no atendimento ao cliente. Especialistas apontam que um dos principais motivos para isso é o contato human-to-human. Ou seja, não basta que o seu atendimento resolva o problema dele, ele quer um atendimento humanizado.
4 – Pode oferecer comunicação geolocalizada
O seu cliente quer respostas e soluções rápidas. E quer algo mais rápido que um serviço ou produto próximo a ele? Deve ser por isso que crescem as buscas “perto de mim”. A busca local por voz é uma tendência que o seu marketing pode utilizar para orientar o usuário para a sua filial ou loja mais próxima a ele. Basta usar URA Inteligente!
5 – Tecnologia de voz pode ser monitorada
Já mencionamos que a voz pode ser transformada em dados, e não para por isso. As ligações telefônicas oriundas de canais como Google Meu Negócio, Facebook, Google Ads, podem ser rastreadas por call tracking. Essa tecnologia transforma as ligações em leads para o funil de marketing e vendas. Ou seja, o seu marketing não perde mais nenhum lead de atendimento telefônico.
Como utilizar as tecnologias de voz a favor do marketing
Gostou das vantagens do uso de tecnologias de voz no marketing?
Para que o seu negócio possa acompanhar essa mudança de comportamento do consumo, seguem algumas dicas para basear o seu marketing na era da voz.
1. Mapeie a jornada de consumo
Antes de tudo, mapeie muito bem a jornada de consumo do seu cliente para identificar em quais touchpoints são usados os dispositivos de voz. Fica mais fácil perceber quando o cliente prioriza os canais digitais, quando ele prefere usar WhatsApp, em quais momentos ele lança mão do telefone para falar com seu agente etc.
2. Planeje ações com base em voice search
Adapte a comunicação dos seus canais para a linguagem natural, a fim de torná-la acessível para pesquisa de voz. É um trabalho longo e que pode trazer mudanças para o brand voice do negócio. Mas, lembre-se que o voice search é mais que uma tendência. É a forma como o seu consumidor, cada vez voice first, se comporta de agora em diante.
3. Desbloqueie mais dados por voz
Utilize tecnologias como speech analytics e call score para transformar voz em dados. Isso torna o seu marketing data-driven de verdade, haja vista que todos os formatos de conteúdos se tornam mensuráveis. Além disso, o volume de dados ajuda a melhorar o cálculo do ROI.
4. Rastreie chamadas telefônicas
O seu cliente utiliza o telefone na jornada de consumo? O seu marketing faz campanhas de mídia offline? Então, rastreie os leads telefônicos e ganhe mais poder de mensuração. O call tracking gera relatórios completos com diversos dados sobre as ligações recebidas. Não perca os leads telefônicos de vista!
5. Invista em audio marketing
Se por um lado as pessoas estão consumindo cada vez mais podcasts, que tal transformar seus contextos em texto e com linguagem natural em audio marketing? O audio marketing pode ser utilizado em vários momentos da sua estratégia de marketing, se tornando um formato de conteúdo autêntico para o marketing de conteúdo e até para ações de pós-venda.
E, então, te ajudamos a inovar o seu marketing a partir das tecnologias de voz? Então, aproveite e baixe o nosso Guia Completo do Speech Analytics e comece a utilizar em seu negócio.
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