É comum que as instituições de ensino sejam vistas, por vezes, como prestadoras de serviços apenas no período do ano letivo. Porém, as ações dos gestores para captar alunos começam muito antes disso, principalmente no período de férias que precede o início das aulas.
Na hora de escolher por uma instituição de ensino, vários aspectos são pesados e avaliados e um ponto valioso a ser considerado é a adaptação das instituições com inovações que proporcionem melhorias para os envolvidos com a escola como um todo, desde alunos e familiares.
Se a grande questão é inovação, fica a pergunta: qual o diferencial da sua instituição?
Quando se trata de organizações inseridas em um mercado muito competitivo (existem mais de 2 mil instituições de Ensino Superior no Brasil e em torno de 186 mil de Ensino Básico, segundo o Censo de Educação Superior de 2015), o grande truque é utilizar tecnologia para otimizar suas vendas e o mesmo se refere às instituições de ensino.
As tecnologias podem ser utilizadas em diversas áreas dentro da instituições, como para aprimorar o ensino a distância, com equipamento nas salas de aula que qualifica o serviço da instituição, e também podem ser utilizadas como ferramentas do marketing para captar novos alunos.
Os canais utilizados para a promoção de campanhas do marketing são um importante meio de contato do público com a instituição de ensino. O uso de tecnologia nesses canais possibilita atrair maior interesse pelo serviço, gerar mais ligações para todas as unidades e, consequentemente, gerar mais vendas para a IE. E é aí que o papel do telefone se faz eficaz para os processos de venda das redes de instituições de ensino.
Como usar o telefone para captar alunos
As instituições de educação, sejam elas de ensino superior ou não, possuem um público majoritariamente inserido no mundo online. É por esse motivo que as IE devem estar presentes nesses ambientes para poderem captar mais alunos, isso inclui optarem por recursos do marketing online, sabendo que 81,3% das IE já utilizam do marketing digital nas suas estratégias.
Com a utilização das inovações tecnológicas no marketing, as IE devem possuir uma rede online com aplicativos, sites com fácil acesso pelo celular, fotos da instituições proporcionando tours virtuais aos alunos, pais ou familiares, e todas essas estratégias devem estar vinculadas com a organização no mundo offline. De que forma fazer isso? A maneira mais fácil é inserindo um número telefônico nesses canais online utilizados pelos gestores de todas as unidades da instituições.
O telefone é uma importante escolha por representar um contato direto e rápido com os atendentes da IE e facilmente encontrado como meio de comunicação da organização. Além disso, com funções como o “click to call”, numa busca online o consumidor consegue facilmente entrar em contato com a instituições sem muito esforço. Segundo dados da empresa Bia/Kelsey, o “click to call” já influenciou o gasto de mais de 1 trilhão de dólares em compras nos EUA. Esse número demonstra o telefone nas campanhas online como uma grande oportunidade de negócios e, para as instituições de ensino, oportunidade de captar novos alunos.
Outro cenário ocupado pelo telefone dentro do mundo das instituições é o de conhecer a comunidade escolar. Já sabendo a importância das inovações tecnológicas para as IE, optar por softwares de rastreamento de ligações também colaboram para captar alunos. Como? Bem, de maneira simples, os sistemas de call tracking mensuram as ligações recebidas pelas unidades das instituições e, a partir disso, conseguem perceber qual campanha do marketing gerou interesse. Sabendo o interesse da comunidade escolar, as instituições conseguem otimizar seus recursos, com economia de tempo e dinheiro, e criar um relacionamento mais efetivo com seu público, o que leva a captar mais alunos interessados na sua IE.
Mas por que usar o telefone na mensuração?
Os dados da Bia/Kelsey mostram ainda que em 2019 as ligações feitas por smartphones para empresas vão chegar a 162 bilhões. Isso só demonstra o poder dos leads telefônicos para todo processo de venda e de captar alunos da instituições de ensino.
Gerencie o atendimento por telefone das unidades
Mesmo as IE estando inseridas em um mundo tecnológico, os pais de alunos ainda prezam por um atendimento humanizado, e por isso o atendimento telefônico vai continuar desempenhando um papel importante no dia-a-dia das instituições.
A economia de tempo é um aspecto muito prezado pela maioria dos pais ou alunos, no caso do ensino superior e idiomas, e isso faz com que, muitas vezes, eles não consigam participar de reuniões ou conversar pessoalmente com um coordenador ou diretor das instituições. Por isso, nutrir um canal de comunicação direto por intermédio do telefone é importante para manter um relacionamento ativo com a comunidade escolar e, assim, representar um ponto positivo para captar novos alunos.
Quando tratamos de redes de ensino, a quantidade de ligações recebidas são em grande escala. Dito isso, uma das dores do gestor da instituição é de conseguir manter um padrão no atendimento para todas as unidades, o que demonstra responsabilidade da rede e qualidade do serviço. Com tantos funcionários atendendo ao mesmo tempo, e tantas linhas telefônicas, como conseguir controlar e manter um padrão?
A maneira mais eficaz é através de análise de ligações gravadas e a utilização de uma ferramenta de CRM para gerenciar as informações do atendimento e registrar se obteve sucesso em captar alunos ou não. Com isso, o gestor consegue averiguar quais abordagens estão sendo de sucesso e assim criar estratégias de atendimento para todas as unidades da rede da instituição de ensino, representando uma padronização no atendimento feito pelos usuários e demonstrando competência da rede como um todo.
Captar alunos é uma tarefa difícil, mas as ferramentas de inovação estão aí para te ajudar em todo esse processo de efetivação de vendas, é só não ficar pra trás nessa corrida tecnológica.