7 + 1 razões cruciais para usar um software de call tracking

Inside sales e automações de marketing como CRMs, e-mail tracking, chatbots, vídeo conferência e outras soluções são consideradas ferramentas para gerar mais resultados em vendas. Uma nova tendência tecnológica são os softwares de call tracking que utilizam inteligência de voz para complementar essas automações, gerar insights para o time comercial e, consequentemente, aumentar a receita da empresa.

A integração de soluções digitais ao processo de vendas é um caminho sem volta para a potencialização no mercado de vendas, seja ele de varejo, de atacado, no mercado corporativo, online, offline…

Para você ter uma ideia:

Baseados em dados de 2017, a Accenture divulgou a pesquisa “Be the new digital enterprise” onde afirma que empresas que incorporaram práticas digitais são 26% mais lucrativas que as empresas que não a fazem. 

É um dado que faz os olhinhos de qualquer gestor de vendas brilharem, não é mesmo? E não para por aí. A mesma pesquisa aponta que essas novas tecnologias aumentam a produtividade, até porque integram facilmente os setores, reduz os custos, automatiza atividades organizacionais e o desempenho do negócio, além de personalizar o atendimento aos clientes.

Pois é. Tudo isso adotando novas tecnologias, como a dos softwares de call tracking que integram diversas ferramentas de gestão de vendas em uma única plataforma.

Bom, deixemos os dados um pouco de lado e voltemos para as tecnologias… Afinal, como um software de call tracking (rastreamento de chamadas) vai melhorar a performance do seu time comercial?

O que é um software de call tracking

Vamos por partes:

O que é um software de call tracking?

O call tracking nada mais é que um sistema de rastreamento e mensuração de ligações telefônicas recebidas para uma empresa. Mas a tecnologia evoluiu bastante e, hoje, alguns desses softwares de call tracking são plataformas que otimizam os resultados em vendas, colaborando com o aumento da conversão.

Por que um software de call tracking ajuda em vendas?

Toda ligação telefônica recebida vira dado dentro da plataforma, inclusive as ligações não atendidas pela sua empresa. Desse modo, é possível acompanhar todo contato feito com os leads que chegam até sua empresa.

Em plataformas mais avançadas, é possível identificar o contato de quem ligou, horário das chamadas, qual mídia gerou aquela ligação (seu site, panfletos, redes sociais, anúncios…), a gravação do que foi conversado, marcadores de intenção de compra e ligações com maior oportunidade de venda e até mesmo a possibilidade de retornar chamadas perdidas. Ou seja, softwares de call tracking que trabalham com inteligência de voz, transforma e cruza as ligações recebidas em dados, e claro, integram mais facilmente diversos dados sobre seus leads que entram em contato por telefone.

Como um software de call tracking otimiza as vendas?

A Bia/Kelsey, uma empresa norte-americana de consultoria em marketing, trouxe um dado assustador (com aspas) para quem trabalha com vendas: até o ano de 2020, serão realizadas 169 bilhões de ligações com potencial de gerar até 1 trilhão de dólares em vendas.

Taí uma pesquisa estarrecedora. Concorda? Essa informação está baseada no comportamento das pessoas diante dos sites de busca que disponibilizam o telefone no site, redes sociais, anúncios pagos… 

De acordo com uma pesquisa do próprio Google:

70% das pessoas que usam smartphone para pesquisar um serviço ou produto, ligam para a empresa;

40 milhões de ligações são realizadas a partir de pesquisas no Google;

A presença de um número de telefone no anúncio influencia fortemente a percepção que possíveis consumidores têm sobre a marca.

Outro estudo, também da Bia/Kelsey, deixou bem claro que:

Buscas em dispositivos móveis convertem 57% a mais do que em desktops;

Elas convertem mais porque quem busca no smartphone precisa adquirir o produto o mais rápido possível.

Essas “pesquisinhas”, de gigantes do mercado, fizeram seu coração palpitar mais rápido, não foi? Percebeu que sua empresa está perdendo oportunidades de vender mais por que não utiliza um software de call tracking? Não fique assim…

A gente quer te ajudar apresentando soluções. Por isso, para fechar com chave de ouro e acabar com suas dúvidas sobre softwares de call tracking, vamos elencar as principais razões para sua empresa começar a usar uma dessas plataformas ainda hoje!

7 +1 Razões para usar um software de call tracking

Bom, estamos certos de que você entendeu que está perdendo oportunidades de melhorar seus resultados em vendas, simplesmente porque ainda não está utilizando um software de call tracking.

Mas para te deixar com a pulguinha atrás da orelha sobre contratar ou não um serviço desses, vamos elencar as sete razões indiscutíveis para usar um software de call tracking e ter um time campeão em vendas de qualidade:

1Aproveite as oportunidades de vendas

Com as gravações do que é negociado por telefone, é possível identificar o tempo necessário para fechar uma venda.

Além disso, alguns softwares de call tracking, como da PhoneTrack, possuem marcadores que indicam oportunidades de venda, baseados no tempo da chamada, e outros marcadores que podem ser escolhidos pelo próprio vendedor ou seu gestor.

2 Recuperar leads telefônicos

Como vimos, quem liga para a empresa é um lead muito qualificado, então não dá para desperdiçar nem as ligações não atendidas.

Com softwares de call tracking, você consegue retornar a ligação o quanto antes pois o sistema te avisa imediatamente, para você não deixar que outra empresa consiga sua venda.

3 Identificar horários de pico

Indicadores de tempo permitem que sua empresa se adeque às necessidades dos seus prospects e clientes, com o objetivo de atendê-los com eficiência e converter mais vendas.

Analisar os horários que apresentam maior volume de ligações é a solução perfeita para dimensionar a equipe responsável pelo atendimento, mas essa análise pode ser mais poderosa se você considerar o horário que leads quentes convertem para adequar à equipe.

4 Integrar as ligações telefônicas com outras ferramentas de gestão

A integração com ferramentas de gestão de clientes otimiza o trabalho da sua equipe comercial e aumenta a satisfação em relação ao atendimento, que pode ser personalizado aos prospects e clientes.

Como o software de call tracking identifica seus leads, tudo que sua empresa precisa é atendê-los conforme o perfil e o histórico do cliente.

5 Treinamento

Torne-se referência em atendimento com discurso focado nas necessidades dos seus leads.

Como as ligações são gravadas e armazenadas, você consegue identificar exemplos de atendimentos que convertem mais, objeções dos clientes, dúvidas frequentes etc. Tudo para padronizar o discurso dos vendedores.

6 Focar em campanhas que geram mais leads

O software de call tracking fornece um número de telefone diferente para cada tipo de anúncio (online e/ou offline). Desse modo, a plataforma de call tracking informa qual mídia originou a ligação.

Assim você investe sua verba para marketing em mídias que, de fato, trazem retorno para sua empresa e tem melhor controle dos gastos apenas com o rastreamento das ligações telefônicas.

7 Calcular ROI corretamente

Não adianta nada focar em campanhas e não mensurar esses resultados. Concorda?

Por isso é importante escolher softwares de call tracking que gerem relatórios e exibem as campanhas que mais trazem conversões para sua empresa.

Esses dados complementam corretamente o cálculo do ROI de uma campanha de marketing, o que te ajuda a diminuir o custo de aquisição de novos leads e clientes e trabalhar com investimentos mais assertivos.

+1 Palavras-chave

Com um software de call tracking você consegue identificar quais palavras-chave convertem mais e até o sentido que elas têm para seus leads.

Então, além de otimizar suas ações de marketing, você foca no melhor atendimento e compreensão dos desejos dos seus clientes. Maravilhosa tecnologia, né?

Mesmo sabendo das atuais oportunidades do telefone e potencialidades dos softwares de call tracking, ainda está com dúvida se esse serviço é pra sua empresa? Dá uma olhadinha nas vantagens para sua empresa e fale com um de nossos especialistas. Estamos sempre prontos para te ajudar!

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