Já considerou fazer a gestão dos leads telefônicos que chegam para os clientes da sua agência? A conversão via dispositivo mobile está aumentando consideravelmente e você não pode desconsiderar esse fato se quer melhorar a performance das suas ações para converter mais leads para seus clientes. Sistemas de call tracker dão mais controle sobre indicadores dos seus clientes e, consequentemente, informações precisas para aumentar suas taxas de conversão.
Muitos estudos, inclusive do Google, têm indicado que o telefone ainda é extremamente relevante quando o assunto é converter leads. Afinal, a tecnologia de smartphones modificou consideravelmente a nossa relação com esse antigo canal de comunicação.
O uso de smartphones impulsionou as conversões em razão da autonomia dos usuários que pesquisam online suas opções para consumo mas necessitam tirar dúvidas com uma pessoa real ou precisam de uma resposta mais rápida que, por exemplo, um e-mail traria; principalmente quando os leads estão para comprar produtos de alto valor agregado ou adquirir produtos ou serviços locais.
|Vamos a alguns dados dos tais estudos?
De acordo com o Google, 70% das pessoas que fazem buscas em sua ferramenta fazem uma ligação a partir de dispositivos móveis. Essas buscas, por mês, geram mais de 40 milhões de ligações graças aos botões click to call.
Outra pesquisa recente, da empresa de consultoria norte-americana Bia/Kelsey, apontou que buscas realizadas em mobiles têm índice de 57% de conversão por telefone, enquanto os desktops convertem apenas 7% daqueles que pesquisam produto ou serviço.
|O que esses dados nos dizem?
Que o telefone é um importante canal que sua agência precisa acompanhar para entregar os melhores resultados para os seus clientes? Sim!
Por isso, um sistema call tracker deve ser o seu braço direito para ajudar os clientes da agência a converterem mais leads, e com isso queremos dizer: aumentar o ROI das campanhas com o aumento da conversão de leads.
Como funciona um sistema de call tracking
Como o nome já sugere, os sistemas de call tracking fazem o rastreamento de chamadas telefônicas, e também a mensuração do volume de ligações recebidas por um cliente. Isso é possível porque cada mídia recebe um número máscara de telefone e o software direciona toda ligação para o telefone comum da empresa.
Desse modo, os sistemas call tracker identificam qual mídia originou a ligação, o que permite às agências saberem onde investir seus esforços de marketing.
Já sistemas mais avançados de call tracking indicam diretamente no painel de controle do software os horários das chamadas, tempo de conversação, dados das chamadas não atendidas e a gravação de tudo o que foi conversado por telefone.
Assim, tanto as campanhas online quanto as campanhas offline podem se beneficiar de sistemas call tracker, principalmente em segmentos de negócio sensíveis ao uso do telefone, ou seja, naquelas empresas onde o consumidor normalmente liga antes de tomar uma decisão de compra.
Por isso, cada ligação telefônica de possíveis consumidores é extremamente valiosa para as empresas dos seus clientes. É nela que são encontradas informações essenciais para o vendedor converter o lead e converter a venda.
Dá para perceber que com toda essa quantidade de dados, as ligações telefônicas se transformam em informações extremamente estratégicas para converter os leads dos seus clientes?
Pois então, agora nós vamos te mostrar como você pode usar esses softwares call tracker para aumentar o ROI e convertendo mais leads telefônicos. É só continuar a leitura deste artigo para aprender essa estratégia de performance.
Como aumentar o ROI com um software de call tracking
Primeiramente, tenha em mente uma máxima importantíssima para quem faz uso de software call tracker: os leads telefônicos são oportunidades de negócio que jamais serão desperdiçados.
A gestão dos leads telefônicos traz insights sobre o negócio dos clientes e, consequentemente, gera informações para conseguir leads qualificados e aumentar a conversão.
Uma das muitas maneiras para elevar a taxa de conversão é aumentando o ROI das campanhas que sua agência faz para os clientes. Sem rastrear as ligações telefônicas que os esforços do marketing entregam para eles, o cálculo do ROI fica completamente distorcido. Por isso, é necessário monitorar também a receita de leads telefônicos.
Basicamente, você pode aumentar o ROI e, consequentemente, converter mais leads ao incluir o lucro do investimento às receitas geradas por cada ligação; analisar as mídias que trazem mais retorno para o investimento do cliente; e ajustar a verba da campanha para aumentar o ROI.
Mas, na prática, você pode agregar muito mais valor ao seu trabalho na agência se fizer uso de outras ferramentas de sistemas call tracking, para aproveitar os insights que o software entrega e conhecer melhor os prospects do negócio de seus clientes. É possível utilizar informações muito mais relevantes para fazer o ajuste das campanhas, conforme o que os próprios leads informam em suas chamadas telefônicas.
|Conheça o lead
Depois de descobrir, com uma plataforma call tracking, quais mídias estão convertendo mais por telefone, você pode compreender melhor os leads que chegam em cada mídia e, desse modo, sugerir atendimento adequado aos prospects para convertê-los mais facilmente.
Avançados sistemas call tracker possuem tags para adicionar à cada chamada recebida e a possibilidade de fazer anotações diretamente nas chamadas que aparecem no painel de controle.
Ao unir esforços com seus clientes, sua agência poderá aumentar o ROI adequando as campanhas às necessidades dos leads de cada mídia e às jornadas de compras dos mesmos.
|Alinhe as estratégias de marketing com o cliente
De nada adianta ter informações riquíssimas sobre os leads que entrega aos seus clientes e não repassá-las ao pessoal qualificado para converter em vendas os contatos recebidos por telefone.
É preciso definir em conjunto com seus clientes quais leads são considerados mais qualificados para conversão para que eles elaborem as abordagens mais adequadas para cada tipo de contato e repassem essas informações aos responsáveis pelas vendas. Só assim seus clientes vão apresentar o produto focando nos diferenciais que agreguem valor a cada tipo de prospect. E assim a sua agência agrega muito valor aos serviços oferecidos, aumenta o budget de campanhas e fideliza clientes.
É convertendo corretamente os leads que chegam por telefone, e trazem diversas informações sobre suas dores e necessidades, que você ajuda seus clientes a converterem mais leads com um sistema call tracker e, desse modo, aumenta a taxa de ROI; além de diminuir o custo de aquisição de novos clientes.