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A revolução do call tracking nas agências

O segmento de marketing digital como um todo tem passado por mudanças drásticas e rápidas. A cada ano, novas tecnologias e formatos de comunicação ganham espaço entre os consumidores e impactam diretamente a forma como agências pensam e agem.

Atualmente, muito se fala a respeito de bots de atendimento (robôs), inteligência artificial, ciência de dados e até mesmo moedas virtuais, as chamadas bitcoins. Essas novas tecnologias surgem devido, principalmente, à rápida evolução do conhecimento, mas não necessariamente para satisfazer as necessidades e demandas do homem. O que vemos hoje em dia é que a própria tecnologia norteia nosso desenvolvimento.

Isso, porém, gera novas possibilidades e novos desafios aos profissionais de marketing digital, que precisam se adaptar rapidamente a todas essas mudanças.

Call tracking

E onde fica o telefone no cenário atual de dados, métricas e foco em resultados?

A tecnologia por trás da telefonia avançou muito graças aos smartphones, banda larga móvel e aplicativos, mas basicamente continuamos discando para números e falando por voz com uma pessoa do outro lado da linha, e na maioria das vezes esta comunicação não é mensurada ou monitorada.

Em muitas campanhas de marketing o número de ligações telefônicas (leads telefônicos) é o mesmo ou até maior do que o número de leads originados por outros canais.

Tecnologias de call tracking, como o PhoneTrack, possibilitam que cada ligação seja mensurada e transformada em dados, fornecendo, de forma confiável, o mesmo nível de métricas e dados que o Google Analytics, por exemplo.

Conheça algumas métricas básicas do call tracking:
Volume de ligações por anúncio ou campanha;
• Oportunidades (ligações com mais tempo de duração);
Ligações perdidas (não atendidas);
• Tempo médio da ligação por anúncio ou campanha;
• Horários de pico;
• Perfil do lead (gravação das ligações);
• Anúncio ou campanha que gerou aquela ligação (lead).

São dezenas de indicadores valiosos para qualquer empresa ou profissional que utiliza o telefone para gerar negócios e se relacionar com seus clientes. Os mais diversos segmentos, como concessionárias, hotéis, redes de franquias, universidades, bancos, indústrias, entre outros, se beneficiam das possibilidades do call tracking.

A importância das ligações telefônicas

De acordo com pesquisas realizadas pelo Google, o volume de ligações para empresas originadas de buscas mobile está crescendo em torno de 40% ao ano nos Estados Unidos. O consumidor tem percebido a vantagem de ligar a partir de um simples clique no seu smartphone e falar diretamente com uma pessoa “de verdade” no momento desejado.

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As principais reclamações dos usuários quanto ao contato por formulários eletrônicos é a demora e a frieza no atendimento. As queixas estendem-se também ao atendimento via chat, onde destaca-se a massificação e a falta de qualidade no suporte das empresas.

O contato via telefone busca resolver estes problemas.

Um lead telefônico é valiosíssimo e precisa ser conquistado em todos os detalhes. Quando entra em contato com a empresa, busca ser atendido rapidamente, de forma padronizada, por pessoas capacitadas e principalmente, conseguir resolver suas solicitações de forma simples, rápida e em uma única ligação.

Para empresas como hotéis, escolas de inglês ou academias, por exemplo, o bom atendimento pode ser a diferença entre conquistar ou perder um cliente.

Durante uma chamada telefônica é possível conhecer melhor o consumidor e aumentar o ticket médio. Esse tipo de ação é mais difícil ou mesmo inviável em outros formatos de comunicação.

E o papel da agência?

Ferramentas de call tracking possibilitam à agência entender e entregar métricas relacionadas ao telefone de forma clara e precisa ao seu cliente. Ele terá acesso a informações como gravação das ligações e indicadores de desempenho, que possibilitam o aumento da conversão, tendo como principal beneficiado o consumidor.

Os profissionais de marketing digital devem focar em:
• Direcionar campanhas para o telefone;
• Entender as principais métricas;
• Realizar testes A/B entre telefone e formulário;
• Comparar os resultados de cada campanha;
• Entender o perfil do lead telefônico.

As empresas que usam o telefone em suas vendas devem, por sua vez, dar atenção a:
Monitorar e preparar seu time de vendas ao telefone;
• Dimensionar vendedores nos horários de pico;
• Desenvolver um processo para recuperação de leads perdidos (ligações não atendidas);
• Ouvir as dores do consumidor com o objetivo de melhorar o atendimento.

Os desafios são imensos e a tecnologia tem sido essencial nesse processo. A excelência no atendimento e a satisfação do consumidor, porém, são as principais conquistas na gestão de leads telefônicos.

Postado  em  30/06/2017

Call tracking inteligente

Integração entre plataformas

Monitoramento do time de vendas

Relatórios de acompanhamento

Ferramentas para gestão de equipes

Recuperaçao de ligaçoes perdidas

Gravação de ligações

Indicadores de desempenho

Mensuração de campanhas

Conheça o PhoneTrack, uma solução inovadora de gestão e monitoramento de ligações telefônicas.


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