Depois de uma crise que abalou o setor de seguradoras no Brasil, o mercado demandou uma necessidade de reinvenção e inovação acelerada. Como resultado, o papel do telefone para seguradoras também foi impactado.
Desde então, diversas seguradoras mudaram processos e a forma de trabalhar com seguros se tornou muito menos burocrática. Dessa forma, surgiram inclusive as insurtechs – como são conhecidas as startups de seguradoras.
Sob o mesmo ponto de vista, fica evidente a necessidade do mercado de seguradoras oferecer cada vez mais uma experiência completa, segura e prática ao cliente que acompanha e demanda da tecnologia como um redutor de complexidade. Nesse meio tempo, o omnichannel tem ganho importância como uma solução inteligente de atendimento.
Em síntese, o omnichannel nada mais é do que a integração de todos os canais da empresa, envolvendo vendas, pós vendas e atendimento. Do mesmo modo, a ideia é proporcionar ao cliente o mesmo nível de experiência de atendimento com as informações unificadas em qualquer canal, seja ele digital ou físico.
O papel do telefone para seguradoras no sistema omnichannel
Ao contrário de várias expectativas, o telefone continua sendo um dos canais mais utilizados em qualquer segmento de negócio. Nesse sentido, é através de ligações telefônicas que acontecem atendimentos mais diretos, assertivos e, no caso de vendas, que convertem mais. Dessa forma, independentemente de idade, localização ou área de atuação do cliente, o telefone sempre é uma opção eficaz quando falamos de atendimento ao cliente.
Dentro do conceito de omnichannel, o telefone é uma das ferramentas-chave e ao mesmo tempo revela a importância da modernização da sua operacionalização e acompanhamento. Assim, explicamos aqui como o nosso produto pode ajudar a otimizar a estratégia de omnichannel focada em seguradoras.
Evitar furos e perdas
Com o Phonetrack você captura 100% das ligações recebidas e evita perder uma oportunidade de venda. Além disso, é possível identificar a qualidade do lead telefônico dentro do funil de vendas e atendimento, otimizando a conversão a curto prazo.
Analise o canal de forma integral
Para que a estratégia de omnichannel seja efetiva, é necessário ter métricas e indicadores claros para analisar. Por exemplo, com o Speech Analytics do Phonetrack é possível transformar ligações telefônicas em dados. Assim, a empresa consegue analisar a performance das estratégias envolvendo o telefone de forma amplificada.
Com o call tracking é possível analisar o ponto de partida dessa ligação e analisar os canais que mais convertem. Por fim, o Phonetrack entrega informações sobre a produtividade dos times de atendimento telefônico, trazendo dados para a criação de um padrão de atendimento ideal.
Telefone para seguradoras como ferramenta de aquisição de novos clientes
Quando falamos de estratégia de marketing voltada para seguradoras, é importante considerar o telefone na aquisição de novos segurados. Isso porque a pesquisa é um passo importante na escolha de uma seguradora e, com o click to call disponibilizado no Google Meu Negócio, a ligação é o destino final de mais de 30% das pesquisas no buscador.
Dentro da estratégia também é possível construir e manter a unidade na imagem da marca das seguradoras, com uma linguagem, tom e apresentação coerente em todos os canais estratégicos da marca.
A tomada de decisão para o modelo de atendimento omnichannel não é somente um passo em direção à inovação no mercado, mas também o estabelecimento de relacionamento mais saudável com os segurados. Quer saber mais sobre como o telefone pode te ajudar a ter uma experiência omnichannel? Consulte o time Phonetrack.