Os smart speakers estão ganhando cada vez mais espaço na rotina das pessoas. Por exemplo: o Google Home e o famoso “Ok google”, Alexa e o “Ei, Alexa”, a Siri da Apple ou a Cortana da Microsoft. Em síntese, todos eles são assistentes virtuais ativados por comando de voz e estão ganhando cada vez mais evidência no Brasil.
Antes de mais nada, nos Estados Unidos a tendência dos assistentes inteligentes de voz já é bem comum. Atualmente, um terço da população estadunidense já possui um dispositivo do gênero em casa.
Nesse sentido. veja como a tecnologia dos smart speakers funciona e como eles estão ganhando espaço no Brasil.
Os smart speakers são Interfaces que permitem a interação através da voz do usuário (também conhecido como Voice Users Interface). Eles funcionam combinando um complexo sistema de inteligência artificial e captura de ondas de som. Elas são convertidas através do sistema de compreensão de linguagem natural (originalmente conhecido como Natural Language Understanding – NLU). Ou seja, são diferentes tecnologias juntas em pequenos aparelhos para proporcionar uma experiência perfeita ao usuário.
Criação de uma nova base de dados
Esses aparelhos vão muito além de apenas tocar uma música ou responder sobre como está o clima na sua cidade. Em suma, os assistentes por comando de voz vêm, aos poucos, servindo como uma excelente base de dados e inteligência para aprimorar a experiência do consumidor.
Além das facilidades no dia a dia, os smart speakers têm um grande potencial de reunir informações importantes sobre o consumidor. Por exemplo: entender seu perfil, gostos, preferências e rotinas. Nesse sentido, combinando sua inteligência à estratégia de marketing, o futuro da jornada de experiência do cliente promete ser mais interativa, presente e assertiva.
Acima de tudo, as expectativas para o mercado de smart speakers são grandes. Estima-se que em breve será comum fazer compras, pagar contas e todas as facilidades que fazemos com o celular. Contudo, tudo isso com o diferencial do “hands free” ou mãos livres, permitindo mais flexibilidade e praticidade. Seja utilizando os dispositivos em casa ou no escritório.
Os recursos dos smart speakers
Existem diversas formas de explorar todos os recursos de smart speakers. Google home e Alexa, por exemplo, possuem lojas próprias de apps e features especiais para turbinar seus serviços. Veja alguns mais comuns que são apostas das empresas fabricantes:
Organização de rotina: imagine os smart speakers como assistentes pessoais. Ele pode marcar reuniões e compromissos, definir lembretes como “me lembre de ligar para minha mãe às sete da noite” e outras ações. Além disso você pode fazer listas e informar ao seu assistente toda sua rotina do dia seguinte, para que ele te ajude a lembrar;
Controle em casa: já estão chegando no Brasil diversas utilidades para a casa que se integram com home assistants. Como por exemplo lâmpadas que acendem ou apagam por comando de voz, câmeras de segurança, termostatos de ar condicionado e etc.
Comandos para TV: se você possui uma TV com chromecast e google home ou Amazon Fire TV Stick com a Alexa, pode pedir para que os dispositivos iniciem a transmitir sua série ou filme favorito direto na sua televisão.