Inteligência artificial: benefícios para o atendimento ao cliente

Quando se trata de usar a tecnologia como instrumento de crescimento para a empresa, sabe-se que existem inovações criadas a todo momento para facilitar o envolvimento da organização com seus públicos. E o mesmo acontece no processo de atendimento ao cliente.

Por isso, empresas e agências de marketing vêm adotando ferramentas de inteligência artificial para aprimorar os atendimentos por telefoneque dão um impulso na engrenagem do processo de aquisição e fidelização de novos clientes, ocasionando diretamente no aumento de vendas.

Mas você já sabe como aplicar inteligência artificial para otimizar seu atendimento? Sabe como melhorar sua relação com atendimento ao cliente e como satisfazer as necessidades da sua empresa com essa tecnologia?

Então, confira o que temos para te falar sobre inteligência artificial aplicada ao atendimento ao cliente.

Benefícios da inteligência artificial para o atendimento ao cliente

Por diversas vezes, você deve se encontrar buscando soluções que resultem em manter um relacionamento efetivo e construtivo com seus clientes, bem como tentando compreender as falhas ocorridas durante o atendimento com o objetivo de melhorá-lo futuramente.

Sabendo que, segundo dados do Google, 61% das pessoas afirmam que a ligação é a parte mais importante do processo de compra, podemos afirmar que o telefone é um canal muito utilizado para realizar vendas e fechar negócios. Assim, tendo em mente o papel do telefone no processo de relacionamento com seus clientes, sua empresa deve elaborar táticas de abordagens para melhor atendê-los e, claro, otimizar o seu processo de vendas. Esse tipo de estratégia possibilita uma maior conversão a partir de telefonemas, transformando leads telefônicos em clientes.

Nesse caso, entender como utilizar ferramentas com inteligência artificial é uma saída para aperfeiçoar a maneira como pessoas e empresas se relacionam e trazer isso para o dia-a-dia do seu negócio.

Inteligência artificial: benefícios para o atendimento ao cliente

Que as máquinas adquiriram a capacidade de aprender, com machine learning, e ajudar nas tomadas de decisão já não é uma novidade, mas deixar de aproveitar disso para otimizar as vendas pode ser um atraso para os negócios.

Mas… a inteligência artificial pode ser utilizada com ferramentas do dia-a-dia da minha empresa?

Sim! A inteligência artificial possui a capacidade de realizar leitura de dados captados pelos seus sistemas, integrando aplicativos e ferramentas que usamos diariamente. É desse modo que sistemas com inteligência artificial ajudam a classificar, processar e analisar informações de maneira mais rápida e eficiente.

Pois bem, vamos exemplificar usando o reconhecimento de voz e o sistema de speech analytics para mostrar o vínculo de ferramentas com inteligência artificial para o canal telefônico, que deve ser usado por você no relacionamento com seus clientes.

Como de costume, as ligações telefônicas são um canal utilizado na interação entre empresa-cliente. Mas nem sempre o telefone é utilizado de maneira correta. Dois simples exemplos: as chamadas não atendidas e o período de tempo que o possível cliente tem de esperar para ser atendido. Mas tudo isso pode ser mensurado e resolvido quando analisado por um sistema de processamento de dados com o propósito de compreender de maneira inteligente erros de atendimento como esses.

Bom, e como a IA vai fazer diferença no atendimento com os clientes da minha empresa?

Primeiro, você deve entender algumas das tantas funções desempenhadas por sistemas de gestão de telefonia com inteligência artificial. Algumas delas são: 

 Rastrear ligações para que possa retornar ao cliente caso a ligação não tenha sido atendida

 Calcular o tempo de espera na linha para ser atendido ou, até mesmo, o período de silêncio em uma ligação;

 Mensurar a quantidade de ligações por um determinado período de tempo;

 Realização de tarefas por comandos de voz

 Gravação de interações via telefone; 

 entre outras funcionalidades.

Com essas funções, você pode analisar o comportamento dos seus atendentes com o cliente, avaliar o que está trazendo resultados e o que deve ser mudado para que seu atendimento seja altamente satisfatório.

Sim, a inteligência artificial ajuda na simples tarefa de uma ligação telefônica e até a trazer melhorias na performance das suas vendas. É ótimo, não é?

Mas, afinal, você compreende mesmo o que é inteligência artificial e tem em mente suas abrangências? Dê uma lida nos tópicos a seguir para entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer algumas dúvidas.

|O que é inteligência artificial

De maneira simples, a inteligência artificial é a capacidade de uma máquina adquirir comportamento humano — quase como “pensar” — e tomar atitudes via softwares e outros mecanismos eletrônicos. Pode parecer ser uma novidade no mundo da tecnologia, no entanto, o termo já está circulando desde 1956 e de lá pra cá só vem sendo aprimorado.

Os computadores com inteligência artificial possuem a capacidade de processamento Big Datas — armazenagem de um grande conjunto de dados — e reconhecimento de padrões nos dados coletados para, a partir disso, organizar informações e desenvolver técnicas de aprendizado e atualizações para ampliar seu próprio conhecimento. Além disso, sistemas de inteligência artificial possuem a habilidade de cumprir tarefas específicas e correlacioná-las com os dados levantados por intermédio da experiência da máquina.

|Exemplos de inteligência artificial

A maioria dos exemplos de inteligência artificial são computadores ou aparelhos programados para realizar tarefas específicas e até mesmo diversas tarefas simultâneas. São alguns deles: 

❯ Reconhecimento de voz

❯ Carro inteligente; 

❯ Speech analytics (análise de dados de voz); 

❯ Reconhecimento de dados e padrões; 

❯ Leitura de raio-x; 

❯ Ferramenta de busca. 

Agora que você tem conhecimento das funcionalidades de ferramentas com inteligência artificial, percebe por que possuir softwares e outros aparelho inteligentes na sua empresa pode representar um grande divisor de águas na sua área de atuação?

Além de possuir diversas utilidades que podem ser implementadas para melhorar a performance de diversos segmentos de negócio, conhecer a tecnologia da inteligência artificial te mantém inteirado no que há de novo no mercado e te proporciona uma maior facilidade no modo como operar suas vendas.  

Tipos de inteligência artificial

Hoje em dia, a tecnologia da inteligência artificial tem sido bastante utilizado em atendimento telefônico para reduzir o cancelamento de serviços e fidelizar clientes, graças à combinação dos dois tipos de inteligência artificial no mercado:

❯ Convencional: sistemas criados baseados na análise do comportamento humano em diversas situações e suas respostas diante de vários problemas. São capazes de tomar decisões, criar soluções a partir de conhecimento prévio e tem autonomia para a resolução de determinados problemas; 

❯ Computacional: sistemas inteligentes desenvolvidos com a capacidade de imitar comportamentos humanos. Comportamentos tais quais: aprendizado, percepção e aprimoramento a partir de análise de dados.

Pois bem, agora podemos compreender que a inteligência artificial — uma tecnologia tão inovadora e de longo alcance — pode, sim, estar presente no ambiente empresarial.

Além de facilitar e ajudar no processo de vendas e nas estratégias utilizadas no dia-a-dia do negócio, a inteligência artificial também agrega nos processos de relacionamento e atendimento ao cliente a partir de índices e dados coletados em diversas fontes.

E aí, já pensou em outras maneiras para utilizar inteligência artificial nos seus processos de atendimento ao cliente?

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