O omnichannel nunca foi tão necessário para estratégias de comunicação, marketing, branding ou performance. O foco no cliente deve estar em todos os lugares. Claro que, de forma adaptada a cada canal, mas a questão aqui é: sem uma estratégia omnichannel definida e que se aproveite todos os canais possíveis, a sua empresa está fora do mercado.
Parece drástico falarmos dessa forma, mas a verdade é que quem marca presença, conquista clientes. Quem tem diferenciais, conquista mais clientes.
Hoje, vivemos em uma época em que precisamos criar diferenciais para nos destacarmos da concorrência. E uma das formas de fazer isso é investir na criação de uma jornada de consumo centrada no cliente.
Para isso, você precisa abusar das estratégias omnichannel, aproveitando as possibilidades que existem para a divulgação da sua marca.
Possibilidades estratégicas para a sua empresa
De forma geral, ter uma estratégia omnichannel é contar com uma visão 360º sobre a possibilidade de divulgar o seu produto ou serviço. Ou seja, é necessário pensar nos diferentes canais que você precisa estar presente para conseguir atingir o seu público de uma forma realmente eficaz e que esteja focada em atender os seus clientes da melhor forma possível.
Sendo assim, existem inúmeros canais que você pode utilizar na estratégia (claro, é válido fazer uma pesquisa sobre quais meios o seu público utiliza para entender onde investir):
- Redes sociais.
- Mídia online (Facebook Ads, Google Ads).
- Mídia programática.
- Televisão.
- Rádio.
- Revistas.
- Portais de notícias.
- Telefone…
Estar presente tanto no ambiente digital, quanto no ambiente “real”, é primordial para uma estratégia omnichannel. Afinal, estamos vivendo no mundo “fisital”, onde precisamos pensar nessa divisão entre mundo físico e mundo digital de maneira integrada.
Mas o que queremos deixar claro aqui é: existem possibilidades de investimento em diversos canais! Para que você realmente apareça para o seu público, a visão 360º é imprescindível.
Não esqueça do telefone!
- Quem anda sem celular hoje em dia?
- Quem nunca ligou para uma empresa para tirar dúvidas sobre algo que realmente estava interessado?
O telefone faz parte do nosso dia a dia. Ter uma visão omnichannel e ainda assim esquecer desse canal nas estratégias de marketing torna a sua visão falha.
O canal telefônico ainda é, e será por muito tempo, uma das principais formas de comunicação do seu cliente com a empresa. Isso mostra o quanto é importante investir no telefone em uma estratégia que realmente esteja focada na jornada do cliente.
Existem inúmeras situações que podem fazer com que o seu cliente entre em contato através do telefone:
- Solicitar mais informações sobre o seu produto ou serviço.
- Fazer alguma reclamação sobre a sua marca.
- Solicitar endereço.
- Pedir por indicações relacionadas ao seu produto ou serviço.
- Entre diversos outros motivos…
Percebe o quanto cada uma dessas ligações, podem gerar oportunidades diferentes para o negócio? Até mesmo as ligações de reclamação podem se tornar oportunidades para conhecer as falhas no que você está vendendo.
E o canal telefônico pode estar presente em todas as etapas da jornada do consumidor. Desde quando ele conhece a sua marca, até o pós-venda!
Além disso, o telefone para alguns segmentos, como imobiliárias, seguradoras e até mesmo o setor automotivo é uma das principais ferramentas de vendas. Ou seja, para ter uma estratégia omnichannel completa, o telefone precisa estar incluído no processo de alguma forma.
Conheça a Loupen, nossa parceira especialista em jornada Omnichannel, e converse com a equipe!
Prepare-se para criar a sua estratégia!
Agora você já consegue se preparar melhor para criar uma estratégia omnichannel. Não é fácil pensar nos melhores canais e fazer uma pesquisa de onde o seu público está presente, mas é muito importante começar a ter essa visão mais geral sobre onde a sua marca deve estar, para realmente conseguir aparecer para o seu público.
E lembre-se: não esqueça de incluir o telefone na sua estratégia para realmente ter uma visão 360º e aproveitar as oportunidades que o canal pode oferecer ao seu negócio.