Comprovar resultados com as ações de marketing ainda é um bicho de sete cabeças, só porque existem diversos tipos de relatórios de marketing digital e isso dificulta ainda mais o caminho a seguir. A gente resolveu dar uma mãozinha para você e apontar um norte: hoje, você vai entender como fazer um coerente relatório de marketing digital.
Afinal, são diversas métricas para analisar e acompanhar, mas nem todas são relevantes para incluir no seu relatório. Concorda?
Então, veja possibilidades para montar um relatório de marketing digital que te ajude a avaliar seus resultados e, desse modo, orientar suas próximas estratégias.
Relatório de marketing digital: como fazer e analisar resultados
Sabendo que seu relatório de marketing digital deve comprovar que o investimento em marketing traz resultados, além de fornecer informações para tomada de decisões, o relatório precisa ser produzido com periodicidade.
A periodicidade do relatório de marketing digital é definida conforme o segmento de atuação da empresa. Mas, independentemente do segmento, seu relatório precisa conter dados relevantes para você e importantes para seus superiores.
Por isso, para realizar o relatório é preciso conhecer metas e objetivos do negócio. Assim, você saberá quais indicadores mensurar e como apresentar seu relatório de marketing digital.
Uma maneira para definir as melhores métricas, conforme os objetivos específicos do negócio, é a metodologia S.M.A.R.T. Fique tranquilo, o método é bastante simples e ajuda muito! Com a metodologia, você, certamente, encontrará uma das metas que elencamos no próximo tópico.
Trouxemos 4 exemplos de relatórios de marketing digital. Saiba qual vai ser o melhor para suas estratégias.
Tipos de relatórios de marketing
A ❙ EXPOSIÇÃO DA MARCA
❯ Objetivo: aumento do número de pessoas que conhecem uma marca e medir o alcance da empresa.
Relatórios de marketing digital com esse objetivo precisam incluir curtidas nas redes sociais e as buscas feitas no Google, por exemplo.
B ❙ GERAÇÃO DE LEADS
❯ Objetivo: ações que gerem cadastros que depois são convertidos em vendas.
Métricas de Google Ads, Facebook Ads e até de entrega, abertura e cliques nos e-mail disparados precisam ser incluídos no seu relatório de marketing digital.
C ❙ VENDAS
❯ Objetivo: vender mais.
Indicadores como ROI, lead score, abandono de carrinho e CAC certamente deverão estar no seu relatório de marketing digital.
D ❙ FIDELIZAÇÃO
❯ Objetivo: relacionamento com clientes.
Dependendo dos seus canais, métricas como compartilhamentos nas redes, retorno de visitantes, assinatura de newsletter e o ciclo de vida do seu cliente (Life Time Value) são importantes para incluir no seu relatório de marketing digital.
Como analisar os resultados
Baseados nos tipos de relatório, podemos dizer que cada um desses relatórios de marketing, com ações focadas em marketing digital, precisam ser analisados de maneira diferente.
Entenda com as tabelas abaixo como você poderá analisar se seus resultados estão coerentes com os objetivos do negócio:
|EXPOSIÇÃO DA MARCA
|GERAÇÃO DE LEADS
|VENDAS
|FIDELIZAÇÃO
As tecnologias digitais não param e, consequentemente, os dados para análise também não param. Vamos ver um exemplo de novas métricas que podem ser incluídas no seu relatório de marketing digital?
Exemplo de relatório de marketing digital
O termo “relatório de marketing digital” pode abranger métricas muito diversas, de canais bastante diferentes, como você pôde observar nas tabelas acima.
Nós propomos que este artigo te apontaria uma direção para ajudar na produção dos seus relatórios de marketing digital e, por isso, vamos te apontar para a última tecnologia no que diz respeito à métricas: inteligência de voz.
No fim das contas, toda e qualquer empresa interage com seus clientes. Certo? Independentemente do segmento e objetivos de negócio, você poderá utilizar uma ferramenta de inteligência de voz. Plataformas com a tecnologia de speech analytics monitoram todas ações de campanhas de marketing, incluindo ligações telefônicas.
Com um software de speech analytics, você mensura até leads telefônicos; verifica qual mídia digital ou offline originou a chamada, cruza dados com sistemas CRM para conhecer outras ações do lead telefônico, e não para por aí: todo tipo de interação é mensurável por softwares de speech analytics.
A inteligência artificial por trás de alguns softwares de speech analytics reconhece em tempo-real a fala do lead e informa variações de humor e palavras-chave em cada interação com o cliente.
Métricas geradas com speech analytics são essenciais para verificar oportunidades de vendas que suas campanhas de marketing digital geraram, rastrear de onde seus leads vieram e identificar as necessidades de cada persona.
Se você está realmente interessado em comprovar o ROI das suas ações de marketing, além de entregar informações relevantes para tomada de decisões, é preciso considerar que o seu relatório de marketing digital mostre indicadores coerentes com os objetivos do negócio. E nada mais coerente do que acompanhar o que os próprios clientes acham.