Você já ouviu falar em números máscara? Trata-se de um recurso dos mais interessantes para fazer a gestão de leads telefônicos em estratégias de marketing digital.
Isso porque, com o uso dessa ferramenta, é possível praticar o que chamamos de call tracking, uma tecnologia desenvolvida para gerenciar contatos telefônicos das empresas.
Já começou a fazer a gestão das suas ligações e converter o lead telefônico em venda? Não? Comece agora e veja a diferença!
Com os números máscara, você evita as rejeições de chamadas e também consegue mensurar a efetividade das suas campanhas de marketing. Quer saber como tudo isso acontece? Então, basta prosseguir a leitura!
Números máscara: entenda o que são e a sua importância
Que atire a primeira pedra quem nunca rejeitou uma chamada recebida no celular com um número “estranho” ou sem identificação.
Muitas pessoas simplesmente não atendem chamadas assim por pensarem que se trata do “mau telemarketing”, que liga para os usuários de forma aleatória para oferecer produtos ou serviços que eles não manifestaram interesse.
No entanto, existem situações em que os próprios usuários preencheram formulários ou cederam de alguma forma o contato telefônico para a empresa, desejando receber uma ligação para ter mais informações sobre um produto ou serviço.
Para evitar rejeições, em casos assim, é indicado o uso de números máscara. Como o próprio nome sugere, o número da linha telefônica do call center é “mascarada”.
Na prática, você liga para os usuários da mesma linha, mas cada pessoa poderá ver um número diferente na tela do celular. Isso porque o número pode ser personalizado, para que tenha o DDD regional de cada usuário, por exemplo.
É fato que as pessoas preferem atender ligações de números que são mais parecidos com o que elas estão habituadas a ver no dia a dia. Por isso, ter números máscaras com diferentes DDDs é importante para reduzir as taxas de rejeição.
Além disso, os números máscara também servem para mensurar os resultados em estratégias de marketing. Falaremos mais sobre isso, a seguir.
Mensurando os resultados das estratégias de marketing digital por meio do call tracking
Como comentamos, as estratégias de call tracking, por meio dos números máscara, são uma excelente forma de mensurar as estratégias de marketing digital. Quer entender como? Nós explicamos!
As formas de fazer anúncios publicitários, hoje em dia, são muitas, não é mesmo? Por isso, os departamentos de marketing e as agências de propaganda devem buscar meios para identificar o que traz mais resultados para a empresa.
Vamos imaginar que você é o responsável pelo gerenciamento de anúncios de um creme de beleza. O produto é anunciado no Facebook, no Instagram, no Google Ads e no espaço para merchandising de um programa de TV.
Você precisa saber quais desses canais está atraindo mais leads, para que possa intensificar ou direcionar melhor os investimentos nas mídias mais lucrativas.
Nesse caso, o uso de números máscara é uma excelente opção. Isso porque você pode criar um número de telefone diferente para cada mídia. Ou seja, quem visualizou o seu anúncio no Facebook ligará para um contato, quem viu na televisão ligará para outro e assim por diante.
Dessa forma, será possível analisar relatórios e verificar qual mídia está trazendo mais resultado. Se o marketing digital estiver sendo mais lucrativo que os anúncios na mídia tradicional, por exemplo, podem ser melhorados os investimentos na publicidade online.
Outros benefícios do call tracking para empresas
Usando números máscara, as estratégias de call tracking também possibilitam outros benefícios para as empresas. Veja, a seguir, os principais!
Gerenciamento de ligações não atendidas
Os relatórios de call tracking permitem que você saiba quais ligações não foram atendidas no seu call center.
Assim sendo, é possível retornar as chamadas para essas pessoas, que podem ter visualizado seus anúncios e se interessado pelos seus produtos, mas que por qualquer motivo não foram atendidas.
Picos de ligações
Ao adotar as estratégias de call center, você poderá saber em quais dias da semana ou horários há um maior pico de ligações.
Assim, poderá se preparar melhor, deixando mais atendentes no call center naquele horário e evitando que as chamadas não sejam atendidas por falta de mão de obra, por exemplo.
Mensuração do tempo de ligação
Também é possível usar os relatórios de call center para mensurar o tempo de ligação, ou seja, saber quantos minutos cada usuário ficou falando com o atendente.
Isso é importante para verificar a competência da equipe e ter uma média de quanto tempo leva para que um lead telefônico se converta em cliente.
Gravação de chamadas
As plataformas de call tracking também conseguem gravar chamadas, para que os gestores possam ouvir posteriormente e identificar padrões de atendimento.
As gravações possibilitam capturar dados, analisar as conversas e até mesmo analisar as habilidades de cada vendedor ou atendente que atua no call center.
Transcrição das chamadas
Por meio de uma tecnologia chamada de Reconhecimento Automático de Voz, as plataformas de call tracking conseguem transcrever as ligações. Ou seja, as chamadas de voz são escritas em formato de texto.
Isso é bastante útil para fazer pesquisas de termos-chave e até mesmo buscar insights para a produção de pautas em estratégias de marketing de conteúdo. Afinal, você terá à disposição verdadeiros relatórios com as necessidades, anseios e dúvidas dos seus leads.
Viu como usar números máscara e outros recursos do call tracking pode ser útil para a sua empresa. Por isso, não deixe de considerar esse tipo de estratégia e aperfeiçoar ainda mais o desempenho do seu time de marketing.
A Phonetrack é especialista no assunto e pode ajudá-lo a implementar números máscaras. Entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho.