A explosão de smartphones, tablets e computadores nas últimas décadas fez com que os indivíduos estivessem mais conectado do que nunca. Isso permitiu que profissionais de marketing digital monitorassem e coletassem informações a cada etapa do funil de vendas. Tudo isso é possível a partir do digital analytics.
Ao mesmo tempo, a evolução da tecnologia na nuvem e o aumento da capacidade de processamento de computadores conectados a redes velozes fez com que a coleta de dados ficasse mais fácil para os negócios.
A quantidade de dados disponível é sem precedentes, mas quão útil eles são? Acompanhe as respostas no post!
Afinal, o que é digital analytics?
Digital analytics engloba a coleta, medição, análise, visualização e interpretação de dados digitais ilustrando o comportamento dos usuários em websites, em dispositivos e em aplicações mobile.
Um importante componente da inteligência digital, o digital analytics permite que marcas e donos de sites entendam como suas páginas e aplicativos estão sendo encontrados e usados.
Ao usar dados da analítica digital, companhias podem otimizar a experiência do consumidor em seus domínios e também melhorar o ROI do marketing, oferta de conteúdos e a performance geral dos negócios.
Dados coletados por digital analytics
Existem vários componentes no digital analytics. Dados quantitativos (falaremos mais deles adiante), que são dados que podem ser contados e medidos, já estão sendo extraídos por muitos anos com ferramentas como o Google Analytics.
Mais recentemente, dados qualitativos estão sendo colhidos agora por meio de aplicativos mobile, sistemas de vendas online, sistemas de gerenciamento de clientes e até de consoles de videogames.
Dados qualitativos respondem o porquê das coisas e essas informações não são numéricas. A partir desses dados, negócios podem aprendem mais sobre as necessidades dos consumidores e se a empresa está apta a responder a esses desejos.
Medindo os objetivos do negócio
Medir os resultados desejados é um dos passos mais importantes ao implementar digital analytics e isso deve ser feito antes de usar qualquer ferramenta como o Google Analytics ou call tracking. Você deve coletar dados do seu site, mas é irrelevante ter informações que não são importantes para as metas da empresa.
Para determinar os objetivos para um negócio, você deve criar primeiro um plano de métricas para sua companhia. Isso irá determinar qual é o objetivo principal e como medir os resultados.
Não é aconselhável pular esse passo, pois informações importantes são descobertas quando os objetivos e resultados estão estabelecidos. Existem cinco objetivos comuns para negócios no ambiente online:
Objetivos de negócio > Resultados mensuráveis
Sites de e-commerce > vender produtos ou serviços
Geração de leads > coletar informações de usuários para o time de vendas
Publicação de conteúdos > encorajar engajamento e visitas frequentes
Sites de suporte ou informativos > ajudar usuários a achar informações que precisam
Branding > conseguir visibilidade, engajamento e lealdade
Existem algumas ações básicas, como preencher formulários de contato ou adquirir algo, que usuários tomam em sites de empresas ou aplicativos. Pelo fato dessas ações estarem ligadas aos objetivos de negócio, nós contamos elas como conversões.
Ao determinar seus objetivos comuns de negócio para o seu site, você conseguirá medir melhor seus resultados em direção ao sucesso.
O que são dados qualitativos e quantitativos?
Dados quantitativos
Ao olhar para as visualizações de página e rastrear o comportamento, nós podemos enxergar o engajamento acontecendo em sua página. Um carregamento de página, um link clicado, uma saída, a quantidade de ligações realizadas pelo site etc, são todos coisas que você pode contar de maneira objetiva.
Dados qualitativos
Esses dados ajudam analistas a identificar as razões por trás de mudanças e tendências e foca em perguntar para a audiência diretamente sobre coisas que os dados quantitativos só podem sugerir.
Alguns exemplos são: pesquisas de consumo, mapas de calor, review, análise de ligações e notas de usuários e feedback em chats online. Todos esses métodos nos ajudam a entender melhor a experiência do usuário.
Por mais que seja notoriamente mais intensivo trabalhar com esse tipo de informação, seu valor é extremamente alto.
Por exemplo, logs de chats ao vivo podem indicar leves perguntas são mais valiosas que vendas online por conta da oportunidade do vendedor de fazer a venda cruzada de um produto mais lucrativo. Isso pode te informar como atingir seu público-alvo e medir o sucesso de suas campanhas.
Qual a importância do digital analytics?
Bom, agora que você sabe o que é digital analytics, vamos ver por que começar a usá-lo.
Entendimento do consumidor
Dados são essenciais para entender como sua audiência pensa. Dessa forma, as análises do marketing digital podem construir a demografia do seu consumidor. Na maioria das vezes, os dados podem te dar uma figura completa da sua persona, incluindo idade, localização, gostos e desgostos.
Ter esses dados em mãos pode ser extremamente benéfico para qualquer companhia, uma vez que eles possibilitam decidir qual será o marketing para cada demografia e permitem acessar as emoções das pessoas.
Melhor posicionamento de mercado
Os dados das campanhas de marketing digital podem ajudar os negócios a se posicionarem melhor no mercado frente a seus consumidores. As análises de dados pode ajudar a identificar o sucesso de uma campanha, por que e como o público interagiu com ela.
Uma vez que as informações são analisadas, elas podem auxiliar a refinar e melhorar as campanhas. Ou seja, o momento melhor de divulgação, quantas vezes um anúncio é exibido, se as redes sociais têm mais engajamento do que uma newsletter, etc.
Assim, você elimina gastos, já que você sabe quais canais estão funcionando e quais precisam melhorar ou serem cortados.
Previsões de comportamento
Quando os dados estão sendo analisados, eles também permitem o uso de análises preditivas, dando aos negócios a habilidade de tomar decisões data driven sobre qual mercado atacar e quando.
Digital analytics pode inclusive ajudar a predizer futuras tendências para o mundo online, principalmente no que diz respeito às redes sociais. Já que tendências aparecem rapidamente, empresas podem olhar para o que sua audiência está compartilhando e falando sobre e, com isso, indicar padrões sobre o que pode ser a próxima “bomba” do mercado.
E então, gostou de saber da importância do digital analytics para seu negócio? Que tal compartilhar suas ideias com a gente? Deixe seu comentário abaixo!
GuestPost escrito pelos parceiros da iClips