O que é call tracking?

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Você já sabe o que é call tracking, certo?

Mas sabe como essa tecnologia, de fato, funciona? E como pode ajudar a otimizar seu budget nas campanhas de mídia ou até mesmo justificar para seu gestor ou seu cliente (se você for de uma agência de marketing), como o investimento feito em marketing digital, por exemplo, está trazendo mais vendas?

Então, se ajeite aí na cadeira e, com este artigo que preparamos para você, tire de uma vez por todas suas dúvidas sobre o que é call tracking!

Contextualizando: atualmente, talvez mais que nunca, comprovar que o investimento do marketing em determinada mídia traz resultados para uma campanha de publicidade é um fator indispensável para as empresas. Por isso, a precisão da tecnologia de call tracking vem sendo bastante requisitada por agências de publicidade e marketing e organizações focadas em melhorar a performance de seus negócios.

Muitos mercados que investem em mídias online, e até mesmo em mídias offline, ficam sem saber se estão investindo sua verba de marketing de maneira correta, ou seja, se suas campanhas estão gerando mais clientes de fato. E muitos desses negócios dependem de um canal de comunicação fundamental para transformar público de interesse em potenciais clientes: o telefone.

As ligações entre pessoas estão diminuindo muito, mas uma pesquisa da norte-americana Bia/Kelsey, consultoria especializada em pesquisa de mercado, revelou que, até 2020, 180 bilhões de ligações telefônicas serão realizadas para empresas, com o potencial de gerar cerca de 1 trilhão de dólares em negócios.

Pois a facilidade de procurar algum produto ou serviço em plataformas de busca, como o Google, e entrar em contato com a empresa que o vende apenas clicando no número de telefone que aparece no resultado da pesquisa tem se revelado um importante conversor de vendas.

Nesse mesmo sentido, faz tempo que o Google afirma que:

  • 70% das pessoas que fazem buscas via dispositivos móveis realizam ligação a partir dos resultados encontrados;
  • Mensalmente, mais de 40 milhões de chamadas são feitas diretamente dos anúncios;
  • A simples presença de um número de telefone para contato nos anúncios do Google influenciaram positivamente a percepção dos clientes sobre a marca.

Novamente, a própria Bia/Kelsey apontou uma razão importantíssima para ficarmos atentos a esses dados: os usuários mobile estão mais predispostos a fechar negócios. Pois quando alguém procura serviços em determinada região, é porque precisa adquiri-lo exatamente no momento da pesquisa.

Os negócios que mais têm se beneficiado diretamente dessa estratégia de divulgação são os mercados de:

  • Serviços (69%);
  • Automotivo (60%);
  • Tecnologia (51%);
  • Viagem e turismo (49%);
  • Financeiro (44%);
  • Varejo (37%).

E o que todos esses dados nos dizem?

Bom, eles gritam: LEADS DE QUALIDADE ESTÃO CHEGANDO PELO TELEFONE!

Claro que todos esses dados também dizem o quanto o telefone ainda é um canal extremamente importante para os negócios, tendo em vista todas as tecnologias mobile, o novo perfil de consumidores e as integrações de ferramentas online.

Quer entender melhor a transformação digital que vai mudar totalmente e que já está revolucionando os departamentos de marketing e equipes de vendas?
Leia mais em: Transformação digital: como serão marketing e vendas no futuro (ou será no presente?).

Com todas essas informações, você se convenceu que não dar a devida importância às ligações telefônicas pode ser um verdadeiro tiro no pé daqueles que vendem serviços ou produtos?

Pois bem, como o telefone, comprovadamente, ainda é um canal extremamente importante para as vendas, não dá para dispensar as ligações telefônicas feitas para sua empresa. Concorda? Afinal, elas geram mais vendas. E daí vem a necessidade primordial de fazer uso das ferramentas de call tracking.

É justamente aqui, neste artigo, que vamos mostrar para você como o sistema de call tracking pode trazer resultados altamente positivos para os seus negócios. Pronto para entender?


O que é call tracking?

O que essa tecnologia significa, não é mesmo?

Antes de mais nada, o call tracking é um sistema que permite identificar quais as campanhas de mídia estão originando ligações para a sua empresa. Desse modo, baseados nos dados que lemos até aqui, podemos afirmar, sem medo de errar, que um software de call tracking permite identificar e mensurar quais campanhas de mídia estão trazendo mais vendas para a sua empresa.

Vamos a um exemplo?

Vamos supor que a sua empresa, em Rondônia, que vende grãos de café importados da América Central esteja entrando no mercado nacional e identificou que, para aumentar suas vendas no país, precisa investir mais fortemente em publicidade.

Ela contrata uma agência de performance para implementar essas campanhas, e investem metade do orçamento para divulgação em marketing digital, como anúncios pagos e postagens impulsionados no Facebook e Instagram e a outra metade com publieditoriais em jornais das principais capitais do Brasil.

Durante a primeira semana da campanha, a empresa recebeu diversos e-mails e formulários solicitando orçamentos, enquanto também recebeu diversas ligações pedindo informações sobre o produto. As dúvidas que chegaram por telefone foram sanadas na hora e metade dessas ligações se tornaram vendas. Já com relação aos e-mails e formulários, quando respondidos, supomos que a maioria não converteu em vendas.

Será que é válido manter essa estratégia para o mês seguinte? Quem ligou para a empresa viu o telefone em quais mídias? Se o telefone gerou mais vendas, como potencializar o investimento nas mídias que geraram mais ligações? Pode ser que uma única mídia tenha gerado a maioria das ligações. 

Pois bem, com os dados coletados pelo software call tracker, você consegue focar estratégias de marketing que realmente geram negócios, pois poderá reconhecer facilmente as mídias que geram mais ligações para sua empresa, identificar até as palavras-chave que originam mais ligações, suspender aquelas campanhas que não trazem conversões.

E como o call tracking ajuda com esses fatores?

Bom, um software de call tracking permite a atribuição de um número de telefone exclusivo para cada campanha de marketing que você pode usar em diferentes canais. Desse modo, quando um lead é impactado por uma campanha e clica no anúncio para ir para o site da empresa, o número de telefone é alterado automaticamente para o número exclusivo dessa campanha. Então, se o lead decidir ligar, é nesse momento que sabemos qual campanha originou essa ligação.

As principais funcionalidades de sistemas call trackers são:

  • → Saber quais campanhas de marketing estão gerando mais ligações telefônicas;
  • → Quais ligações geradas por campanhas não foram atendidas;
  • → Qual o dia da semana que mais recebe ligações e qual o horário de maior pico de ligações;
  • → Notificação automática de ligações perdidas, por SMS e e-mail;
  • → Gravação das ligações e transformação dela em dados para facilitar a analise do time de vendas ou atendimento;
  • → Tempo de ligação, com indicativo do tempo médio de cada ligação telefônica;
  • → Integração com sistemas de análise e gestão do relacionamento, como CRM.

Isso mesmo que você leu! Integração com CRM e sistemas de automação de marketing. Afinal, o call tracking é um software direcionado para a otimização das suas campanhas de mídia e, consequentemente, para o aumento da conversão de leads para as empresas.

Quer saber como as integrações potencializam ainda mais os recursos dos softwares de call tracking? Continue a leitura.

Integrações possíveis com os softwares de call tracking

O PhoneTrack, nosso software de call tracking, é a plataforma mais completa do Brasil, com diversas integrações de ferramentas que podem ser acessadas diretamente na conta do cliente.

O PhoneTrack busca integrar as principais ferramentas que estão no mercado e facilitam o dia a dia da sua empresa, permitindo aos seus agentes que acompanhem os detalhes das ligações telefônicas em ambientes que eles já estão acostumados a usar.

Hoje, disponibilizamos 12 tipos de integrações que fazem toda a diferença em tomadas de decisão para sua empresa, e até mesmo para os departamentos de marketing e equipes de vendas. Assim, suas ligações e dados dos seus leads podem estar disponíveis internamente em ferramentas como:

|Google Analytics

Os dados gerados pelas chamadas recebidas são analisados no Analytics jjunto das demais métricas do site, o que torna tais análises mais ágeis e ainda mais completas;

|Google Adwords

Conectando o clique no anúncio pago à ligação recebida, cria-se um fluxo ininterrupto de dados, permitindo que as conversões geradas sejam visualizadas diretamente no Adwords;

|Zapier

Essa ferramenta automatiza ações entre diferentes aplicativos de web. Com a integração, os dados das chamadas telefônicas podem ser enviados para centenas de aplicações, como Google Sheets, Slack, Salesforce, entre outros;

|RD Station

Toda ligação recebida pela empresa gera um novo contato na base de dados da plataforma RD. Se o lead já estiver cadastrado, ele é reconhecido como conversão e caso ele não esteja cadastrado , se torna um novo lead;

|Sharpsring

Na integração com o PhoneTrack essa ferramenta cria contatos e envia eventos das ligações, informando em que estágio do funil ele está, de qual campanha ele veio, o dono do lead além de outros atributos;

|Lahar

A integração com esse software de automação de marketing torna possível enviar como leads os dados das ligações telefônicas, agrupando-as em estágios específicos do funil, o que facilita e auxilia na segmentação e personalização de campanhas;

|Pipedrive

Quando integrados, durante as ligações, os dados coletados pelo PhoneTrack aparecem diretamente no painel do Pipedrive, incluindo os dados de clientes já cadastrados no Pipedrive;

|Hubspot

Todas as chamadas são sincronizadas nas duas plataformas, possibilitando a identificação de leads já cadastrados e a inclusão de novos;

|Agendor

Os leads telefônicos recebidos pelo PhoneTrack são redirecionados para o Agendor automaticamente para registrar um novo negócio, e os contatos já existentes são utilizados pela plataforma para exibir suas informações;

|Websites e landing pages

É possível substituir, automaticamente, os números de telefone de suas páginas na web pelos números do PhoneTrack sem a necessidade de alterações no website atual;

|API

Com essa integração é possível obter as informações relacionadas às ligações, as estatísticas sumarizadas de campanhas e anúncios diretamente nos dashboards internos da sua empresa, como ferramentas CRM ou ERP;

|Webhook

Esse método para desenvolvimento web permite enviar todos os dados relacionados às ligações para o seu negócio logo após elas acontecerem. Com essa integração, um evento é enviado ao fim da ligação via método POST, no formato JSON, o que permite o processamento das informações pela empresa.

Já imaginou como esses dados relacionados podem ajudar você estrategicamente até em suas tomadas de decisão, que agora poderão se basear em dados altamente precisos, integrados e confiáveis?

No sentido mais prático do dia a dia, algumas dessas integrações podem ajudar a reestruturar totalmente sua equipe comercial para que ela se torne mais focada nesse canal de vendas que, como já vimos, converte os leads mais quentes do mercado.

Outras vantagens que os softwares de call tracking trazem, junto dessas integrações (claro), temos:

Reduzir o custo de aquisição de clientes;

Monitorar a equipe comercial de forma mais efetiva;

Melhorar a eficiência das campanhas de publicidade;

Analisar indicadores de desempenho para aprimorar as tomadas de decisão;

Obter dados para fundamentar as tomada de decisão;

Detectar novas oportunidades de vendas;

Ter clientes melhor atendidos e mais satisfeitos;

Qualificar continuamente o time de vendas;

E muito mais que você se permitir imaginar!

→ Quer aprender mais sobre como o canal telefônico pode ajudar no treinamento da sua equipe de vendas?
Leia mais em: Como o telefone pode se tornar seu melhor amigo no treinamento da equipe de vendas.

Ficou assustado e/ou impressionado com as inúmeras possibilidades de análises que os softwares de call tracking podem trazer para sua empresa?

Pois se segure e não se preocupe! Porque os recursos disponíveis pelos sistemas de call tracking, como a plataforma do PhoneTrack, estão aqui para ajudar você nessa empreitada de incremento ao seu negócio.

Como já aprendemos neste artigo, o sistema de call tracking foca a otimização do investimento em campanhas de mídia e o aumento da conversão de leads em vendas, claro.

→ Quer colocar em prática parte do que você aprendeu neste artigo e conseguir mais leads para sua empresa?
Baixe nosso ebook: Guia prático para sua empresa gerar mais leads telefônicos.

Um software call tracker realiza a gestão, a mensuração e o rastreamento das ligações telefônicas recebidas por sua empresa. Todas essas chamadas geram dados e informações extremamente valiosas para a tomada de decisões determinantes tanto para o equilíbrio quanto para o crescimento de empresas.

Em palavras bem simples, podemos dizer que o call tracking funciona assim:

  1. Cada anúncio da sua empresa recebe um número de telefone;
  2. Um possível cliente vê sua publicidade e liga para o telefone divulgado no anúncio;
  3. Sua empresa recebe normalmente essa ligação;
  4. O software de call tracking armazena todas as informações de quem originou a chamada e grava a ligação;
  5. As ligações ficam disponíveis para serem ouvidas;
  6. Você acessa diversos dados estatísticos referentes às ligações recebidas e até mesmo as ligações perdidas.

Em outras palavras, um pouquinho mais complicadas, podemos exemplificar que o sistema de call tracking funciona dessa maneira:

  1. O PhoneTrack fornece números virtuais exclusivos (troncos digitais) para cada mídia que a sua empresa venha a anunciar;
  2. Também incluímos um script no seu site para identificar a origem das chamadas telefônicas;
  3. Redirecionamos as ligações para o telefone original da sua empresa (tronco principal);
  4. As ligações recebidas podem ou não ser gravadas, para que sejam ouvidas posteriormente;
  5. Por meio do software você poderá saber quais mídias originaram as ligações recebidas por sua empresa;
  6. Todas as chamadas geram relatórios com a quantidade das ligações realizadas para seus números de telefone virtuais, com os dados demográficos de quem ligou, horário das ligações e até dados das ligações não atendidas.

Algumas perguntas você pode responder usando um software de call tracking:

  • Quantas ligações são recebidas por dia?
  • Qual o tempo médio de duração das ligações recebidas?
  • Qual o dia da semana e o horário de maior pico de ligações recebidas?
  • Quantas vezes um lead liga para sua empresa?
  • Quantas ligações são oportunidades de vendas?
  • Quantas ligações são perdidas?
  • Quantas ligações perdidas o time de vendas retorna?
  • Quanto tempo sua equipe está falando ao telefone?
  • Como está a qualidade de atendimento das ligações recebidas?
  • As ligações recebidas fora do horário de expediente são monitoradas?
  • Qual é o melhor dia da semana para gerar negócios pelo telefone?
  • Quem fala mais em uma ligação, o vendedor ou o lead?
  • Quanto tempo um lead aguarda na linha para ser atendido?
  • Seu vendedor segue o script de vendas corretamente pelo telefone?
  • Qual campanha de marketing gera mais ligações?
  • Qual é o setor mais procurado em sua empresa?

Vamos a um exemplo para ilustrar todas essas informações?

Pois bem, voltemos ao exemplo da empresa de Rondônia, que vende grãos de café importados da América Central. Agora vocês identificaram que para aumentar suas vendas no país precisam investir mais fortemente em marketing digital.

A agência de marketing que você contratou para implementar uma nova campanha identificou que a melhor estratégia para sua empresa é começar fazendo anúncios pagos no Google e impulsionar postagens no Facebook e no Instagram.

Essa agência, que trabalha com a plataforma do PhoneTrack, faz diversos posts impulsionando conteúdos nessas mídias sociais, no período de um mês. Como eles fazem uso do software de call tracking e querem mostrar resultado para sua empresa, porque querem fidelizar você como cliente, na segunda semana de impulsionamento de posts a agência apresenta um relatório comprovando que os anúncios no Google estão gerando muitas ligações por dia para sua empresa.

No relatório eles mostram que a maioria das chamadas telefônicas para sua empresa estão vindo de São Paulo e são ligações feitas por volta das 18h —  a sua empresa fecha às 17h todos os dias. Somente com esses dados, coletados em duas semanas, você e a agência que contratou já podem tomar quatro decisões importantíssimas:

  1. Alterar ou estender o horário do responsável pelas vendas;
  2. Ligar para os números de telefone que não foram atendidos;
  3. Investir mais no mercado de São Paulo;
  4. Investir mais em anúncios pagos no Google e reduzir ou cortar o impulsionamento de posts nas mídias sociais.

Agora, sim, ficou claro como o sistema de call tracking funciona e pode ser um fator decisivo para sua a empresa converter mais vendas? Mas não entendeu como investir em marketing digital faz  você vender mais pelo telefone?

Então, está lembrado daqueles dados que apresentamos neste artigo?

  • → 70% das pessoas que fazem pesquisa em sites de busca via dispositivos móveis realizam uma ligação telefônica por meio do click to call;
  • → Mensalmente, mais de 40 milhões de ligações são realizadas a partir de anúncios do Google;
  • → Pessoas afirmam que um número de telefone no anúncio do Google muda positivamente a percepção sobre a marca que encontraram na busca.

Só isso já faz com que você repense no poder do telefone e as funcionalidades dos smartphones, não é mesmo?

A partir desse simples exemplo podemos afirmar que alguns dos principais benefícios que esse sistema de gestão de chamadas telefônicas traz para essa empresa são:

  • Otimização da verba de mídia: as ligações recebidas são identificadas e a mídia que a originou é rastreada, possibilitando a análise dos meios de comunicação que apresentam os melhores resultados para sua empresa, otimizar a verba do marketing e potencializar suas campanhas;
  • Recuperação de leads perdidos: o PhoneTrack identifica e armazena os dados de ligações perdidas. Com informações sobre o cliente e o produto de interesse, o atendimento pode retornar a ligação e converter a venda;
  • Acompanhamento da equipe de vendas: como as chamadas são gravadas e ficam disponíveis para análise dos gestores, por tempo indeterminado, é possível monitorar e aprimorar o atendimento telefônico.

→ Quando o assunto é anúncio na web, as empresas esquecem do potencial do telefone. Quer saber como integrar essas duas estratégias importantes para seu negócio?
Aprenda nesse post: Como converter leads telefônicos.

O PhoneTrack conta com outros recursos que poderiam ajudar essa empresa de grãos de café, a agência de marketing contratada e até mesmo a sua empresa. Continue lendo este artigo para aprender quais os recursos que a maior plataforma de call tracking do Brasil disponibiliza para organizações e agências de marketing focadas em performance.

Recursos de softwares de call tracking

Todos os recursos da plataforma de call tracking do PhoneTrack são entendidos como soluções para melhorar a eficiência do investimento em mídia e aumentar a conversão de vendas, possibilitando que as empresas por si só evoluam com a geração de leads e foquem diretamente a conversão.

Desse modo, o monitoramento de ligações é estratégico para entender os pontos fortes e fracos do seu time de vendas, avaliar o perfil dos seus leads com o acesso aos detalhes das negociações, analisar a qualidade do atendimento telefônico e, assim, realizar treinamentos voltados para vender mais pelo telefone.

É através do painel de controles que você verifica os dados das suas ligações perdidas para poder retorná-las, identifica oportunidades para vendas com a indicação do tempo das ligações que mais convertem (aquelas acima de dois minutos), horários de pico de chamadas para sua empresa e o volume das ligações que vêm de anúncios pagos ou de maneira orgânica.

Esses indicadores de volume também são extremamente úteis para suas ferramentas de gestão, como relatórios gerenciais que embasam tomadas de decisão, o controle de minutos e duração das chamadas diferenciadas por conta ou unidade de negócio e, inclusive, o gerenciamento dos usuários da plataforma de acordo com suas funções no trabalho.

Por fim, conforme viemos batendo na tecla sobre o sistema de call tracking, você consegue fazer a mensuração de campanhas de mídia ao agrupar seus anúncios e identificar seus ROI (Retorno de Investimento) — o que permite que você otimize a verba de marketing e potencialize seus resultados em vendas.

E agora que você já sabe o que é call tracking, está convencido que um software desses ajuda sua empresa? Quer colocar em prática o que aprendeu e ainda não sabe como? Entre em contato conosco, solicite uma demonstração em nossa plataforma e aproveite as dicas dos nossos executivos de conta.

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