Algumas vezes nós vivemos tão imersos na nossa realidade, sobretudo no agora, que esquecemos que as coisas, nos últimos tempos, estão em uma constante mudança. E não apenas isso, estão se transformando de maneira extremamente rápida. É o caso das telas e do conceito pós-tela.
- Hoje, você se vê sem a tela do celular?
- Sem a tela do notebook?
- Ou ainda, sem a tela da TV?
Seja como for, vivemos em um mundo em que as telas estão em todos os cantos. Mas você já ouviu falar do mundo pós-tela?
Em resumo, o “mundo pós-tela” é uma tendência que tem se mostrado crescente em relação a forma como nós utilizamos a internet. A cada dia que passa surgem novas tecnologias sem telas, mas com voz. Você já parou para pensar nisso?
Mas, será mesmo que nós vamos abandonar as telas? E o que vem depois disso?
As agências de comunicação em um mundo sem telas…
Ok, você deve estar se perguntando: “mas por que eu quero saber de um mundo sem telas?”. Contudo, a ideia é que você, como profissional de comunicação, seja de mídia, criação, performance, planejamento ou o que for, precisa começar a agir como o que Christopher Ferrel chamou, no evento SSXW, em 2018, na sua sessão “ I’ve Got No Screens: Internet’s Screenless Future”, de “Screenless Digital Marketers”.
Em tradução livre: marketeiros digitais sem telas.
Veja o potencial da voz no telefone e todos os dados que podemos entregar. Conheça nosso diagnóstico das ligações e os benefícios dos dados de voz:
Ok, parece impossível que hoje, na era dos smartphones, onde convivemos com telas por praticamente 24 horas por dia, nós simplesmente de um dia para o outro deixemos de utilizar as telas.
Todavia, essa mudança não acontece de um dia para o outro não. Mas pode ser que uma pequena mudança esteja acontecendo agora sem você perceber.
Nesse sentido, o que se diz por aí em grandes eventos de tecnologia e criatividade é que a tendência para os próximos anos mostra que cerca de 30% da utilização da internet vai dispensar a utilização de telas.
E nós já estamos vendo isso acontecer…
Voice first!
Em um mundo pós-tela, quais são as outras soluções que existem? Vamos trocar as telas pelo o que?
Se você não percebeu, algo está começando a dominar o mercado. Assim, todo profissional de comunicação, marketing e performance precisa estar preparado para essa mudança do mundo pós-tela.
A voz está se tornando a nova protagonista.
E engana-se quem acha que essa mudança está muito longe de acontecer. Se em 2018, conforme já apresentamos, já se falava sobre isso, hoje essa realidade já está muito mais presente no nosso dia a dia.
- Você já deve ter notado o quanto ela tem estado presente nas tecnologias, não? Assistentes virtuais inteligentes, como a Alexa, Siri, Hey Google, entre outros, tem sido tecnologias que estão recebendo cada vez mais investimento.
- Outro ponto é: você já reparou quantas buscas no Google você faz através da voz?
- Ou como você está mandando cada vez mais áudios pelo Whatsapp?
- E até como você tem feito mais ligações?
A inteligência artificial está auxiliando para que o mercado da voz se estabeleça e se torne a grande dama da noite neste universo pós-tela ao qual estamos preparando.
O Call Tracking revoluciona as entregas de mídia da agência e traz muitos dados estratégicos. Baixe o nosso guia gratuito sobre Call Tracking:
Do mobile first, agora vamos ao voice first!
O que você pode fazer para se preparar para o mundo pós-tela?
Pois é, o mundo pós-tela está aí. Mas o que fazer para se adaptar a ele?
Então, as agências de comunicação precisam estar atentas a alguns pontos essenciais para lidar com essa realidade pós-tela (ou screenless):
- Em primeiro lugar, não achar que as telas serão substituídas, elas apenas não serão mais as protagonistas;
- Pensar em estratégias diferenciadas que utilizem a voz em diferentes canais (podcasts, telefone, smart speakers)/
- Procurar por formas de trabalhar com os dados gerados pela voz de forma segura e estratégica;
- Conseguir trabalhar com a voz de forma criativa;
- Por fim, trabalhar com estratégias de SEO com foco nas buscas por voz.
Em síntese, o mundo pós-tela já é uma realidade e, muitas dessas estratégias podem ser consideradas desde já.
Com a PhoneTrack, por exemplo, você tem acesso a dados coletados de forma organizada e estratégica, sobre todas as ligações recebidas. Dessa forma, é possível tornar a utilização do telefone muito mais controlada e trazendo mais resultados para os clientes.
Este é apenas um exemplo. Mas existem vários!
Os leads mais quentes estão no telefone e sua agência pode medir a origem deles e muito mais. Mostre esses dados para seu cliente:
Portanto, está na hora de se preparar para esse mercado. Conte aqui nos comentários o que você acha dessa nova realidade, a sua agência já está se preparando para isso? E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e novidades do mercado da comunicação.