A mensuração dos resultados de campanhas publicitárias é essencial para o departamento de marketing, tanto por questões estratégicas, quanto no quesito de justificativa do retorno do investimento (ROI).
No meio digital, as campanhas são facilmente mensuradas por meio de indicadores e ferramentas disponíveis. Quesitos como audiência, cliques, conversão, leads e usuários são, frequentemente, utilizados na avaliação dos resultados. Porém, quando o lead faz uma ligação telefônica após ser impactado por uma campanha online, dificilmente é mensurado pelas ferramentas de analytics e isso atrapalha o cálculo do ROI pelas agências de performance.
Obter resultados de campanhas offline é ainda mais complexo, especialmente em negócios sensíveis ao uso do telefone, como concessionárias ou imobiliárias, onde mais de 80% dos consumidores ligam para a empresa em seu primeiro contato.
A mensuração desses resultados, porém, já é possível por meio de plataformas de call tracking.
Call tracking consiste na tecnologia de mensuração e monitoramento de ligações telefônicas recebidas, onde cada anúncio de mídia possui um número de telefone diferente e cada ligação recebida é identificada. Recursos como gravação de chamadas e recuperação de ligações perdidas, também fazem parte desse tipo de plataforma.
O PhoneTrack é uma plataforma de call tracking que realiza a gestão, o rastreamento e a mensuração de ligações telefônicas recebidas, além de identificar e possibilitar o retorno de chamadas perdidas. O serviço também fornece diversos dados de nível gerencial, como indicadores de desempenho e monitoramento do time de vendas.
Assim, tanto campanhas online quanto offline podem se beneficiar do call tracking, principalmente em segmentos sensíveis ao uso do telefone, ou seja, naquelas empresas onde o consumidor normalmente liga antes de uma ação. Por isso, cada ligação telefônica do consumidor é extremamente valiosa para a empresa. É nela que são encontradas informações essenciais para o vendedor converter o lead e efetivar a venda.
Portanto, se sua agência quer incluir essa importante ferramenta para a mensuração de campanhas de mídia, faça um teste na plataforma PhoneTrack e usufrua dos benefícios do call tracking para seus clientes.