Está com dificuldade para mensurar a origem dos leads telefônicos? O marketing por telefone é uma ótima solução, e saber qual campanha originou cada ligação é fundamental. Confira aqui como funciona esse marketing em diferentes tipos de estratégia.
Mapear os caminhos pelos quais o lead percorre até chegar ao fundo do funil não é uma tarefa fácil. Pois, como bons estrategistas, os profissionais criam pontos de contato em diferentes canais. Assim, as empresas estão onde o seu público está presente. Entretanto, o marketing por telefone pode ser uma alternativa para simplificar a captura dos dados.
Confira, neste artigo, técnicas de venda que funcionam e como a telefonia pode ser utilizada em cada uma delas. Boa leitura!
Entendendo o marketing por telefone e suas estratégias
O tempo passa e novas técnicas de venda são criadas. Com isso, encontramos também novas formas de abordar os possíveis clientes e de fazer comunicações mais assertivas. Embora o desenvolvimento digital tenha proporcionado uma série de canais e oportunidades, o marketing por telefone continua sendo uma grande fonte de resultados.
De acordo com a CNDL/SPC Brasil, os celulares são os dispositivos preferidos dos consumidores na hora de fazer as compras. Além disso, 70% das buscas mobile terminam em ligações telefônicas. Dessa forma, podemos perceber a importância de não deixar o telefone como recurso de lado.
Afinal, com os métodos certos, é possível aumentar as conversões tornando o telefone um instrumento para gerar mais leads e concluir vendas. Para saber como, confira abaixo quais são as estratégias do marketing e como elas se relacionam às aplicações telefônicas.
1. Marketing digital
É cada vez mais raro vermos pessoas desconectadas da internet, principalmente de seus smartphones. Isso também influenciou o hábito de buscar por produtos e serviços nas redes antes de qualquer compra. Ainda, utilizamos esse meio para encontrar respostas sobre nossas dúvidas e problemas. E sabe o que todas essas ações têm em comum? O marketing digital.
Chamamos assim o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca usando diferentes canais on-line. Também, os métodos que permitem a mensuração de dados em tempo real. Bons exemplos dessa prática são a produção de conteúdo, envio de e-mails, postagens em redes sociais, entre outros.
Como a área digital é abrangente, o marketing por telefone se encaixa nela de diversas maneiras. Uma ferramenta de call tracking atribui um número máscara exclusivo em cada em anúncio online, redirecionando o cliente para uma ligação comercial. A partir disso, você mensura qual canal performou melhor e coloca a sua verba em investimentos mais lucrativos.
2. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um plano focado na criação e distribuição de informações relevantes sem promover explicitamente uma marca. Com ele, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver problemas e vira uma autoridade no assunto. Entre os formatos mais populares estão blogposts, e-books, infográficos e vídeos.
Para gerar resultados, esse tipo de estratégia precisa ser planejada. É preciso saber o que escrever, quando publicar, em quais canais, personas e muito mais. Assim, o call tracking pode lhe gerar bons insights. Ao ouvir as chamadas de voz gravadas, é possível identificar assuntos interessantes ou as principais dúvidas que os leads têm. Desse jeito, seu time produz conteúdos que se conectam com as demandas do momento.
3. Inbound marketing
O inbound é o conjunto de ações que visa atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Com ele, a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.
Para colocá-lo em prática, primeiro, você deve saber quem é o seu público, quais são os interesses, dúvidas e desafios. Dessa forma, poderá oferecer materiais que o ajude a resolver seus problemas. Depois disso, o prospect entrará em um caminho que chamamos de funil de vendas. Nele, o objetivo da sua empresa é amadurecer seu interesse até que esteja pronto para se tornar um cliente.
Tendo o marketing por telefone como aliado, o inbound se torna muito mais assertivo. As informações contidas em ligações permitem entender melhor o perfil do público. Assim, são construídas personas mais fiéis, gerando melhores abordagens.
4. Outbound marketing
O outbound é a técnica mais tradicional do mercado e tem como principal característica a prospecção ativa de clientes. Diferente do inbound que usa a atração, aqui o público é abordado pelo time e comercial. Alguns exemplos são as propagandas no rádio, TV, jornais, revistas, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos, entre outros. No digital, temos anúncios, banners em sites, e-mails em massa e pop-ups de terceiros.
O investimento no outbound costuma ser bem mais caro. Por isso, é bom utilizá-lo da forma mais efetiva. No telefone, ele entra em contato com pessoas mais preparadas para consumir a sua marca, tornando o relacionamento quase exclusivo. Portanto, é possível estudar o cliente para, após, fechar a venda durante a chamada.
5. Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é a reunião de todas as estratégias para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Ele tem a intenção de que pessoas satisfeitas se tornem fãs, defensoras e divulgadoras da marca. Logo, busca transformar sua empresa em uma referência no mercado por meio de boas experiências.
Para conseguir isso, ele desenvolve um relacionamento que oferece vantagens para clientes e prospects. Portanto, as ligações fazem toda a diferença, se aquilo que você deseja transmitir está sendo replicado no marketing por telefone, treinamentos ou o alinhamento das políticas de relações públicas.
6. Marketing de produto
Este é o segmento que divulga e comercializa o produto para o mercado. Logo, esse tipo de estratégia tem seu foco em conectar o que é vendido às pessoas, encontrando seu público ideal. Entre algumas de suas funções estão o posicionamento, mensagem, diferencial competitivo e o seu alinhamento com toda a equipe.
Aqui, o telefone é indispensável tanto para as vendas, quanto para a divulgação da comunicação. Com isso, ferramentas de call tracking podem apresentar, logo no início da campanha, onde as ações estão sendo eficientes. Assim, o uso da verba se torna mais claro para os profissionais.
7. Marketing humanizado
Esta vertente busca humanizar os processos de venda e estabelecer uma conexão com os usuários. É um tipo de estratégia que se tornou tendência a partir da compreensão do que as pessoas buscam e desejam nas empresas. Afinal, boas experiências são decisivas no processo de compra. Inclusive, um estudo mostrou que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais apenas por isso.
Para esse momento, o marketing por telefone é uma grande oportunidade. Além de fazer contato com uma lista de leads mais quentes, com ele, você tem a chance de personalizar a chamada. Ouvir o cliente, compreender seus questionamentos, tirar dúvidas e se mostrar prestativo são bons hábitos que podem converter resultados.
Entender a trajetória do seu público é a melhor estratégia para uma mensuração de dados precisa. Por isso, o marketing por telefone é um item importante a ser colocado em prática. Quer entender um pouco mais sobre como esse canal funciona? Preparamos um guia completo sobre a segmentação de leads telefônicos. Aproveite!