O inbound marketing é uma das principais estratégias digitais utilizadas atualmente. Aprenda como ela pode ser utilizada para atrair leads e novos clientes!
O controle do processo de compra passou da mão das empresas para a do consumidor. Com a facilidade de acesso à informação, as pessoas estão livres para decidirem o que comprar e de quem comprar. Mas como sua empresa está se adaptando a esta nova realidade? O inbound marketing é uma estratégia que sua empresa deve conhecer e aplicar para não perder espaço no mercado.
Antes de apresentar as melhores práticas para atrair leads e gerar mais demandas, vamos começar entendendo um pouco mais o significado do inbound marketing!
O que é Inbound Marketing?
Inbound marketing é o mesmo que marketing de atração. Com esta estratégia sua empresa oferece conteúdos, relaciona-se com seus clientes e otimiza o processo de identificação de oportunidades. O inbound custa 62% menos que o marketing tradicional.
Além disso, as empresas que investem 50% ou mais do orçamento de marketing no Inbound Marketing para conquistar novos clientes tem uma redução significativa do custo por lead. Sendo que as empresas que focam na nutrição de leads geram 50% mais demandas — ou oportunidades — com um custo 33% menor, segundo o Viver de Blog.
Dentre as suas principais ações, o Inbound Marketing foca em:
❯ Atrair novos clientes;
❯ Aumentar a visibilidade da sua marca;
❯ Criar conteúdo relevante;
❯ Diminuir custos.
Ou seja, não se trata em persuadir, mas se tornar referência no ramo, para que o consumidor reconheça sua empresa como a solução dos seus problemas. Por isso, separamos as melhores práticas para serem implementadas. Vamos lá!
Quais as melhores práticas para atrair mais leads?
❯ Mapear a persona correta
Mapear a persona, dentro de uma estratégia de inbound marketing, é a base para estabelecer os caminhos a serem traçados para a geração de leads qualificados. Ela é a representação fictícia do seu cliente ideal.
Por isso, este personagem, além de dados demográficos como idade, sexo, região e renda, por exemplo, também agrega informações como desafios, objetivos e objeções. Com esse conjunto de informações, sua empresa consegue identificar quais as demandas que esses personagens possuem e entregar as soluções para suas dores.
Ou seja, quando sua empresa conhece as características do seu público, entende suas dores e define ações estratégicas para remediá-las, torna-se simples acertar em cheio seus potenciais clientes.
❯ Alinhamento do funil de vendas e jornada de compra
Definida a persona, é importante lembrar que as pessoas que sua empresa está buscando não terão o mesmo nível de conhecimento. Por isso, é importante disponibilizar conteúdos que atendam o públicos de todos os níveis. Para isso, uma jornada de compra definida é importante. Ela é composta de 4 etapas:
1 ❙Aprendizado e descoberta: ainda não entende que tem um problema;
2 ❙Reconhecimento do problema: já reconhece que tem uma dificuldade e quer aprender mais sobre o tema;
3 ❙Consideração da solução: com todas as informações coletadas, a pessoa busca por empresas que possam ajudá-la;
4 ❙Decisão de compra: a pessoa já está pronta para tomar a decisão de comprar.
Mas é importante destacar que, no inbound marketing, a jornada de compra desassociada do funil de vendas pode não trazer resultados efetivos. Assim como a jornada precisa estar adaptada ao nível de conhecimento do cliente, sua empresa precisa conhecer as etapas do funil de vendas.
Por isso, defina as etapas do processo de vendas. Responda às seguintes perguntas:
❯ Qual é o perfil do seu público?
❯ Quem é o tomador de decisão?
❯ Onde estão os seus consumidores?
❯ Por quais canais eles consomem conteúdo?
Somando as informações do funil de vendas com a jornada de compra da persona, o processo de atração, nutrição e geração de oportunidades fica mais simples!
❯ Conteúdos de qualidade
É a partir dos conteúdos que sua empresa manterá um diálogo com seus consumidores. Você sabia que 78% das pessoas fazem pesquisas na internet diariamente, sendo que, destas, 46% buscam por informações de produtos ou serviços? E que 60% buscam por empresas ou marcas após lerem seus conteúdos? Esses dados são a prova da importância dos conteúdos de qualidade.
Por isso, no inbound marketing, para atrair novos clientes é importante ter o plano do marketing de conteúdo definido. Além de ajudar os visitantes do seu site a encontrar a solução para seus problemas, os conteúdos são a base para tornar-se referência e ser lembrado no momento da decisão de compra.
❯ Produção de materiais ricos úteis
Quando falamos que sua empresa deve produzir conteúdos em uma estratégia de inbound marketing não estamos restringindo à manutenção de um blog. Além dos posts, é importante que sua empresa produza conteúdos com uma maior densidade de informações, como por exemplo eBooks, Guias Rápidos, Infográficos, Planilhas e Check Lists.
Materiais ricos são muito importantes por fornecer ao público conteúdos mais completos, além de essencias para as empresas por serem utilizados como “moeda de troca”. A pessoa deixa informações como nome e e-mail, em troca de um conteúdo, facilitando, assim, seu processo de qualificação.
Com essas informações, é mais fácil conhecer o público que você está atraindo e identificar se aquela pessoa se aproxima da sua persona (cliente ideal). Dessa forma, o processo de identificar oportunidades é mais simples e o seu time de vendas ganha em eficiência e produtividade.
❯ SEO
SEO, ou Search Engine Optimization, é o investimento feito para que seus conteúdos sejam encontrados facilmente pelo seu público, e o melhor, sem recursos financeiros. Quantas foram as vezes que você, enquanto fazia uma busca no Google, por exemplo, passou para a segunda página?
Por este motivo, é importante estar na primeira página, preferencialmente nos primeiros resultados. Lembre-se que no inbound marketing sua empresa que é procurada pelo cliente. E, por isso, o tráfego orgânico é uma das premissas do inbound.
Estruture uma estratégia de palavras-chave de acordo com seu negócio e otimize seu site ou blog — atente-se aos títulos, aos atributos ALT TAG e ao link building, por exemplo. Dedique esforços para que os mecanismos de buscas reconheçam seu site como aquele que entrega a resposta que uma pessoa busca.
É importante ter ações voltadas para o marketing digital que otimizem a performance de suas estratégias.Ter estratégias de inbound marketing eficientes é um processo que demanda tempo e esforço.
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