Precisa melhorar os resultados do seu time com os leads? Conheça aqui a diferença entre uma estratégia inbound, outbound e tudo o que você precisa saber para colocar em prática!
Assim como o mundo evolui, as técnicas de marketing também são aperfeiçoadas e com isso surgem novas metodologias. Acompanhar essa transformação e compreender como ela pode ser aplicada é o primeiro passo para um planejamento de marketing que gera resultados positivos.
Por isso, hoje trouxemos a resposta para uma dúvida comum entre os profissionais: como aplicar uma estratégia inbound e outbound? Continue lendo e descubra como elas se relacionam na qualificação de leads!
Estratégia inbound X outbound: qual é a diferença?
O inbound e outbound são dois processos diferentes de marketing. A primeira busca despertar a curiosidade do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. Já a segunda, atua de forma mais tradicional e ativa, utilizando propagandas físicas e digitais.
Mesmo com abordagens diferenciadas, elas podem trabalhar em conjunto para gerar resultados. Mas antes de mostrarmos como fazer isso, é importante que você entenda o que é uma estratégia inbound e outbound. Conheça como é a aplicação de cada uma e o que elas representam na qualificação dos leads.
Como funciona o Inbound Marketing
Cada vez mais discutido no mercado brasileiro, o Inbound Marketing é muito adotado como metodologia para atrair e fidelizar clientes. Ou seja, despertar o interesse deles para que venham até você e conheçam o que a sua empresa oferece.
A estratégia inbound funciona assim: são produzidos conteúdos de qualidade e eles chegam ao público levando informações relevantes. Com o tempo, o prospect muda a sua etapa na jornada de compra, assim como as comunicações que ele receberá. Para que você compreenda de uma forma mais prática, separamos as etapas dessa técnica.
- Atração: identificação do problema
Esta primeira fase deve chamar a atenção do público para uma dificuldade que ele tenha a resolver. Ela deve gerar identificação com assuntos de seu interesse. Logo, são utilizadas mídias sociais, sites, vídeos ou blog posts para a publicação desses conteúdos.
Na criação, é importante que eles sejam de qualidade e consigam conversar com a sua persona. Logo, apontar questionamentos, compartilhar sentimentos e ideias será importante para ganhar espaço na mente do consumidor.
- Conversão: possíveis soluções
Depois que a necessidade foi percebida, é hora de informar quais medidas podem ser tomadas. Deste modo, a meta da conversão é transformar visitantes em leads. Para isso, é fundamental investir em call-to-actions, formulários e landing pages. Por lá, você pode oferecer infográficos, e-books e materiais ricos que se aprofundem nos assuntos da área.
No entanto, nem todas as pessoas atraídas vão ser o seu público-alvo. Por isso, a nutrição será essencial para a qualificação de leads. Com ela, você cria um relacionamento mais próximo com os prospects e consegue segmentar sua base em oportunidades de negócio.
- Fechamento: resolução do problema
Depois de entender que possui uma dificuldade e que ela tem solução, finalmente chega o momento em que o lead busca resolver o problema. E é aí que você vai oferecer o produto ou serviço para a resolução.
Normalmente, a estratégia inbound utiliza e-mails para continuar nutrindo esse lead até que ele se torne um cliente. Também é importante lembrar de manter um bom relacionamento no pós-venda. Cerca de 80% das maiores vendas de um negócio acontecem de oportunidades dentro da própria base. Além disso, um consumidor satisfeito com o seu atendimento sempre terá boas indicações do seu trabalho.
Como funciona o Outbound Marketing
O outbound é uma técnica de marketing já bem conhecida e realizada pelas empresas. Diferentemente da estratégia inbound, ele tem como objetivo trazer oportunidades por meio da prospecção ativa. Assim, as soluções do negócio são oferecidas e divulgadas.
São exemplos desse tipo de ação as propagandas em rádios, TV, revistas, outdoor, eventos, entre outros. Entretanto, ela não se limita ao off-line. No digital, podemos encontrar o outbound em banners de sites, pop-ups, e-mail marketing, publicidade em streaming e muito mais.
Com mudanças nos hábitos de consumo, vindas da tecnologia, e ascensão da estratégia inbound, o outbound precisou se reinventar. Afinal, hoje em dia, ninguém gosta de comunicações invasivas. Com isso, surgiu o outbound 2.0, criado por Aaron Ross, da Salesforce. Essa metodologia separa o time de vendas em três níveis para gerar resultados, veja como funciona.
- Business Intelligence (BI): especialistas em encontrar empresas com perfil para usar a solução do seu negócio.
- Hunters: são os responsáveis por aplicar a estratégia para a prospecção de novas vendas.
- Closers: profissionais do fechamento da venda. A partir da qualificação de leads fazem a conversão para clientes.
Qual estratégia escolher?
Apesar das estratégias inbound e outbound serem diferentes, elas não são inimigas. As duas metodologias podem ser utilizadas em conjunto para potencializar os resultados do seu time. O que deve ser levado em consideração na hora da decisão é onde o seu público está e qual retorno isso vai te trazer. Fizemos uma pequena lista de pontos a serem observados:
- funcionamento e gestão interna dos times de marketing e vendas;
- jornada de compra da persona;
- ticket médio da empresa;
- budget disponível;
- perfil do cliente.
Seja qual for a sua escolha para o planejamento, fazer a qualificação de leads por telefone pode ajudar muito. Enquanto no inbound ele é relevante para disponibilizar números em campanhas e metrificar dados, no outbound se torna uma ferramenta fundamental para contatos assertivos.
Ao incluir esses dados, seus cálculos de retorno se tornam mais exatos. Isso porque, assim, você consegue visualizar o número de leads telefônicos gerados por cada campanha de forma individual. Com as informações corretas, sua apresentação de resultados com certeza vai ser um sucesso.
Sistemas com a funcionalidade do call tracking permitem que ligações sejam mensuradas e transformadas em dados. Dessa forma, é possível obter informações mais reais sobre o desempenho das ações de marketing e melhorar a qualificação de leads. Se você ainda não conhece essa tecnologia, temos um artigo que vai te ajudar. No blog da PhoneTrack, explicamos tudo sobre como essa ferramenta funciona.
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Se quiser continuar lendo sobre estratégias de marketing para qualificar leads, nosso blog tem outros materiais que podem te ajudar a entender melhor o assunto. Fique com a gente!