A URA Digital para concessionárias potencializa o atendimento, melhora a produtividade das equipes e aperfeiçoa a experiência do cliente.
O mercado automotivo é extremamente competitivo. Diante disso, as empresas do setor precisam buscar formas de encantar o cliente. Uma das soluções mais inteligentes para alcançar este resultado, é pensar na experiência do consumidor.
Neste cenário, é sempre bom contar com apoio da tecnologia. E uma com grande potencial para melhorar os seus resultados, é uma URA Digital para concessionárias.
No post de hoje, você vai entender melhor como essa ferramenta funciona e como ela pode auxiliar a sua empresa a fechar mais negócios. Vamos lá?
URA Digital para concessionárias: o que é?
A URA Digital é uma tecnologia que direciona o seu cliente para os setores da sua empresa quando ele faz uma ligação para a sua concessionária. Assim, é possível que ele escolha qual departamento ele deseja se comunicar, sem a necessidade de aguardar ser atendido por um profissional para, só depois, ter sua chamada direcionada para o local desejado.
Sabe quando ligamos para algum local e uma voz nos atende pedindo para escolher o setor desejado clicando nos números do teclado? Então, isso é uma URA Digital. Normalmente, são dadas opções do tipo: digite 1 para falar com o suporte ao cliente, 2 para assuntos financeiros, e daí por diante.
A URA é uma abreviação para Unidade de Resposta Audível e fornece mais agilidade para o processo de atendimento das concessionárias. No próximo tópico, você vai entender melhor essas vantagens e conhecer de perto o case de sucesso do Grupo DVA.
Qual a importância da URA Digital para concessionárias?
Como você já deve desconfiar, a URA Digital para concessionárias, por si só, já representa um grande diferencial no seu atendimento, reduzindo as filas de espera e trazendo mais produtividade para a sua equipe. Mas as vantagens podem ir ainda mais longe.
Muitas empresas utilizam a URA Digital para concessionárias de forma estratégica, analisando dados e gerando insights deles para melhorar ainda mais o processo de atendimento.
Uma das informações mais relevantes oferecidas pela tecnologia é a de quais os destinos da URA Digital são mais solicitados pelos clientes. Com este dado, você consegue:
- Identificar o motivo do contato dos clientes e encontrar problemas no seu produto. Se, por exemplo, há um problema recorrente atrelado a uma marca de veículo que está sendo comercializado, é possível aproximar sua visão sobre o caso e buscar soluções para reduzir essas reclamações;
- Encontrar quais equipes estão sobrecarregadas. Se um setor está recebendo mais ligações que outros e está gerando filas de espera, pode ser um indicativo de que aquele time está sobrecarregado e que ações precisam ser tomadas para melhorar isso;
- Maior otimização do atendimento. Além do benefício de direcionar o cliente para o setor adequado, a URA Digital te mostra quais setores estão sendo mais buscados e te ajudam a cogitar, por exemplo, a aquisição de um número exclusivo para aquele departamento. Assim, dá pra acelerar ainda mais o atendimento ao cliente.
Existem formas, também, de deixar a URA Digital para concessionária mais inteligente e humanizada. A URA é um robô ou uma gravação, mas isso não significa que ela distancie a empresa do consumidor. Na verdade, a má fama que essa tecnologia ganhou por algumas pessoas, se deve ao fato de que as empresas implementam a URA de forma muito equivocada.
Assim, o que era pra ser um facilitador para consumidor e empresa, acaba se tornando uma dor de cabeça.
Quando bem pensada, a URA Digital para concessionárias passa para o cliente a sensação de acolhimento imediato, pois ele sabe que será atendido imediatamente por quem ele deseja. Dessa forma, ela pode ser um pilar muito importante para um atendimento mais humanizado.
Da mesma forma, a empresa se beneficia muito, pois entrega um atendimento mais assertivo e reduz o tempo investido na transferência de ligações.
Conheça o case da URA Digital para o Grupo DVA
Representante em Santa Catarina das marcas Mercedes, Jeep, Michelin, RAM e BYD, o Grupo DVA utiliza o Call Tracking da PhoneTrack desde 2019 e comprovou que a tecnologia traz insights importantes para a melhoria no atendimento ao cliente.
A implementação da URA Digital para concessionárias do Grupo foi um grande passo na melhoria do atendimento da empresa. O Grupo DVA recebe milhares de ligações todos os meses. E centralizar todas essas chamadas em um ou dois telefonistas, para que eles distribuam as ligações para os setores, é extremamente desafiador.
Com a tecnologia da URA da PhoneTrack, a empresa conseguiu reduzir as filas de atendimento, já que o usuário pode falar diretamente com o setor desejado sem passar pelos telefonistas. Isso ajudou o grupo a reduzir bastante as taxas de desistência, já que o atendimento é agilizado.
Mas não é só isso, com a emissão dos relatórios da URA Digital, foi possível retirar insights de quais os setores recebem mais ligações, quantas ligações devem ser tratadas por dia, qual o horário de pico de atendimento e de chamadas perdidas, entre outros.
Além disso, com o Call Tracking da PhoneTrack, a empresa conseguiu alcançar outros muitos resultados, como 100% do retorno de ligações perdidas e a análise de dados de voz, que ajuda as empresas do grupo no processo de melhoria da experiência do cliente.