Você utiliza o Google Analytics para impulsionar seu negócio? Saiba que o GCLID pode te ajudar nesse trajeto!
Existem inúmeras formas de mensurar os resultados das suas campanhas online, certo? Mas será que você tem feito o necessário para otimizá-las? Será que sua estratégia poderia trazer resultados melhores do que está trazendo agora?
Bom, sabemos que obter essas respostas de uma hora para outra não é fácil. Porém, existe um aliado quase invisível aos seus olhos que está por trás de todos os dados que você recebe no dashboard do seu Google Ads: O GCLID!
O Google Click ID identifica de quais campanhas os cliques estão vindo. Essa informação, unida a uma boa estratégia de análise e otimização, pode melhorar cada vez mais os resultados dos seus anúncios online.
Quer saber como? Então continue lendo este conteúdo que preparamos para te ajudar.
O que é o GCLID?
Antes de tudo, vamos entender o que essa sigla significa. GCLID está localizado dentro do Google Analytics. Esse mecanismo identifica de onde os cliques de uma campanha ou grupo de anúncios estão vindo, te ajudando a mapear as campanhas que estão sendo mais efetivas.
Para que isso funcione, o Google Click ID cria um parâmetro que é transmitido no URL das suas campanhas. A cada clique que seu anúncio receber, será gerado um código de acompanhamento, o qual será incorporado ao endereço do URL.
Esse código gerado é o GCLID, o qual possui um número exclusivo que pode ser utilizado no seu Google Analytics para você obter mais informações sobre o clique recebido.
A partir dele, você consegue identificar:
- Campanha de origem do clique;
- Grupo de anúncios de onde ele veio;
- Palavra-chave pesquisada no Google pelo usuário;
- Criativo do anúncio, caso esteja sendo exibido na rede de display;
- Qual a hora do dia em que o clique foi feito;
Quer saber mais sobre o GCLID e como ele funciona? Leia este nosso conteúdo.
Usando o GCLID para otimizar campanhas de marketing
Por mais que não consigamos ver o GCLID trabalhando, ele está presente em todas as suas campanhas do Google Ads. Sendo assim, a melhor forma de otimizar suas campanhas de marketing é observar os dados que ele te oferece.
Vamos dar uma olhada em como ele te pode te ajudar:
1. Melhore as campanhas que não estão performando bem
Em primeiro lugar, um dos dados mais preciosos trazidos pelo GCLID é a performance das suas campanhas. No seu dashboard, você pode identificar métricas como CTR, número de conversões, custo por conversão, taxa de conversão, entre outras.
E com a integração de outras plataformas, como a PhoneTrack, você pode usar o identificador de cliques do Google para saber quais anúncios estão gerando mais ligações. O que torna os seus resultados ainda mais palpáveis.
Saiba como fazemos isso clicando aqui.
A partir da análise dessas métricas, você pode começar a compará-las e encontrar aqueles anúncios que não estão se desenvolvendo tão bem. Aí, é só começar a fazer novos testes: tentando outros títulos, outras descrições, novas abordagens e, por fim, melhorar ao máximo o desempenho desse anúncio.
Agora, se passarem algumas semanas e esses anúncios que foram otimizados insistirem em não performar bem, talvez seja a hora de investir esforços naqueles que estão trazendo bons resultados.
Dessa forma, o dinheiro fica concentrado naquilo que realmente funciona. Isso, além de possibilitar o aumento das suas conversões, ainda te ajuda a economizar nas suas campanhas.
2. Saiba o que o seu público-alvo está pesquisando
Você tem ficado de olho nos seus termos de pesquisa? O GCLID também trabalha incansavelmente através deles.
Eles te ajudam a identificar quais frases os usuários estão pesquisando no google até chegarem ao seu anúncio. Na prática, funcionaria assim:
Imagine que você é dono de uma concessionária que comercializa carros novos. No seu grupo de anúncios, as suas palavras-chave são: comprar+carro+curitiba. Ao olhar os termos de pesquisa deste grupo de anúncios, você encontrou “comprar carro usado em Curitiba”.
Esse é o tipo de pesquisa que você quer que o seu anúncio apareça? Acredito que não! Afinal, os carros que você vende não são usados, então não faz sentido seu anúncio aparecer junto com eles.
Ou seja, no final das contas, você está pagando por cliques que não vão te trazer resultados. E é justamente por isso que você deve verificar os termos de pesquisa e negativar palavras indesejadas.
3. Identifique o índice de qualidade das suas palavras-chave
Outro índice indispensável para o sucesso das suas campanhas é o de Qualidade das palavras-chave. O Google Click ID consegue trazer essa informação até você, mas é muito importante que ele seja analisado com outras métricas, como: CTR, relevância do anúncio e experiência da página de destino. Afinal, esses são os 3 fatores que definem a nota do Índice de Qualidade.
Consequentemente, quanto maior for o seu Índice de Qualidade das palavras-chave, maior a chance dos seus anúncios ficarem bem posicionados no Google. Agora, se a sua nota ficar baixa, basta analisar as três métricas acima para descobrir o que está causando isso.
4. Vá além do Google Analytics
Sempre é possível ir além do que o dashboard do Google Ads mostra. Existem diversas plataformas que podem ser integradas ao seu Google Click ID para te mostrar informações com maior riqueza.
Uma delas é a própria PhoneTrack! Como dissemos ali em cima, com a nossa plataforma, você pode usar o GCLID para saber quais anúncios estão gerando mais ligações. Mas não é só isso! Também disponibilizamos ao usuário:
- Quais campanhas, grupos de anúncio e palavras-chave do Google Ads geram mais ligações;
- Quais tipos de anúncio do Google Ads geram mais ligações;
- Otimização das campanhas através da análise das ligações que converteram em vendas.
- De onde (ESTADO) as ligações estão vindo;
- Data e horário de clique;
- Quais páginas do seu site o usuário acessou no período de 7 dias;
- Posicionamento no google ads;
- Formato de acesso dos leads que originou o clique (mobile ou desktop)
- Tudo isso e ainda: saiba quantas ligações você recebeu e número de ligações perdidas, completas, incompletas e perdidas.
As empresas que integram a PhoneTrack com otimizações do GCLID podem obter um aumento de até 15% nas suas vendas.
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