É difícil saber qual o melhor canal para mirar as suas estratégias de comunicação com tantas formas de divulgar uma marca nos dias de hoje. Nesse sentido, as tradicionais mídias offline sempre desempenharam bem o seu papel, mas nem sempre é fácil saber se elas estão valendo o investimento
O mundo é omnichannel. E com tantos canais ao alcance das pessoas, as empresas conseguem explorar cada vez mais novas formas de encantar seu público. Mas desvendar novos métodos não significa deixar os tradicionais no passado!
Quem nunca se viu distraído com um outdoor quando caminhava na rua? Ou quem nunca se pegou distraído assistindo a um comercial na TV?
Pois é! As mídias online revolucionaram a forma como as empresas se comunicam com o consumidor. No entanto, as famosas mídias offline nunca saem de moda. Sabe por quê? Porque elas funcionam (e muito bem)!
Hoje, você vai aprender de uma vez por todas como mensurar os resultados das suas campanhas offline. Esse é o momento de você identificar se a sua estratégia está funcionando como você queria. Vamos lá?
O impacto das mídias offline
Se você ainda não investe em mídias offline, deve estar se perguntando: será mesmo que vale a pena?
Quando falamos em campanhas fora do mundo digital, não estamos lembrando dos comerciais de rádio e TV que eram feitos lá no tempo dos nossos pais. Hoje em dia, as mídias offline passaram por inúmeras transformações. Atualmente, elas desempenham um papel importantíssimo para atrair novos públicos e fortalecer a sua marca.
Afinal, com uma boa comunicação offline, você consegue guiar possíveis novos clientes para que procurem por sua empresa depois de serem impactados por ela.
Assim, campanhas como outdoors, panfletos e comerciais na televisão são boas formas de trazer o usuário até você. Pois elas geram curiosidade e interesse de uma forma natural.
Além disso, esses anúncios alcançam até mesmo locais sem acesso à internet. E ainda podem ser pensados de forma mais regional, selecionando ações por locais específicos onde podem estar seu público-alvo.
Como mensurar os resultados de mídia offline?
Se você achava que mensurar os resultados de mídia offline era uma tarefa difícil, deixa a gente desconstruir essa imagem da sua cabeça agora mesmo!
A melhor forma de medir esses resultados é definindo, primeiro, uma métrica.
Na internet, temos vários exemplos de métricas que utilizamos para mapear o sucesso de uma ação, como os cliques, preenchimento de formulário, entre outras. Agora, para mídias offline, você precisa considerar outros métodos, como o número de ligações geradas ou acesso a uma LP específica.
Por exemplo: para calcular o número de acessos a uma landing page, você pode incluir em sua campanha offline um QR Code para um link específico, em que será possível saber quantos usuários acessaram a partir daquela mídia.
Por outro lado, para saber o seu desempenho se baseando no número de ligações, você pode utilizar uma plataforma de call tracking. Já ouviu falar nessa tecnologia?
Call Tracking para mensuração de resultados em mídias offline
O Call Tracking pode ser seu maior aliado na mensuração de resultados para mídias offline. A tecnologia consegue identificar a origem exata de cada lead telefônico, seja de campanhas online ou offline.
Para que isso seja possível, o call tracking cria números diferentes para cada mídia — por aqui, chamamos de Número-PhoneTrack. Depois, você coloca cada número em uma campanha específica.
Quando o cliente liga para a sua empresa, a plataforma identifica automaticamente a sua origem. Mais ou menos assim:
Com base nesses números, você consegue identificar quais das suas ações estão dando resultado. Assim, você otimiza seu orçamento e tem resultados mais concretos no seu dia a dia.
Os números-máscara que a plataforma cria para você podem ser usados em inúmeros canais, como outdoors, panfletos, cartões de visita, televisão, campanhas de TV, além das mídias online, como o Google Ads, seu site, Facebook, Instagram, entre outros.
Além de todos esses benefícios, o Call Tracking também possui dezenas de outras funcionalidades. Se a sua empresa usa o canal telefônico, você precisa conhecer melhor o potencial dessa ferramenta.
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