O uso do call tracking para agências pode ser bastante vantajoso, tendo em vista que ajuda os profissionais de marketing a cumprirem um dos principais desafios do setor: comprovar a eficiência das campanhas online e offline.
Com uma plataforma de call tracking, será possível mensurar dados e acompanhar métricas. Essas informações são muito valiosas, inclusive, para direcionar melhor as campanhas e investimentos.
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Preparamos este conteúdo para que você entenda mais sobre o call tracking para agências e saiba como incluí-lo nas suas estratégias. Ficou interessado? Então, é só continuar com a leitura!
Veja o que é o call tracking
O call tracking é um sistema que torna possível mensurar quais são os canais que mais atraem os leads de uma empresa por meio do telefone. Na prática, tudo funciona como uma espécie de rastreamento das chamadas.
Isso é muito importante, tendo em vista que, mesmo que sejam disponibilizados canais digitais, como chats online, o telefone ainda é uma das ferramentas de comunicação mais usadas pelos consumidores.
Afinal, quando você quer resolver algo na hora, dificilmente manda uma mensagem, não é mesmo? É muito mais fácil pegar o celular e fazer uma ligação para resolver o que for necessário.
O call tracking também é muito útil para monitorar campanhas offline, como a publicidade nas mídias tradicionais, que não são relacionadas a sistemas de métricas, como o Google Analytics.
Confira algumas utilizações do call tracking para agências
O uso do call tracking para agências é muito recomendado! Isso porque ele pode ser aplicado em diversas estratégias, que trarão mais resultados positivos para os seus clientes.
A seguir, apresentaremos algumas das utilizações do call tracking para agências. Não deixe de conferir!
Acompanhamento de métricas
Ao usar as ferramentas de call tracking para agências, será possível acompanhar uma série de métricas para os seus clientes. Assim, poderá gerar relatórios muito mais completos e que agregam valor aos seus serviços.
Com uma plataforma de call tracking é possível acompanhar, por exemplo, qual foi a origem das chamadas telefônicas feitas para a empresa. Isso se torna viável por meio das máscaras de telefone.
Funciona assim: para cada mídia em que se faz um anúncio, é criada uma “máscara”, ou seja, um número de telefone diferente. Dessa forma, será possível saber qual publicidade trouxe mais leads para a companhia.
Vamos supor que você tenha anunciado em outdoors espalhados pela cidade e nas redes sociais. Com o call tracking, cada um desses anúncios traz um número de telefone diferente e a agência saberá qual mídia traz mais resultado para os seus clientes.
Além disso, podem ser acompanhadas outras métricas importantes, tais como:
- quantas ligações foram recebidas;
- quantas ligações foram perdidas;
- dias e horários com mais ligações;
- duração das falas;
- entre outras.
Melhor direcionamento das verbas de marketing
Com o uso do call tracking, a agência poderá direcionar melhor as verbas de marketing de cada cliente. Isso porque, como explicamos, podem ser monitoradas métricas importantes e que demonstram o sucesso ou não das campanhas feitas em diferentes mídias.
Se determinado cliente faz ações de merchandising em programas de duas emissoras de televisão, por exemplo, pode-se ver qual delas gera mais ligações. Assim, recomenda-se intensificar o investimento nesse canal, para que se possa lucrar mais.
Aperfeiçoamento das personas
Com uma plataforma de call tracking, todas as ligações recebidas na central de atendimento das empresas são gravadas, podendo também ser transcritas em formato de texto.
As informações contidas nessas conversas são valiosíssimas, tendo em vista que será possível entender melhor o perfil do público de cada cliente.
Dessa forma, poderão ser construídas personas ainda mais fidedignas, o que torna as estratégias mais eficientes.
E, como os usuários são informados de que as conversas estão sendo gravadas, você não estará violando nenhum termo de privacidade ao realizar a escuta.
Sugestão de treinamentos e políticas de relações públicas
Ao usar o call tracking para agências e fazer a escuta ou leitura do texto transcrito das chamadas, os profissionais da agência podem sugerir treinamentos ou novas políticas de relações públicas para os clientes.
Caso não se identifique nos atendentes um padrão de atendimento condizente com o que se espera para a marca, por exemplo, é recomendado que eles sejam treinados para cumprirem as diretrizes esperadas.
Isso é muito importante para as agências que desenvolvem estratégias de branding, fazendo com que a marca se comunique de determinada forma em todos os canais que possui.
Insights para a produção de conteúdos
O marketing de conteúdo é uma das estratégias digitais mais eficientes e relevantes nos tempos atuais. Por isso, é importante que sejam produzidos blogposts, vídeos, e-books, infográficos, entre outros materiais de interesse das personas de cada negócio, visando conquistar leads.
Porém, para que os conteúdos produzidos sejam realmente bons instrumentos para captar leads, eles precisam ir ao encontro das necessidades dos usuários. Nesse sentido, o call tracking pode ajudar os produtores a terem bons insights.
Ao ouvir as chamadas de voz gravadas, por exemplo, os pauteiros poderão identificar assuntos que são de interesse ou as principais dúvidas que os clientes ou leads têm. Assim, podem produzir conteúdos a partir dessas informações e publicar nos mais diversos canais.
Com todas essas aplicações, você já deve estar convencido de que o call tracking para agências é uma ferramenta que não pode ser deixada de lado, não é mesmo? Por isso, não perca mais tempo e contrate esse serviço para usar em suas estratégias!
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