Antes de mais nada, precisamos falar do potencial das ligações. Em um mundo com pandemia ou não, o telefone é um dos caminhos mais rápidos para conversar com outra pessoa. Afinal, o telefone pode ser usado desde assuntos pessoais até na comunicação entre empresas e clientes. É sobre essa segunda modalidade que o call analytics é tão importante.
Analise suas ligações e seu anúncios e transforme-os em vendas! Experimente agora.
Nesse ínterim, a funcionalidade click-to-call também tem um papel muito importante para aumentar o número de ligações. Com ela, ligar para uma empresa está cada vez mais fácil e basta pesquisar em um buscador para acessar o botão click-to-call.
Além disso, o telefone faz parte de muitos pontos da jornada do consumidor. E cada ligação é uma fonte rica de dados para o negócio. Por exemplo, o Google Analytics traz uma série de dados importantes para melhorar as entregas de marketing, certo? Da mesma forma, com o Call Analytics é possível ter dados das ligações e melhorar a cada dia o trabalho das equipes de marketing, vendas, suporte e outros.
Sob o mesmo ponto de vista, esse texto também vai abordar uma tecnologia que possibilita essa série de métricas: o Call Tracking. Mais do que um “rastreamento das ligações”, como é a tradução, a tecnologia possibilita um grande mapa da origem das ligações e outros dados. Logo mais falaremos sobre isso.
Antes vamos entender o que são call analytics!
O que é Call Analytics
Em primeiro lugar, marketing digital não se resume “apenas” ao meio online. As ações de mídia, por exemplo, refletem em ligações – e muitas empresas não conseguem medir isso corretamente.
Em resumo, as mídias sociais online e os mecanismos de buscas levam muitos usuários a fazer uma ligação direta para realizar uma compra. Rastrear esses leads é fundamental para determinar o real orçamento para suas campanhas de marketing. Para isso é que existe o Call Analytics! Dessa forma, ele consiste em trazer uma inteligência como a do Google Analytics para as ligações telefônicas.
Com esses dados, o profissional de marketing tem insights sobre o desempenho e possíveis tendências do mercado. Além disso, integrando esses dados a outras plataformas é possível trazer insumos únicos para o negócio. Por exemplo, as ligações podem se integrar a ferramentas como o Facebook Ads, Google Ads, Salesforce ou CRMs. Cruzando as informações é possível traçar perfis cada vez mais precisos dos clientes, tornando o trabalho do time de marketing ainda mais efetivo.
Desse modo, listamos aqui algumas métricas possíveis com o Call Analytics:
- Quais mídias retornam ligações para a sua campanha;
- A localidade (região) de cada ligação recebida pela empresa;
- O volume (quantidade total) das ligações recebidas;
- O horário de cada ligação;
- Tempo de contato em cada chamada atendida;
- Quantidade e dados de telefone das ligações não atendidas;
- Ligações que convertem em vendas;
- Chamadas que representam oportunidade de negócio;
- Tags sobre cada ligação;
- E relatórios consolidando todas as informações citadas acima.
Isso tudo eu consigo com o Google Analytics?
Não! Tudo isso você consegue utilizando um software de call tracking. Mas antes de contratar algum serviço desses, deixa a gente te explicar como ele funciona e levanta todas as informações que elencamos aqui.
O que é o Call Tracking
Explicando de uma maneira bastante simples: um sistema de call tracking separa uma linha telefônica exclusiva para cada mídia que a sua campanha anuncia, incluindo mídias offline, e direciona toda ligação recebida para a linha telefônica principal da empresa que contratou o serviço.
É desse jeito que o software identifica e mensura qual mídia origina a ligação para as suas campanhas.
Por exemplo, vamos considerar o trabalho de uma concessionária de veículos. Há muitas campanhas de mídia diferentes, desde branding e alcance até conversão e geração de leads. Todas com seus objetivos previamente definidos. O telefone faz parte direta de alguns deles, como outdoors, sites e folhetos.
Porém, também está ligado indiretamente com outros anúncios, pois nada impede da pessoa olhar uma campanha de branding e despertar o interesse em ligar para conhecer um veículo, uma promoção ou um serviço. E sem a tecnologia de Call Tracking a concessionária não sabe qual campanha gerou aquela ligação.
No exemplo citado acima, o Call Tracking funciona colocando um número máscara em cada campanha. A empresa não precisa mudar seus números atuais de telefone, isso é bem importante saber. O que o número máscara faz é direcionar a ligação para o número desejado, porém agora com tecnologia metrificando a ligação.
É possível ter um número para todas as campanhas de Google Ads, outro para as de Facebook Ads, outro para o site e um último para outdoors, por exemplo. No final do mês, ou do período desejado, a concessionária tem um grande mapa de quais mídias trazem mais ligações e vários outros dados sobre esses grupos.
Esse funcionamento é válido para qualquer setor. Aqui fizemos um texto mais detalhado sobre o Call Tracking para incorporadoras.
Benefícios do Call Tracking e do Call Analytics
Em primeiro lugar, os dados só são relevantes quando usados de maneira estratégica. Eles ajudam o time de marketing a pensar em campanhas que geram mais ligações, por exemplo. No time de vendas, é usado para medir o desempenho dos vendedores, enquanto no time de suporte os horários e dias com mais ligações podem ser relevantes para aumentar ou diminuir a equipe de plantão.
De maneira geral, rastrear as ligações usando o Call Tracking é apenas a ponta do iceberg do trabalho de Call Analytics. Há um mundo de informações geradas pelas ligações e usar isso de maneira estratégica é primordial para as empresas e agências de marketing.
Fazer o monitoramento de ligações telefônicas, ou seja, fazer a gestão dos leads telefônicos que chegam a partir dos esforços de suas campanhas é a maneira mais simples, rápida e confiável de melhorar a performance do ROI.
As Call Analytics levantadas por sistemas de Call Tracking são informações consolidadas e indiscutíveis para comprovar que as campanhas entregam mais do que leads. Elas entregam dados de pessoas interessadas em comprar ou entrar em contato com a empresa. Como vimos, o telefone é um grande canal de conversão.
PhoneTrack e Call Analytics
A PhoneTrack utiliza uma série de tecnologias para extrair dados de voz. Uma delas é o Call Tracking. Focada em melhorar as entregas dos times de marketing, vendas, gestão e atendimento, além de agências de marketing e performance, a plataforma coloca o telefone como uma fonte rica de dados para o negócio.
Com a PhoneTrack é possível mensurar a origem das ligações por cada campanha de marketing, integrar os dados com várias ferramentas como Google Ads, Salesforce, HubSpot e outras plataformas, gravar as chamadas e identificar uma série de dados entre palavras-chave e índices de produtividade via inteligência artificial, além de outras funcionalidades
Traga mais tecnologia para o seu dia a dia com dados de voz. Conheça a PhoneTrack.