Se existe algo em que as agências de comunicação devem ficar de olho são as tendências de áudio marketing. As estratégias usando a voz estão super em alta e devem crescer muito até o final de 2021 e também nos próximos anos.
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Apesar de já ouvir falar muito nas estratégias de marketing por voz, muitos profissionais da área ainda não têm muitas ideias sobre como implementá-las. Se você se encaixa nesse grupo, não se preocupe!
Foi pensando em ajudá-lo que desenvolvemos este artigo. Continue lendo e veja como usar o marketing por voz no planejamento de estratégias para os seus clientes.
5 tendências de áudio marketing para 2021 e os próximos anos
Quer inovar nas estratégias dos seus clientes? Então, confira agora uma lista com as principais tendências de áudio marketing para 2021 e os próximos anos!
1. Reconhecimento por voz
Com o avanço das ferramentas de inteligência artificial e machine learning, bem como da internet das coisas, tem crescido o uso de reconhecimento por voz entre as pessoas.
Dispositivos como a Alexa, por exemplo, tendem a ser cada vez mais populares nas residências. As assistentes virtuais reconhecem a voz e fazem pesquisas, de modo que essa tecnologia pode e deve ser usada pelos estrategistas de marketing.
Na produção de marketing de conteúdo, por exemplo, é necessário desenvolver um SEO adaptado para o reconhecimento por voz. Uma maneira de fazer isso é usar palavras-chave que se assemelham a forma como as pessoas pronunciam os termos.
Ainda nesse sentido, é interessante trazer uma linguagem mais leve e solta para as publicações, como se a marca realmente estivesse tendo uma conversa com o seu público, entende? Isso é necessário porque as pessoas tendem a ser muito mais informais falando do que escrevendo.
2. Podcasts
Entre as tendências de áudio marketing, também não podemos deixar de citar os podcasts. Tratam-se de programas em áudio sobre assuntos específicos, que podem ser de interesse do seu público.
Os podcasts podem ser publicados em plataformas de áudio como o Spotify e o Deezer. Eles podem trazer entrevistas, dicas, curiosidades, reportagens, entre outros conteúdos em formato radiofônico, para que os seguidores da sua marca possam ouvir quando e onde quiserem.
O ideal é sempre criar programas que possam reforçar a identidade das marcas, visando um trabalho de branding com os ouvintes. Uma faculdade, por exemplo, pode criar um podcast com dicas para melhorar os estudos, orientações de carreira, entre outros temas relevantes para os seus alunos.
3. Playlists personalizadas
As playlists personalizadas são estratégias muito usadas no comércio varejista, como lojas de shopping e supermercados. A ideia é que sejam montadas listas de músicas que vão ao encontro dos gostos do público e com a cultura da loja.
Imagine, por exemplo, uma loja de roupas de grife que atende a senhoras da alta sociedade. Seria bem estranho entrar lá e ouvir um funk, um rock pesado ou um sertanejo tocando, concorda? Talvez uma música clássica ou MPB case melhor com esse tipo de público.
Agora, uma loja que atende um público mais urbano e descolado, pode muito bem reproduzir músicas com os hits do momento.
Com as playlists personalizadas, as pessoas se identificam mais com as lojas, por conta do seu gosto musical. Além disso, as músicas fazem com que os clientes fiquem mais à vontade para fazer compras no estabelecimento.
4. Posts em formato de áudio
A produção de conteúdo para blogs é uma das mais bem sucedidas estratégias do inbound marketing. Para potencializá-las ainda mais, você pode criar publicações em formato de áudio.
A ideia é que junto com o conteúdo textual tenha um botão para que o usuário possa dar play e ouvir o artigo em vez de ler. Isso é útil para quando as pessoas estão dirigindo, lavando a louça ou fazendo qualquer outra atividade.
Existem programas que fazem a leitura dos conteúdos de forma automática, mas essa tecnologia ainda é um pouco deficitária e o material pode ficar com uma voz muito robotizada, o que afasta os ouvintes.
Por isso, ainda é recomendado apostar em uma estratégia para que o conteúdo fique mais humanizado. Algumas empresas contratam locutores para fazer a gravação da leitura dos textos em voz alta, por exemplo.
5. Speech Analytics
O speech analytics é um software que analisa, identifica, transcreve e armazenada informações extraídas das interações de voz entre empresas e clientes.
Esse tipo de ferramenta consegue reconhecer as falas de maneira automática, captando emoções e termos em um grande volume de palavras. Com essa tecnologia, é possível extrair dados para melhorar o atendimento e até campanhas.
Apresentamos aqui as tendências de áudio marketing para 2021 e os próximos anos. Esperamos que as ideias que trouxemos possam ser aplicadas para atrair mais clientes para o seu negócio.
Entre as tendências que apresentamos, o call tracking se destaca. Saiba mais sobre essa estratégia em nosso artigo que explica tudo sobre o assunto!