O Google Analytics é fundamental para todas as empresas que têm um site no ar. Quando você usa essa plataforma para analisar as chamadas telefônicas que recebe, você consegue mensurar a eficácia do telefone para a sua estratégia de aquisição.
Por mais que a maioria das empresas utilize o Google Analytics para identificar a origem dos acessos ao seu site, existem dezenas de funcionalidades que muita gente ignora e que fazem a diferença nas estratégias de aquisição. A análise de chamadas é uma delas.
A análise de ligações do Google Analytics te ajuda a entender como as chamadas telefônicas têm impactado na conversão de clientes do seu negócio. Além disso, ele identifica como os seus anúncios estão movimentando as chamadas na sua empresa.
Hoje, você vai entender melhor como analisar as ligações no Google Analytics e obter dicas valiosas para a sua estratégia digital. Vamos lá?
Quais dados sobre chamadas telefônicas o Google Analytics me mostra?
O Google Analytics utiliza a análise de chamadas para identificar os impactos das ligações telefônicas na sua estratégia de aquisição. Isso porque as chamadas de voz são parte fundamental no caminho de uma conversão.
Para que essa análise seja feita, o Analytics leva em conta inúmeros fatores, e traz para você os seguintes dados:
- Avaliação de como os usuários usam o número de telefone exibido nas suas páginas na internet;
- Métricas sobre a origem do usuário;
- Data e hora de acesso do Lead;
- Localização do usuário;
- Desempenho de cada número de destino que você insere nas suas campanhas;
- Entre outros elementos.
Use os dados das ligações no Google Analytics a seu favor
Com a análise de chamadas do Google Analytics, você pode otimizar as suas estratégias para gerar mais leads e, consequentemente, vender mais.
Afinal, dados como a origem do lead telefônico podem te sinalizar quais campanhas estão funcionando e quais não estão com um bom desempenho. Assim, você pode focar esforços no que está te trazendo resultados e otimizar aquilo que pode ser melhorado.
Métricas sobre as origens das ligações
O Google Analytics permite que você identifique de onde as suas chamadas telefônicas vêm. Assim, você pode mapear as campanhas, anúncios, grupos de anúncios e quais mídias funcionam melhor para trazer ligações para seu negócio.
Além disso, a plataforma também traz dados sobre a região e cidade que os leads telefônicos surgem, o que pode te indicar para quais regiões direcionar suas campanhas. Outras informações, como a hora da ligação e o dia da semana, também podem ser úteis para você identificar em quais períodos há uma movimentação maior de ligações.
Plataformas de Call Tracking, como a nossa, a PhoneTrack, podem ser integradas ao Google Analytics através da inserção do GCLID. Com essa integração, você consegue ainda mais dados relacionados às suas campanhas e ligações telefônicas, como quais palavras-chave do Google Ads geram mais chamadas.
Métricas sobre o comportamento do público
O Google Analytics também possibilita que você avalie como os usuários usam os números de telefone que você disponibiliza na web.
Você consegue, por exemplo, saber a duração média da chamada, a taxa de conversão e o valor da conversão.
Além disso, você consegue ter acesso a informações mais gerais, como o número total de chamadas telefônicas, quantas chamadas foram perdidas e até mesmo o número de sessões em que o usuário visualizou uma página que incluía o seu número.
Unindo forças com uma plataforma de Call Tracking, você pode também retornar as chamadas perdidas, classificar as chamadas mais produtivas (e vendedoras) e identificar o número de ligações gerado não só das campanhas do Google, mas também do Facebook Ads, mídias off-line, como TV e Rádio, entre inúmeras outras.
Integrando o Google Analytics com o Call Tracking
O Google Analytics, por si só, já traz uma riqueza de dados para a sua estratégia, não é verdade? Agora, imagine unir o potencial dessa ferramenta com uma plataforma especializada em Analytics para Ligações Telefônicas…
O Call Tracking é uma tecnologia que mensura os resultados das suas campanhas on e offline, analisando o impacto delas sobre suas ligações. Diferentemente do Google Analytics, essa plataforma traz mais detalhes sobre as chamadas de voz, com dezenas de funcionalidades diferentes.
Aliando o Google Analytics com o Call Tracking, você consegue enviar as informações de uma plataforma para outra. Dessa forma, as ligações são analisadas em conjunto com as demais métricas do site.
A plataforma da PhoneTrack ainda permite que você direcione ao Google Analytics apenas ligações relacionadas a determinados anúncios ou campanhas. Assim você recebe e visualiza apenas os dados que te interessam.