Entender como realizar um bom atendimento telefônico é um fator decisivo na hora de ganhar, ou perder um cliente, e dominar a técnica dessa forma de comunicação pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.
Conheça alguns fatores determinantes para um bom atendimento telefônico
Tom de voz adequado.
O volume e a entonação da voz são importantes para passar mensagens explícitas durante a conversa, garantindo assim o bom entendimento da mensagem.
Ritmo e confiança.
Falar na velocidade certa é um fator determinante nesse tipo de negociação. Assim como o ritmo, a velocidade deve variar de acordo com a capacidade de entendimento do outro lado. Lembre-se: o objetivo é garantir que a outra parte entenda e respeite você.
Clareza (dicção).
Ser entendido por pessoas com sotaques e repertórios diferentes é um grande desafio. Por isso, falar com clareza e de forma limpa pode evitar mal-entendidos e estreitar o vínculo entre vendedor e cliente, aumentando assim a chance de fechar um negócio.
Vocabulário.
Adequar o vocabulário de acordo com o perfil do cliente é de extrema importância para a conquista da confiança e para o seu convencimento, uma vez que as pessoas não costumam confiar naquilo que não entendem. Por isso, nem sempre jargões do segmento ou termos técnicos devem utilizados.
Saber ouvir.
Essa dica funciona em qualquer situação, seja durante uma chamada telefônica ou não. Mas no processo de vendas pelo telefone, a boa comunicação depende, principalmente, de que ambas as partes se respeitem, e de que haja equilíbrio entre falar e ouvir. Cuidados como: evitar interromper o outro, ser claro, direto e saber ouvir, podem ser tão importantes quanto o discurso de vendas.
Sinceridade.
Quando não há a possibilidade de convencimento cara a cara, fica muito mais difícil despertar empatia e criar vínculos emocionais. Sendo a voz sua única ferramenta, a conquista da confiança é baseada na sinceridade. Se precisar pedir para a outra parte repetir o que foi falado, não tem problema. O importante é que ambos se expressem e sejam compreendidos plenamente.
Preparo e informação.
Conhecimento sobre o cliente e o objeto da negociação são essenciais para o sucesso da venda. No telefone, as chances de convencimento são poucas e não podem ser desperdiçadas. Estar preparado e bem informado são requisitos obrigatórios antes de qualquer ligação.
Após conhecer esses fatores, fica a pergunta: como saber se a técnica e a desenvoltura de uma equipe de vendas durante um atendimento telefônico são ideais? A melhor forma de fazer isso é por meio do monitoramento das ligações.
O monitoramento é essencial para a boa gestão e o desenvolvimento de equipes de venda de alta performance, onde indicadores de desempenho podem determinar a direção e a velocidade do time comercial.
Durante o monitoramento, cada ligação recebida é transformada em dados que ficam disponíveis para serem acompanhados continuamente, venda a venda. Os fatores anteriormente citados devem ser avaliados pelos gestores de forma minuciosa, como um processo de qualificação contínua.
O PhoneTrack permite que cada ligação seja imediatamente gravada e monitorada pelo gestor, e até pelo vendedor, permitindo que os pontos fortes sejam destacados e os fracos corrigidos.
Quer saber mais sobre essa plataforma e sobre como ela pode auxiliá-lo no monitoramento das ligações da sua equipe? Entre no site do PhoneTrack e solicite uma demonstração do produto.