Buscar alternativas para aumentar a venda de imóveis através do marketing imobiliário é a forma mais inteligente de impulsionar seus resultados.
O marketing imobiliário pode ser explorado de diversas formas. A distribuição de outdoors pela cidade, ou até mesmo estratégias complexas de marketing digital, são alguns dos caminhos possíveis para que uma empresa possa vender cada vez mais imóveis e ver seus resultados dispararem.
No post de hoje, a PhoneTrack traz para você algumas dicas de como melhorar o marketing da sua imobiliária e impulsionar o número de vendas. Vamos lá?
Os desafios do marketing imobiliário nos dias de hoje
Antes de entendermos a melhor forma de melhorar o marketing imobiliário que você utiliza hoje, é preciso entender alguns fatores que podem estar prejudicando a sua estratégia de ir para frente.
Atualmente, uma das principais dores de cabeça das empresas desse setor está em mensurar os resultados de suas campanhas. Afinal, sem essa visão, é impossível encontrar alternativas para otimizar as ações e melhorar as estratégias.
Além dessa dificuldade em encontrar a origem dos leads, as imobiliárias também pecam no atendimento a esses possíveis clientes quando eles entram em contato. No Report de Ligações Telefônicas de 2022, um estudo que analisou mais de 4 milhões de ligações no último ano, identificamos que 76% das ligações direcionadas à imobiliárias não foram atendidas.
E fica pior: desses 76%, mais da metade (59,1%) que ligou e não foi atendido na primeira tentativa, nunca mais tentou contato e foi atrás da concorrência.
Ou seja, de que adianta você criar estratégias completas de marketing imobiliário, se quando você atinge o seu objetivo, não atende ao cliente em potencial?
E não pense que estamos fugindo do assunto. Afinal, pense com a gente: se você não atende ao seu público, como você pensa que fica a imagem da sua marca aos olhos dos consumidores? Isso também não envolve a estratégia de marketing da sua imobiliária?
Como superar esses desafios?
Desafios fazem parte do caminho de qualquer empresa, assim como as formas de driblar cada um deles. No marketing imobiliário, a aliança das estratégias e de tecnologia e dados deve ser o ponto de partida para superar as dificuldades.
Por exemplo: para saber a origem dos leads, basta contar com uma plataforma de Call Tracking. Essa tecnologia consegue identificar com precisão de onde veio cada prospect, seja de mídias on ou offline.
Ainda falando nessa solução, ela também te auxilia no retorno de ligações que não foram atendidas. Empresas que utilizam o Call Tracking conseguem retornar 100% dos atendimentos, seja pelo telefone ou pelo WhatsApp do cliente.
De modo geral, fazer uso da tecnologia para aprimorar o marketing imobiliário não tem mais volta. Aliar a sua abordagem a uma cultura focada em dados também é fundamental. Nesse sentido, adotar o uso de inteligência artificial, CRMs, automações de marketing, entre outras abordagens, parece ser o caminho mais assertivo a ser trilhado.
Nos tópicos abaixo, você vai conhecer de perto como isso pode ser possível.
Como aumentar minhas vendas com o Marketing Imobiliário?
Mas, enfim, como o marketing imobiliário pode me ajudar a aumentar as vendas.
Simples: a partir do momento que você otimiza suas estratégias e oferece uma boa abordagem aos leads que chegam até a sua imobiliária, o aumento das vendas será uma consequência.
Quando se fala em marketing imobiliário, as alternativas para traçar estratégias são inúmeras. Aqui, vamos nos limitar em três, pois são as que mais surtem resultados para as empresas que acompanhamos de perto: as mídias offline, o marketing local e o marketing digital.
Mídias offline ainda atraem público para imobiliarias
Pense com a gente: você está pensando em se mudar e, coincidentemente, passando de carro por um determinado bairro, você avista um outdoor com um convite para morar em um novo condomínio, com tudo aquilo que você precisa e na localização perfeita para os seus planos.
Isso são as mídias offline funcionando a todo vapor!
Esse tipo de marketing não perdeu espaço para o digital, mas sim teve que dividir espaço com novas formas de divulgação de negócios. O marketing imobiliário é um dos segmentos que mais faz sentido se apropriar das mídias offline.
Em 2022, mais de 11% das ligações direcionadas a imobiliárias foram originadas por este tipo de campanha. Neste número, entram os outdoors, os panfletos, anúncios de rádio e na TV. Este é um número muito expressivo e deve ser levado em conta na hora de você projetar suas estratégias de marketing imobiliário.
Por fim, acreditamos que a maior parte das empresas do setor que ainda não utilizam essa abordagem, não a fazem por ter sérias dificuldades em mensurar os resultados. A parte boa é que, como você viu no tópico anterior, isso é possível com a ajuda de tecnologias como o Call Tracking.
Marketing digital não pode ficar de fora
As estratégias de marketing digital não podem ser deixadas de lado na hora de planejar as suas ações. Quando falamos apenas do Google Ads, mais de 25% das chamadas direcionadas às empresas do setor são originadas por ele.
Porém, muito mais do que criar planos de ação focados em mídia paga, social media, SEO e daí por diante, é preciso olhar para essas abordagens e saber a forma certa de mensurar e potencializar seus resultados.
Nesse sentido, apoiar-se numa cultura data driven é fundamental. Coletar informações, tratá-las e utilizá-las de forma inteligente é a melhor forma de sua imobiliária alcançar os resultados ideias.
Se você aliar o marketing imobiliário on e offline, os resultados podem ser ainda melhores. Portanto, considere as duas abordagens na próxima reunião com o seu time de marketing.
Marketing local é a sua melhor alternativa
O marketing local é a junção perfeita do marketing on e offline. Através dele, você pode criar estratégias para atrair os seus leads com base na localização dos imóveis que estão à venda.
Então, se determinado cliente passar ou morar perto de determinado imóvel, por exemplo, é possível atingir esse lead por meio de campanhas digitais segmentadas por localização, seja pelo Google Ads ou pelo Facebook Ads. Copies como “Você que mora na região X e quer mudar de vida, venha conhecer…” podem ser fundamentais nesse processo.
Da mesma forma, a colocação de outdoors, placas e panfletos em determinada localização também pode ser considerada uma estratégia de marketing imobiliário local.
Unindo as duas estratégias, você atinge o público certo, na localização de interesse do seu cliente, o que facilita — e muito — na hora de fechar novas vendas.
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