Identificar a origem do seu lead telefônico é um passo muito importante para otimizar suas campanhas e personalizar seu atendimento. Mas como rastrear a origem dele?
Se sua empresa também usa as chamadas de voz como um importante canal de vendas, é preciso ficar atento às ações que mais fazem seu telefone tocar. Afinal, quem liga para você tem um maior senso de urgência em ser atendido. Consequentemente, as chances dele fechar negócio são ainda maiores do que aqueles que preenchem formulários para esperar seu contato.
Mas como identificar a origem de um lead telefônico?
Acompanhe este artigo que nós da PhoneTrack preparamos para te ajudar.
O que é um lead telefônico?
Um lead telefônico é um cliente potencial do seu produto ou serviço que, assim como os leads de formulário, te passou informações como nome, telefone e e-mail, mas através de uma chamada de voz.
Da mesma forma que você dá atenção aos leads que chegam até você via formulário, é necessário olhar com carinho para aqueles que chegam por telefone.
Afinal, coloque-se no lugar do seu cliente. Quando você tem um real interesse em um serviço, você prefere preencher um formulário enorme, enviar um e-mail, ou prefere ligar de uma vez, tirar suas dúvidas e tentar fechar negócio?
Pois é! É exatamente por isso que os clientes com maior potencial são aqueles que chegam pelo telefone. Pois, através desse canal, é possível obter um retorno imediato, aumentando as chances de finalizar uma venda.
Como saber de onde o lead telefônico veio?
Identificar a origem de um lead telefônico é essencial para você saber quais das suas estratégias de marketing são mais assertivas. Porém, saber de onde esses clientes em potencial vieram não é algo que todo mundo saiba mapear.
Hoje em dia, uma ferramenta extremamente poderosa para identificar de onde o lead telefônico veio, é o Call Tracking.
O que é Call Tracking?
O Call Tracking é uma ferramenta capaz de identificar a origem das chamadas telefônicas. Através disso, a empresa consegue mensurar quais das suas campanhas estão sendo mais assertivas e gerando mais ligações. Assim, é possível aperfeiçoar estratégias e alinhar os canais que estão convertendo em mais contatos via chamada de voz e, consequentemente, vendendo mais.
Como funciona?
Para que o Call Tracking seja capaz de identificar a origem do lead telefônico, ele cria números diferentes — também conhecidos como Números-Máscara. Com esses telefones distintos em mãos, você pode divulgá-los em seus canais (como site, Google Meu Negócio, etc…) ou campanhas (Google Ads, Facebook, Comercial na TV, rádio e etc…).
Os números-máscara direcionam todas as ligações para o seu telefone principal. Eles são criados com o único objetivo de mapear a origem de cada chamada.
Através disso, o Call Tracking consegue mapear quais dos canais estão gerando mais ligações. Ele gera, em tempo real, dashboards completos — semelhantes ao do Google Analytics — que mostram quais campanhas estão sendo mais assertivas.
Quais as vantagens?
Como dito anteriormente, o Call Tracking é fundamental para você saber como cada uma das suas campanhas, seja on ou offline, está performando e quais estão convertendo em ligações. Mas não para por aí.
Além de te ajudar a ter um parâmetro maior sobre tudo o que está acontecendo com suas ações de marketing, ele também possui muitas outras funcionalidades.
A PhoneTrack é a plataforma de Call Tracking mais completa do Brasil. Algumas das suas principais possibilidades são:
- Mensuração de campanhas e anúncios, para que você possa otimizar suas ações;
- Mapeamento de oportunidades, para saber quais ligações são mais propensas a converterem em vendas;
- Apresentação de dashboards e relatórios, para que sua apresentação de resultados fique ainda mais completa;
- Bloqueio de números, para que seu dashboard não fique poluído com números que não são os dos seus clientes;
- Integrações com mais de 38 ferramentas, para que você leve todas as informações com maior facilidade para o seu CRM;
- Central de automação, para auxiliar em inúmeras tarefas durante seu atendimento;
- Identificação do gênero dos leads, para você conhecer melhor o seu público;
- Mensagens de saudação, para que o seu lead não fique desamparado ao entrar em contato com você;
- Múltiplos destinos, para redirecionar as ligações para mais de um atendente;
- URA digital, para que o caminho do seu lead seja mais assertivo;
- Ligue pra mim no seu site, para que seu cliente esteja a apenas um clique de distância do seu negócio;
- Retorno de ligações perdidas, para você não perder nenhuma oportunidade;
- Gravação das ligações, para você ouvir a analisar seu atendimento quando quiser;
- Call Score, para mapear a produtividade das suas ligações;
- E muito mais!